TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  8/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ESTÁCIO DE COTIA

Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Nome: JANE CRISTINA RODRIGUES COSTA

Cotia

2017

Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Estágio Supervisionado em Educação Infantil, apresentado à Faculdade Estácio de Cotia, como pré-requisito para a obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia,

sob orientação da Profa. Ms. Márcia Moreira de Carvalho

Cotia

2017

3

“Ninguém ignora tudo.

Ninguém sabe tudo.

Todos nós sabemos alguma coisa.

Todos nós ignoramos alguma coisa.

Por isso aprendemos sempre.”

Paulo Freire

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................05

2. CAPÍTULO I – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA..................06

3. CAPÍTULO II – DIMENSÃO PEDAGÓGICA.......................................................08

A. PROJETO POLITICO PEDAGOGICO

B. FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

C. O ESTÁGIO: OS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS

4. CAPÍTULO III - RELATO SOBRE O PROJETO DESENVOLVIDO NA SALA E MINHA PARTICIPAÇÃO.......................................................................................10

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................11

6. FOTOS DOS TRABALHOS REALIZADOS SOBRE O FOLCLORE..................12

7. ANEXOS: ALGUNS EXEMPLOS DE ATIVIDADES QUE REALIZEI COM OS ALUNOS DA SALA DO JARDIM 1 E 2 ................................................................15

1 - INTRODUÇÃO

Este trabalho é um relatório de estágio do curso de pedagogia da faculdade Estácio. O estágio foi realizado na Creche Municipal C.E. JOÃO PIRES MENDES, no ano de 2017, com varias turmas da creche.

No capítulo I estarei falando da estrutura e do funcionamento da instituição, tentando fazer uma descrição geral do local, observando sua estrutura física, o histórico da fundação e o levantamento do quadro de profissionais da instituição.

No capítulo II falarei da dimensão pedagógica, focando principalmente na pesquisa sobre o PPP (Plano Político Pedagógico) da instituição, e a formação dos professores, de modo a avaliar se estão de acordo com o PPP.

No capítulo III, relatarei as minhas expectativas ao começar o estágio, minhas experiências, minhas impressões e principalmente todas as atividades das quais participei e que desenvolvi durante o estágio.

5

2 - CAPÍTULO I

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

A Creche Municipal JOÃO PIRES MENDES é uma entidade pública, mantida pela Prefeitura de Cotia. Fica localizada na Rua Azulão, 865, no bairro do Jd. Coimbra, Cotia/SP.

A forma de ingresso nessa Creche é feita uma inscrição no mês de agosto, depois é feita uma entrevista com a Assistente Social a qual avaliará e indicará a vaga. Atende crianças de 6 meses a 3 anos período integral (das 7:00 as 17:00) e a partir de 4 anos meio período. São profissionais com Pedagogia e concursados (professores e auxiliares de classe). O mobiliário é suficiente para atender os alunos e estão de acordo com as necessidades de cada grupo.

A Creche está situada próxima a uma comunidade carente, renda mínima e moradia na maioria precária, existem casos que a única alimentação da criança é na escola.

A creche encontra-se com aspecto satisfatório. O fornecimento de água é satisfatório, raramente falta. Possui coleta de lixo todos os dias e é feito dedetização regularmente.

A escola realiza atividades com parceria com a família (festas/projetos/excursões).

Os alunos desta creche são basicamente da comunidade próxima, de baixa renda e famílias disfuncionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com