TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Obrigatório I - Educação Infantil

Por:   •  6/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.179 Palavras (13 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        7

4        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        8

5        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        9

6        RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE        10

7        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        13

8        RELATO DA OBSERVAÇÃO        15

9        PLANOS DE ENSINO        16

10 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE ENSINO AO PROFESSOR        17

11        PLANO DE AÇÃO        24

CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

REFERÊNCIAS        27

INTRODUÇÃO

O presente Relatório foi constituído a partir das vivências, proporcionadas pelo curso de Pedagogia a distância  do estagio curricular obrigatório I : educação infantil,  pela universidade de ensino Pitágora Unopar , acadêmica Natalee Rúbia Neto Pereira, em 2020.1 , período de 03/02 á 05/05. Instituição de estagio escolhida foi a  Escola Futuro Brilhante, localizada em São Cristóvão, Salvador Ba, supervisora de estagio Gilcélia de Sena realizado em sala no  grupo 04 composto por 16 alunos  com faixa etária de quatro anos de idade . Equipe docente responsável: tutora a distancia Natalia Gomes dos Santos, este portfolio tem com objetivo relatar as experiências do estágio realizado. Palavra- Chave: estagio curricular obrigatório I : educação infantil.  

O primeiro estágios pratico e de fundamental importância na vida do acadêmico pois mostra a vivencia de uma forma pratica e direta em sala de aula, esse estagio foi realizado no prazo de 150 horas e supervisionado pela tutora de campo e a tutora a distancia, nele foi desenvolvido tarefas e um cronograma  seguindo todas as instruções de acordo ao solicitado pela instituição de ensino.

Imagem autorizada pela instituição e pais dos alunos.


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O papel do professor e do ensino na educação infantil, são uns dos assuntos mais debatidos  no meio da educação. Esse assunto tem gerado vários comentários ao longo dos anos. Segundo Vigolski (1995) destaca a importância da mediação do adulto no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores da criança. Na visão do autor podemos observar que, o desenvolvimento cultural tem sempre como ponto de partida atuação de um intermediador.

De acordo com Leontiv (2001) podemos estabelecer como lei geral do desenvolvimento psicológico infantil que o desenvolvimento das funções psicológicas do processo concreto nas quais envolvidas, ou seja, se o processo na e pela atividade da criança logo o educador não pode limita-se ‘acompanha” ou “seguir” o desenvolvimento espontâneo da criança mas, ao contrario deve dirigir ou controlar racionalidade deste processo na educação infantil.

A atividade principal das crianças nos primeiros anos de vida e a comunicação emocional, a partir dela toma forma de ações sensorial-motoras, de orientação e manipulação.

Na visão de Elonin (1960) afirma que neste período todas as aquisições da criança  aparece sob a influencia imediata do adulto, que não somente satisfazem todas as suas necessidades ,,mas organizam também seu contato variado com a realidade.

Entendemos então que na perspectiva da psicologia histórica  cultural, o educador não pode ser entendido como alguém que apenas estimula e acompanha a criança em seu desenvolvimento mas em contraposição e essa violenta descaracterização do ensino que reduz sua  interferência na sala de aula a uma mera participação

Desta forma, o ato de ensinar em oposição ao imperativo “ seguiras crianças”... ou seja , como intervenção intencional e consciente do educador.      


  1. RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O Projeto politico pedagógico e um guia  aquele que índica  a direção a seguir não apenas para o gestores e professores mas também funcionários , alunos e família.

Todos na Futuro Brilhante são comprometidos para que a proposta pedagógica da escola comtemplem os parâmetros curriculares vigentes a nível nacional e estadual. A escola busca capacitar os alunos a utilizar diferentes linguagens verbais, musical, matemática, gráfica, pratica e corporal, como meio para produzir expressar e comunicar suas ideias interpretar e usufruir das produções culturais, em contexto publico e privado, atendendo a dificuldade interações e situações de comunicação.

A filosofia usada na escola e educar partindo do principio pratica e teórico em busca de uma sociedade justa, igualitária, vivenciada de valores e conhecimentos socialmente uteis, almejadas do desenvolvimento integral do ser  humano, sujeito do contexto social e capaz de transformar o ambiente em que vive.

A escola funciona em dois turnos matutino e vespertino ficando aberta dás 07:00 ás 16:30 h atendendo o total de 230 alunos do maternal ao 5° ao do fundamental I.

A Futuro Brilhante possui regimentos internos, com regras e normas, possui um corpo docente altamente qualificado com projeto como sala de recurso que com ajuda da psicopedagoga da instituição funciona como complemento ou suplemento nas formação dos alunos  por meios da disponibilização de serviços e recursos de acessibilidade e estratégias. Outro projeto aplicado esse ano foi, um projeto voltado para a valorização da cultura africana através de pesquisas, estudos, dicionários, músicas, literatura, culinária e costumes desse povos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com