TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado em Educação Básica

Por:   •  22/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.199 Palavras (13 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

RELATÓRIO DE  ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO BÁSICA

DARLIANA SOARES DIAS

(201709062291)

Belo Horizonte

2022/11

RELATÓRIO DE  ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO BÁSICA

Este trabalho é pré-requisito para aprovação na disciplina Estágio em Educação Básica, do Curso de Licenciatura em Pedagogia (modalidade EAD), da Estácio.

Belo Horizonte

2022/11

SUMÁRIO

LISTA DE ANEXOS        4

INTRODUÇÃO        5

1. Estrutura e Funcionamento da Escola        6

1.1. Aspectos físico, humano e material da escola        6

1.2. História da Escola        8

1.3. A escola como um grupo social        8

1.4. Atividades docentes e discentes        9

1.5. Reuniões com a equipe pedagógica        9

2. Projeto: momento Extratordinário        6

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

ANEXOS        15


LISTA DE ANEXOS

Anexo 01 – Fotos ....................................................................................................

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem como objetivo retratar a realidade de determinado período da escola na qual foi realizada a vivência do estágio. Neste espaço, junto às informações obtidas pela observação em sala de aula serão agregados os conceitos adquiridos com leituras adicionais, com o conteúdo formal da disciplina e das matérias anteriormente cursadas.

        De acordo com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio obrigatório é aquele definido no projeto pedagógico do curso como requisito para aprovação e obtenção do diploma. (§1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008)

Este relatório tem a finalidade de apresentar experiência de estágio supervisionado em educação básica, realizado na instituição de ensino Escola Estadual São Salvador, localizada na Av. Amintas Jacques de Morais, 85, bairro Glória, Belo Horizonte, Minas Gerais. A prática foi realizada no período de 15 de agosto á 04 de novembro de 2022.

O[a] objetivo deste estágio é familiarizar o formando com o ambiente escolar, além de levar ao conhecimento dele de como realmente uma instituição de ensino funciona, suas dificuldades, possibilidades e necessidades, permitindo o conhecimento e a avaliação dos diferenciados comportamentos dos alunos em diferentes faixas etárias e ainda proporcionando a oportunidade de experimentar o planejamento de aulas bem como a sua execução em sala de aula e ainda o convívio e o diálogo com profissionais que já trabalham com educação.

        A carga horária realizada nesta vivência foi de 168 horas com turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, entre os terceiro, quarto e quinto anos. Durante o período mencionado, 3 professores da área foram acompanhados em suas atividades. O trabalho em questão remete à distinção entre prática e teoria, visando à melhor qualificação docente.

        A escola Estadual São Salvador foi escolhida por estar localizada nas proximidades do endereço residencial da estagiária.

1. Estrutura e Funcionamento da Escola

1.1. Aspectos físico, humano e material da escola

        A escola está passando por algumas reformas e teve a sua fachada e entrada reformadas recentemente e conta com uma modesta portaria para receber os pais e os alunos. O espaço é muito bem estruturado, contém 12 salas de aulas, possui 02 banheiros coletivos sendo 01 banheiro feminino para as alunas, 01 banheiro masculino para os alunos e mais 2 banheiros para os professores (feminino e masculino), 01 banheiro onde funciona a secretária.

As salas de aulas são amplas e arejadas, com mobiliário adequado e novos, todas as salas são equipadas com televisores, projetores e tela para o projetor. Possui também 1 laboratório de informática funcionando (7 computadores) e que será ampliado. Há a biblioteca, pequena, mas completa, 01 refeitório com mesas e bancos, uma cozinha equipada, 01 quadra de futebol, 01 quadra de basquete e vôlei (necessita reformas), 01 pátio pequeno, mas que atende a quantidade de alunos, com mesas e bancos de cimento. Há também um espaço reservado no fundo da escola para o estacionamento

        A cantina é um espaço pequeno, mas com cardápio próprio e variado para ofertar aos alunos. Ainda aos alunos que estão na escola em tempo integral, é ofertado o almoço. Simpáticos e educados, todos os funcionários que trabalham nesse setor da escola são muito atenciosos e carinhosos com os alunos. O intervalo dos alunos dura 15 minutos. Muitos trazem lanche de casa.

        A coordenação pedagógica é o local para resolver assuntos acadêmicos: matrículas, transferências, organização de dependências, calendário acadêmico, horários de aulas, currículo escolar etc. Nesta sala, as coordenadoras realizam um trabalho em parceria para atender a escola de forma integrada.

        No mesmo acesso para a sala da coordenação, está a sala de professores. Possuindo 2 computadores, uma mesa larga e grande e cadeiras confortáveis, a sala é usada para reuniões pedagógicas, debates entre a equipe docente e a equipe da coordenação e para descanso do professor. Os alunos têm acesso a essa sala quando necessário.

        

1.2. História da Escola

        A Escola Estadual São Salvador de Ensino Fundamental foi criada em 03 de março de 1963 nos lotes doados pelo Sr. Alcides Costa à Rua Babilônia, 160 - Bairro São Salvador, prédio construído pelo Estado com 03 salas de aulas denominado ESCOLAS REUNIDAS “SÃO SALVADOR”. Em 1966 com o aumento do número de alunos foi necessário alugar uma casa também à Rua Babilônia onde funcionaram mais três salas. Transformou-se em Grupo Escolar “São Salvador” em 29 de novembro de 1966 pelo Decreto n° 10.138 publicado no Minas Gerais em 30 de novembro de 1966. Ainda em 1966 o Curso Regular de Suplência teve seu início com seguintes denominações: MOBRAL, passando para EDUCAÇÃO INTEGRADA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, sendo regulamentada através da Portaria/SEE n° 39/92 publicado no Minas Gerais 25 de fevereiro de 1992. Verificando a má acomodação dos alunos em pequenas salas, iniciou uma campanha junto às autoridades educacionais para a construção de um outro prédio escolar. Em 1970 inicia-se a construção, pela CARPE, do novo prédio em lotes vendidos também pelo Sr. Alcides Costa as margens do Córrego Ressaquinha. A inauguração aconteceu em 17 de setembro de 1970 contando com a presença do Sr. Secretário da Educação Dr. José de Alkmin.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com