TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado Educação Infantil

Por:   •  19/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

O PNE possui 20 metas. Analise e cite duas metas do Plano e as comente, analisando se você acredita ser possível que se efetivem até o ano de 2024, prazo do PNE.

O Plano Nacional de Educação (PNE) lei n° 13.005/14 esta vigente desde 25

de junho de 2014 e estabelece diretrizes, metas e estratégias para os próximos dez

anos, seu objetivo é de oferecer uma educação com mais qualidade para toda população brasileira, esse plano estabelece 20 metas para que sejam alcançadas até 2024.

Meta 1:

Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo 50% das crianças de até três anos até o final da vigência do PNE. É uma meta bem desafiadora, importante e essencial para uma educação de qualidade, ela é a base que vai garantir que todas as crianças estejam com seu desenvolvimento cognitivo, físico e emocional preparado para toda sua trajetória na educação.

É fundamental que haja um esforço de todos para assegurar que essa primeira meta seja cumprida, para que seja mais fácil e seguro avançar para as demais metas do PNE, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, está distante de atingir os 50% até 2024.

Sendo que de 2016 a 2019 a porcentagem de crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches foi de 30,4% para 35,6%, e para pré-escola o PNE quer atingir 100% das crianças, mas em 2019.

Segundo o IBGE, o índice era de 92,9%, sendo que a região norte ficou abaixo da meta 86,6%, nas pesquisas apontam que algumas regiões estão em desvantagem no atendimento, eu acredito que se o poder público tiver uma atenção redobrada, fizer investimentos grandes e seguir as estratégias que a PNE estabelece essa meta poderá ser cumprida até 2024.

Meta 5: Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental. O site do Observatório aponta que em 2016, 45,3% das crianças do 3° ano do ensino fundamental tinha aprendizagem adequada em Leitura e 66% tinha aprendizagem adequada em escrita, podemos considerar uma criança alfabetizada quando ela se apropria da leitura e da escrita como ferramenta para o seu desenvolvimento escolar.

Considerando que a meta do PNE é de 100% das crianças alfabetizadas até

os oito anos de idade, não tivemos muito avanço, mas acredito que com a implantação da Base Nacional Comum Curricular podemos seguir confiante para um avanço maior e assim poder cumprir a meta esperada até 2024, a BNCC é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Diante dos objetivos que a BNCC traz, o governo pode implantar nas escolas novos métodos de alfabetização, qualificar seus professores incentivando-os a fazer uma pós-graduação, se especializando em uma formação adequada para alfabetização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com