TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Relatório Docência

Por:   •  21/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.939 Palavras (12 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 12

1- INTRODUÇÃO

Neste relatório, serão apresentadas as observações e reflexões relativas às atividades desenvolvidas no estágio curricular obrigatório de docência, realizado no curso de licenciatura em Pedagogia. A escola em que acolheu o projeto de estágio dos alunos foi o Colégio Dante Alighieri. O estágio foi realizado no Ensino Fundamental I, acompanhando turmas e professores de diferentes anos (5o ano; 4o ano; 3o ano; 2o ano), seja no período matutino que a tarde (3o e 4o ano). As turmas tinham uma media de 30 alunos, bastante equilibradas entre meninos e meninas. Duas da turma observadas tinham alunos com necessidades especiais.

A escola Dante Alighieri foi escolhida por ser uma instituição de referência no município de São Paulo, bem como pela sua ligação com a comunidade italiana, de interesse da estágiaria. Considerava também interessante, por fins profissionais, acompanhar - na medida do possível- as aulas de italiano, ensinado nesta escola a partir do Fundamental 1. A respeito disso cabe frisar que a escola implantou, a partir de 2015, um curriculum em italiano, denominado “Ecce Dante”.

O Colégio Dante Alighieri nasceu no começo do século passado, quando a comunidade de imigrantes italianos em São Paulo alcançou um numero considerável. Para tanto, o Colégio foi criado para manter os laços com as raízes e a cultura italiana, graças ao investimento financeiro de um industrial italiano de sucesso, Rodolfo Crespi. A escola, como já se percebe pelo nome, ainda mantém um laço muito forte com a comunidade italiana e seus descendentes, embora a escola sempre foi aberta a qualquer estudante. Nascido em 1911, começou sua atividades como instituição da rede de ensino particular, em 1913, perto da avenida Paulista, onde ainda hoje se encontra com seus diferentes prédios. A estrutura hospeda mais de 4 400 alunos que estudam desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com dois curricula internacionais, um ligado aos Estados Unidos e outro à Itália.

A infraestrutura da escola reflete as diferentes atividades oferecidas aos alunos: um pátio interno para o recreio, várias quadras para esportes, gráfica e diferentes laboratórios (informática, química, física, etc.); existem também lojas e lanchonetes disponíveis para os alunos. Perto do pátio é visível a frota de transportes escolar para

facilitar a chegada dos alunos no local. O espaço da escola é dividido de acordo com os níveis de ensino: os prédios onde realizei o estágio foram o Michelangelo e o Galileo. O prédio Michelangelo hospeda os quatro primeiros anos do Ensino Fundamental e a Educação Infantil. È constituído por 40 salas; as salas para assistentes de diretoria; coordenadoras pedagógicas e orientadoras educacionais. Existe também um Laboratório de Ciências. O segundo prédio, Galileo, é destinado aos alunos do 5o ao 8o ano do Ensino Fundamental, um laboratório de ciências para aluno do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, um ateliê de Arte e salas para atividades extracurriculares. Em um edifício adjacente está também localizada a Biblioteca Infantil, aonde acompanhei os alunos para alguma atividade.

A estrutura da escola, embora mantenha a ligação com a tradição que caraterizou este colégio há mais de um século, ressalta já a importância que o Colégio dá à inovação e tecnologia, como frisado também no P.P.P da escola e das atividades didáticas propostas, que analisarei com mais vagar na terceira parte deste texto.

Ao ler o P.P.P da escola, notei também que o Colégio é administrado por uma Assembleia de Associados, constituída por ex- alunos ou pais dos atuais alunos, em baixo ao qual encontra-se o Conselho e só a seguir a Presidência e a Diretoria Executiva. O Colégio Dante é, portanto, uma instituição que preza a tradição e a conservação de linhas educacionais no tempo, bem como coloca em um espaço central as famílias e seus entendimento educacionais. Está escrito nas primeiras páginas do documento: “a sua [das ações educacionais] constitui-se pela expressão da reflexão de toda a equipe pedagógica sob as orientações educacionais para os próximos anos da escola. Nesse sentido, tomamos por base a nossa cultura escolar centraria, a realidade social, cultural e econômica dos nossos educandos e de suas famílias para promover a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico, protagonista na transformação de sua comunidade, utilizando-se de valores humanistas como ética e respeito pela vida” (P.P.P. 2016, p.4). Nota-se a centralidade da história e tradição da escola, bem como a importância dos valores dos educandos e suas famílias. Este conceito é retirado e explicitado a seguir: “dirigido por ex-alunos, eleitos por ex-alunos, todos voluntário, vedada, estatutariamente, a remuneração de qualquer especie, direta ou indireta. Portanto, é dedicação e amor que os dirigentes dão.” (P.P.P. 2016, p.8). È

aqui colocada a ideia do Dante como uma grande família, termo usado também no documento pedagógico, não somente por parte dos educadores mas também por parte das famílias. Continua. “ Muitos professores e funcionários são, também, ex- alunos do Colégio, por isso a frase que todos ouvem ‘Dante é uma família’ encerra uma verdade rara e indiscutível” (P.P.P. 2016, p.9).

Em referência à escola, cabe colocar outros dois aspectos importantes: a Missão e a Visão desta. Como Missão o P.P.P. indica o “ desenvolvimento humano de seus alunos, alicerçado em uma base científica e humanista de excelência, preparado.os para atuarem com responsabilidade em uma sociedade de rápidas mudanças e construirem um mundo melhor e mais justo” (P.P.P. 2016, p.5). A visão coloca como central o fato de ser uma escola de referência pela alta qualidade da educação, aliando os melhores valores da tradição e da contemporaneidade, integrando o uso e desenvolvimento de recursos tecnológicos.

2- DESCRIÇÃO DA SALA DE AULA

As salas de aula refletem este mesmo conúbio entre tradição e modernidade: embora os prédios sejam antigos, cada sala de aula é equipada com uma lousa digital e duas lousas quadro branco. As carteiras são dispostas de forma diferente em cada sala, de acordo com a metodologia da professora: os anos iniciais (2o ano) colocou as carteiras a formar 4 grupos de 6 carteiras, para promover o trabalho em equipe, no entanto os outros anos preferiram carteiras em duplas, somente uma sala - do curso da tarde- tinha as carteiras separadas individualmente. Notei uma maior dificuldade a manter o silêncio e a atenção à aula no período da tarde, portanto esta poderia ser uma forma para desincentivar os alunos a falar entre eles na hora da aula. Cada sala de aula tem também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com