TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado

Por:   •  17/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 8

Estágio Supervisionado I

1. FASES DO ESTÁGIO

1.1 Fase da Observação

1) Escolha da Escola Campo. Escola Estadual Pedro Ludovico Teixeira

2) Visita à Escola Campo - carta de apresentação e o termo de aceite em anexo

3) Reconhecimento da Escola Campo, observando:

a. Estrutura física da escola: A escola é bem arejada e tem um amplo espaço com 12 salas de aulas, laboratório de informática, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra de esportes coberta, cozinha, banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, sala de secretaria, almoxarifado, pátio descoberto.

Além disso a escola possui alimentação escolar para os alunos, água filtrada, água da rede pública, energia da rede pública, esgoto da rede pública, lixo destinado à coleta periódica, acesso à Internet e banda larga.

b. Recursos didático/pedagógico: A escola conta com computadores administrativos, computadores para alunos, TV, DVD, copiadora, retroprojetor, impressora, aparelho de som, projetor multimídia (datashow) e câmera fotográfica/filmadora. Todos os alunos e professores podem ter acesso a biblioteca.

c. Recursos humanos - serviços gerais: A escola possui pessoal de limpeza, merendeiras, segurança, porteiros; administração: diretor(a), secretário(a), coordenador(a) pedagógico(a); docentes, em sua maioria especialistas; discentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Observando a escola percebe-se que a maioria dos alunos pertencem a classe baixa ou média baixa.

A escola ainda conta com mobiliário suficiente tanto para as salas de aula, que dispõe de carteiras (mesa com cadeira) para os alunos e mesa com cadeira para os professores, quanto nas dependências administrativas como secretaria (que conta com armários, arquivos, mesas, cadeiras, computadores), coordenação, sala dos professores, diretoria (que conta com mesas, cadeiras, armários e computadores) podendo então o mobiliário ser considerado adequado e suficiente para o funcionamento da escola.

Porém pode ser observado que os alunos da escola não colaboram muito para preservação da infraestrutura e objetos, que estão na maioria das vezes riscados, com chicletes ou mesmo depredados.

4) Análise do Projeto Político Pedagógico da Escola

O PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola é bem organizado e assim que foi pedido a disponibilização do mesmo, a funcionária da escola o encontrou facilmente e me entregou para que fosse utilizado.

O PPP contempla as diversas discussões sobre a escola e segundo a direção da escola, é revisto todo o início de ano a fim de aprimorar o que está escrito, colaborando para melhora do colégio. As afirmações citadas no item “Reconhecimento da Escola Campo” foram, inclusive, retiradas do PPP.

Assim, como afirma (FREITAS et al., 2004, p. 69)

O projeto pedagógico não é uma peça burocrática e sim um instrumento de gestão e de compromisso político e pedagógico coletivo. Não é feito para ser mandado para alguém ou algum setor, mas sim para ser usado como referência para as lutas da escola. É um resumo das condições e funcionamento da escola e ao mesmo tempo um diagnóstico seguido de compromissos aceitos e firmados pela escola consigo mesma – sob o olhar atento do poder público.

Nesse sentido, a escola tenta sempre estar em consonância com o acordado no PPP, que tem os princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério, portanto é ele que norteia as ações da escola.

5) Observação das aulas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em diversas turmas: Registrado na ficha de registro de estágio e assinado pela diretora.

6) Elaboração da História da escola: análise da documentação, entrevistas etc

Durante o período de observação aproveitei para indagar os professores, e profissionais da escola sobre a criação e importância da escola. Nesse intuito a diretora me mostrou onde fica guardado todos os documentos da escola, que recebem uma secção exclusiva na biblioteca.

Todos os profissionais, sem exceção, elogiaram o trabalho na escola e discorreram sobre o quanto se sentem satisfeita com a mesma. Além disso, procurando em sites sobre a escola, encontrei o site do apontador < https://www.apontador.com.br/local/go/anapolis/escolas_publicas/32Y24USJ/escola_municipal_pedro_ludovico_teixeira_vl_jaiara.html> onde também pode ser encontrado elogios publicados à escola.

7) Reflexão sobre a docência no Ensino Fundamental I (EFI) através de participação em palestras: Certificado em Anexo

8) Produção de um texto crítico-reflexivo sobre o estágio supervisionado

A importância do Estágio Supervisionado para o futuro profissional do professor

O professor ocupa o papel fundamental na sociedade, pois além de formar outros profissionais é ele quem dissemina ideias e conhecimentos que fazem parte da vida em sociedade.

Desde muito cedo admirava essa profissão, pois tinha como referencial o amor e a dedicação com que a minha mãe atuava na área e inúmeros professores que deixaram marcas pelo modo como lecionavam. Assim que terminei o ensino médio comecei o curso de letras e cada vez mais percebia o quanto estava fazendo o curso certo. A minha primeira oportunidade de emprego apareceu logo no primeiro ano da faculdade e foi ai que percebi o quanto sou apaixonada pela profissão.

Acho que a educação tem muito a melhorar, mais fico decepcionada quando me deparo com colegas que empobrecem e denigrem a carreira docente. A educação, como várias outras profissões tem diversos campos de atuação e diferentes problemas a ser solucionados, quem escolhe onde quer chegar é o próprio profissional através de dedicação e especializações. Hoje curso o mestrado na faculdade onde me formei e estou sempre buscando me aprimorar, e por isso busco esse curso de complementação pedagógica em pedagogia.

O período de estágio é um período decisivo na vida de um graduando, pois é quando o mesmo tem contato direto com a sua atuação na área em que escolheu, portanto esse estágio deve ser encarado como um teste da vida real, ou seja, da vida após a faculdade.

Sem o período destinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com