TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado

Por:   •  23/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.700 Palavras (23 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 23

ANHANGUERA

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

ACADEMICA :CRISTIANE ALBUQUERQUE DIONIZIO

RA 3369564335

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 EDUCAÇÃO INFANTIL

CAMPO GRANDE-MS

2017

ACADEMICA:CRISTIANE ALBUQUERQUE DIONIZIO

RA 3369564335

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia Licenciatura do Centro de Educação à Distância CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Educação Infantil.

CAMPO GRANDE-MS

2017

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        DESENVOLVIMENTO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL        6

2.1        OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO        7

2.1.1        Maternal        7

2.1.2        Jardim        8

2.1.3        Jardim I        8

2.1.4        Jardim II        8

2.1.5        Jardim III        9

2.2        ENTREVISTA COM O RESPONSÁVEL PELO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA        9

2.3        REGÊNCIA        10

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

ANEXO A – ATIVIDADES REALIZADAS NO PERÍODO DE REGÊNCIA        16

ANEXO B – MURAL DE FOTOS        17

ANEXO C - PLANO DE AULA        18

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Cristiane Albuquerque Dionizio

RA: 3369564335

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º

Ano: 2017

Início do Estágio: 06/04/2017

Término do Estágio: 08/05/2017



  1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado de Educação Infantil apresentado neste relatório foi realizado no Colégio Status localizado no município de Campo Grande, no período de17 de abril 2017 e termino em 04 de maio 2017 na sala do Jardim I. O estágio tem como objetivo complementar os conhecimentos teóricos adquiridos e levando a compreensão do processo educativo em sua pratica docente.

A prática e a regência, são os períodos em que o acadêmico utiliza suas informações adquiridas e desenvolve experiências e habilidades para complementar sua formação acadêmica. Assim, confirma Traz e Dias (2006 p.1), “o estágio é uma chance que o acadêmico tem de aprofundar os conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse do aluno.”

A educação infantil é um direito reconhecido pela Lei de Diretrizes e Bases e em seu artigo 29, garante que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica como finalidade o desenvolvimento integral das crianças até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando ação da família e da comunidade. Assim, a realização do estágio nesta etapa da educação confirma um compromisso com aprendizagem significativa no qual os professores devem garantir a construção do conhecimento e formação de cidadãos críticos e pensantes.

Para Piaget (1896 - 1980) a etapa de dois a seis anos de idade é uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano, pois as crianças constroem conhecimentos que utilizarão por toda a vida.  Assim no estágio é possível compreender essas ideias, pois o estagiário vivencia momentos únicos e apaixonantes, é esta modalidade da educação que diferente dos demais níveis nas quais as crianças desenvolvem sua capacidade a partir de sua linguagem natural, estimulada pelo mediador da construção do conhecimento, o professor.

O estágio proporciona um novo momento de aprendizagem e enriquece a formação como docente, pois à interação com as crianças contribui de forma positiva no processo de aprendizagem como futuro professor, este processo de lidar com a junção da prática e teoria proporcionam um desafio de união ao estagiário, nossa regência vem confirmar a importância de estar capacitado para proporcionar essa aprendizagem significativa nesta fase em que a criança deve ser estimulada a aprender.

A experiência adquirida ao longo do estágio leva a reflexão da importância desta etapa na educação infantil, pois o professor é o mediador de conhecimentos e não basta apenas ter como prioridade as exigências do Referencial do cuidar e educar, mas sim, ter a consciência que compete a ele à responsabilidade de formar a base para formação de cidadão críticos e reflexivos.

  1. DESENVOLVIMENTO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Colégio Status, fica localizado na Rua Pedro David de Medeiros, nº 210 Jardim Paulista nesta Capital, sua equipe pedagógica é formada pela Diretora Solange Aparecida Ângelo Paschoarello e Coordenadora Caroline Cristina Ferreira.

O Colégio funciona no horário das seis horas e trinta minutos às dezoito horas  e trinta minutos, ou seja, seu horário de funcionamento é no período matutino, vespertino e integral. Assim os níveis de ensino desta unidade escolar atende a Educação Infantil incluindo o maternal, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O espaço educativo satisfaz as necessidades das crianças, sendo um ambiente acolhedor que dispõe de salas de aulas na educação infantil com mobílias adequadas, espaços organizados e seguros, espaços reservados a brincadeiras, os objetos pessoais e brinquedos estão acessíveis às crianças e toda estrutura física. O Colégio Status foi desenvolvido para promover um ambiente acolhedor que prioriza o bem estar dos alunos. É importante salientar as idéias de Abramowicz e Wajskop (1999) “interfere na qualidade das relações e interações que a criança estabelece com o meio no qual convive.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (411 Kb)   docx (217.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com