TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  10/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  9.278 Palavras (38 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 38

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3        RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE        6

4        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        7

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        8

6        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        9

7        RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE        10

8        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        11

9        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        12

10        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        13

11        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        14

12        RELATO DA OBSERVAÇÃO        15

13        PLANOS DE AULA        16

14        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        17

15        RELATO DA REGÊNCIA        18

16        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        26

CONSIDERAÇÕES FINAIS        27

REFERÊNCIAS        28

INTRODUÇÃO

As experiências que são oportunizadas no Estágio Curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, são enriquecedoras pois possibilita relações entre a teoria e a prática, ou seja, é possível fazermos reflexões a partir dos conhecimentos adquiridos em outros componentes curriculares e ainda, propormos planos de ações para a instituição de ensino.

Neste estágio, é possibilitado o contato do discente com os sujeitos que fazem o chão da escola, e além disso, coloca-os em posição de um processo de aprendizagem mais significativo, considerando que os estudantes estão acompanhando o processo de desenvolvimento da criança. Desta maneira, colocando em evidencias todos os conhecimentos depreendidos dos componentes que abordam práticas de alfabetização e letramento, e desenvolvimento de habilidades para o ensino dos componentes curriculares, que são apresentadas durante o curso de pedagogia.

Neste momento, acompanhando o professor também é possível observarmos o fazer pedagógico, desde o planejamento das atividades até sua execução, além disso, também conhecemos como a proposta da BNCC para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e incorporada nesta modalidade de ensino, e como suas propostas são desenvolvidas em sala de aula.

O Estágio Curricular Obrigatório é de sua importância para o desenvolvimento de competências e habilidades docentes, considerando que o estudante é imerso no universo da escola, e é possível colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante os componentes curriculares teóricos; além disso, o estágio ainda possibilidade o reconhecimento e desenvolvimento da identidade docente.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A interdisciplinaridade é problematizada a partir de duas perspectivas: a epistemológica e a pedagógica. Na primeira toma como categorias: a produção de conhecimento, reconstrução e socialização, a ciência e seus paradigmas; sendo método científico a mediação entre o sujeito e a realidade. Já a segunda categoria está relacionada aos aspectos/categorias que abordam sobre políticas de formação de professores, didática, currículo, ensino e aprendizagem. Tomando como especificidade a essência do Estágio Supervisionado II no Ensino Fundamental Anos Iniciais, que apresenta como objetivo o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o Ensino Fundamental Anos Iniciais; neste relatório a interdisciplinaridade será abordada a partir da perspectiva pedagógica.

A partir da contextualização histórica acerca da definição de interdisciplinaridade, percebe-se que a partir da área (ciências humanas, ciências da natureza, entre outras), a qual o sujeito/pesquisador se encontra a definição para este tema são distintas. Entretanto, o artigo em questão apresenta que a pesar da divergência entre as áreas do conhecimento, elas divergem ao reconhecerem a interdisciplinaridade como campo em possa haver a superação da fragmentação entre as ciências e do conhecimento originário delas, neste caso, é o local em que se apresenta/justifica o acesso fragmentado aos conhecimentos produzidos.

No contexto educacional as experiências de fato interdisciplinares ainda são incipientes, porém, existe esforços institucionais para promoção dessas experiencias em sua efetividade. Os entraves para o campo educacional podem ser vistos de diferentes primas, entre eles, a fragmentação do currículo que propaga o acesso ao conhecimento por meio da fragmentação e da independência entre os componentes curriculares; a lógica organizacional do corpo docente e técnico das instituições de ensino públicas e privadas, a resistência dos docentes quando questionados sobre as limitações de seus componentes curriculares, entre outros elementos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.6 Kb)   pdf (383.1 Kb)   docx (412.5 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com