TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado UnB

Por:   •  11/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.815 Palavras (20 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 20

Universidade de Brasília – UnB

Faculdade de Educação - FE

Curso de Pedagogia a distância

Decanato de Ensino de Graduação

Coordenação Operacional de Ensino de Graduação a Distância

CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UNB

Disciplina: Projeto IV

Relatório de Estágio

Acadêmico(a): Gleice Maísa Teles Xavier

Cavalcante Goiás, Abril de 2019.

Relatório de Estágio

Acadêmico(a): Gleice Maísa Teles Xavier

Relatório de estagio apresentado a disciplina de Projeto IV- Educação Infantil como atividade avaliativa parcial sob a orientação da professora Carmenisia Jacobina Gomes, tutora Rejane Barbosa de Sousa.

Cavalcante Goiás, abril de 2019

Introdução

A escola escolhida para a realização do estágio foi a escola pública, o Pré-Escolar David José Vidal situada na rua 3 Qd lote B s/nº, extensão da Escola Municipal Alci Alves Moreira com nome fantasia Tia Cici, situada na rua 02 lote 02 nº 72 setor Cavalcantinho, Cavalcante-Go, telefone (62) 3494 -1447.

Sua construção se deu por necessidade de obedecer as exigência de normal federal, contribuindo com a população para o desenvolvimento familiar, contribuindo com melhor condições de todos independente de sua classe social.

O comecei a realização do estágio com a professora Lucineide Cupertino de Alvarenga do ensino de educação infantil, na qual é graduada na área de educação infantil. Justifico a escolha da escola por haver poucas na cidade e por gostar de crianças dessa idade, e se a única que atenda essa faixa de idade na cidade e também e pela importância do professor como o gestor da aprendizagem, do ensinar e aprender; pois os mesmos atuam como o mediador e articulador do processo educativo, sendo todos imprescindíveis para a construção de uma escola de qualidade. Onde busquei investigar os fatores e as ações que contribuíram para construção do PPP, para o melhor entendimento do funcionamento escolar.

Desenvolvimento

Em relação a estrutura física pode-se observar que há apenas salas de aulas divididas em dois pavilhões, um banheiro dividido por sexo, adequado para a idade, uma cantina sendo que não há refeitório, os alunos consomem os alimentos na própria sala de aula, há uma secretaria pequena que é junto com a sala dos professores, não tem uma sala de aula direcionada à alunos especiais e nem auditório, nem biblioteca, não tem sala de descanso, nem sala de leitura, nem quadra esportiva, não tem auditório, não tem sala para se utilizar brinquedos pedagógicos, tem um máquina de Xerox, tem um computador, tem um DVD e um televisor nas salas dentro de cada sala menos na extensão.

No pátio há um espaço onde há recreação ao ar livre, sem qualquer estrutura apropriada, chão batido. Tem algumas arvores no pátio, que não proporciona sombra em todos os brinquedos.

O tempo de funcionamento infelizmente não posso dizer ao certo pois nem as professoras souberam informar. O Pré-Escola atende período parcial sendo seu horário de funcionamento no período matutino das 7:00 as 11:00 e vespertino das 13:00 as 17:000 horas, são atendidas no momento 115 alunos mais já chegou a 140 alunos. São crianças de 4 a 6 anos separadas por idade e no intervalo convivem todos juntos sendo monitorados por todos os profissionais do Pré-Escolar. A saber sendo composta por: merendeiras, faxineiras, auxiliar de secretaria, auxiliar de professores, porteiros, professores, coordenadora e diretora no total de 26 profissionais.

As crianças para serem matriculadas devem atender alguns requisitos , que constituem os critérios da instituição para o ingresso são: a criança completar 4 anos até 30 de Junho do ano corrente, documentos pessoais exigidos são cópias do RG dos pais, certidão de nascimento do filho, comprovante de endereço, foto 3x4, cartão do SUS, para eventual visita da saúde ou se caso acidente na escola e precise levar a criança no hospital, não possui histórico de saúde da criança, salvo se caso estiver alguma criança com necessidade especial. Com relação ao alvará de funcionamento, sei como ele é porque está vinculado com o Tia Cici e não tive acesso ao mesmo.

O Pré-Escolar David José Vidal não possui um PPP específico dessa maneira a escola tem os mesmos referenciais e diretrizes do PPP que está vinculado ao da Escola Municipal Tia Cici, possui um calendário escolar, utilizando alguns projetos que no momento não tive acesso e sua utilização espero que no decorrer do estágio eu vejo essa utilização.

As crianças é dada a oportunidade para aprenderem as noções de pequeno e grande, alto e baixo, maior e menor, noções das cores, trabalham com datas comemorativas, tanto é que no primeiro dia de estagio eles fizeram uma homenagem as merendeiras. Ensinam a valorizar o meio ambiente, colocar o lixo no lixo, sobre como é bom comer uma comida saudável, processo de cidadania e a cultura local e de outros lugares. Os materiais didáticos usados são livros de história, contada nas salas uma vez por semana, vídeos de desenhos, papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, massa de modelar entre outras coisas, que conta com participação de todos os alunos.

A relação estabelecida é de respeito e carinho mutuo com todos, as crianças aprendem com carinho e a respeitar e a se cuidar e ao próximo. Para melhor funcionamento deveria ter um espaço maior e melhor adequado as crianças.

Depois da análise do PPP, da observação da sala de aula, creio que as ações pedagógicas realizadas pela escola leve a aprendizagem efetiva do aluno, de forma construtiva, critica, levando-os a verdadeira cidadania.

O resultado da observação nos mostrou uma professora bem dinâmica, que interage com os alunos. A escola é rica em materiais pedagógicos como jogos das mais diferentes variedades que são doações dos pais dos alunos no começo do ano letivo.

Porém vale ressaltar que os professores não têm um acompanhamento pedagógico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com