TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado Gestão

Por:   •  28/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.000 Palavras (16 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        REGIMENTO ESCOLAR        9

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        10

4        PLANO DE AÇÃO        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        22

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as dimensões teóricas e pratica na atuação do profissional de Pedagogia em Gestão Escolar, bem como compreender suas particularidades, competências necessárias, onde possibilita uma escola com qualidade de ensino. Para tanto, por conta da Pandemia, na qual a sociedade brasileira está passando, o trabalho está adaptado para cumprir os requisitos da assimilação e compreensão do acadêmico diante as práticas pedagógicas em Gestão. Assim divide-se em quatro atividades nas quais são: leitura obrigatória, regime escolar, atuação da equipe diretiva e plano de ação.

Assim, a leitura obrigatória é um texto de Alvarez e Rigo (2018), na qual apresenta as diversas possibilidades da atuação do pedagogo. De acordo com os autores, o profissional pode atuar em diversos campos: empresas, hospitais, presídios, associações, museus, entre outros. Em seguida apresenta-se a concepção e compreensão da importância do documento Regime Escolar. Para isso, foi visto e analisado um vídeo, na qual possibilitou a reflexão e o entendimento sobre esse documento obrigatório.

Assim, o trabalho apresenta uma compreensão referente a Gestão Escolar apresentando conceitos do Regimento Escolar e referente a atuação do diretor, isto é, atribuições e como ocorre sua relação com os alunos e docentes.  Posteriormente foi elaborado um plano de ação destinado para tratar de uma questão bem atual: racismo. No entanto, é necessário abordar sobre a História da Cultura Afro-Brasileira e Africana no ambiente escolar, possibilitando a formação social do aluno.  

Dessa maneira foram vídeos e leituras, na quais possibilitaram uma contribuição positiva na minha formação. Para promover uma gestão democrática e escola de qualidade, é preciso da participação e colaboração de todos os sujeitos que atuam dentro da escola. Para tanto, é o Pedagogo deve buscar conhecimento, pesquisas, analisar e refletir referente a sua atuação do profissional, pois, é um campo amplo que oferece diversas especificidades e formação profissional para atuar em campos educativos.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O texto é de Alvarez e Rigo (2018), na qual fez uma análise no papel do pedagogo e seus possíveis campos de atuação. No entanto, sabe-se que atuação do Pedagogo pode ser em espaços escolares e não escolares. Isto é, vai além da docência no espaço escolar, sendo possível atuar em museus, hospitais, presídios, empresas, meios de comunicação e outros ambientes em que possui projetos com foco educativo.  Para tanto, o estudante de Pedagogia deve vislumbrar suas aptidões e potencialidades existente no seu campo de atuação.

Sendo assim, é disposto no Parecer CNE/CP 5/2005 (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2006) que o pedagogo pode assumir diversos papéis, na qual é desde a educação infantil, até como pedagogo hospitalar, empresarial entre outros.

As Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005, p.19)

Assim, entende-se que o campo de atuação do Pedagogo é amplo e precisa ser citado e estudado nas Universidades. Pois, de acordo com os autores, são poucos esclarecidos referente a atuação do pedagogo, enfatizando apenas na rede escolar, pois, o pedagogo escolar é a atividade que apresenta o maior campo de estudo ao curso de Pedagogia.

Portanto, é destaque ao falar do papel do pedagogo e seu aprofundamento nos espaços não escolares. Assim, os autores apontam que é preciso de interesses em conhecer outros espaços para além da escola, pois eles são também espaços educativos. Portanto, a educação está presente na vida dos indivíduos e o pedagogo precisa desenvolver atividades múltiplas no meio social. Sendo assim, vale ressaltar que a Pedagogia é a área educativa que ensina a teoria e a prática para aprimorar o saber e aplicar na sociedade.

Nesse sentido, através dessa assimilação entre teoria e prática, o pedagogo irá utilizar suas técnicas expostas na graduação e agregar em experiências voltadas a gestão de pessoas, coordenação, líder de equipe, na qual possibilita o desenvolvimento e superação. Assim, nessa concepção ele pode atuar desde a construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis, ONGs, instituições de capacitação profissional, assessoria de empresas, museus, hospitais entre outros. Em todos os ambientes o pedagogo atua para além  

No que se refere sua atuação no ambiente escolar, serão desde professor de todos os níveis de ensino, até especialistas em ação educativas como supervisor, gestor, administrador, planejador, coordenador, orientador, entre outros. Assim, o pedagogo escolar desempenha o papel de supervisor e orientador. O coordenador deve articular o conhecimento entre equipe pedagógica, pais e alunos, transformando o ambiente com uma boa relação. Além disso, também utiliza métodos e técnicas a organização de classe dos professores. Contudo, o pedagogo deve possibilitar a qualidade de ensino na escola. E, para tais atribuições é necessária uma formação adequada, com conhecimentos teóricos e práticos na qual possibilite aplicação do seu potencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (244.5 Kb)   docx (61.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com