TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio curricular

Por:   •  29/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório contem dados referentes ao Estágio Curricular Obrigatório I na Educação Infantil, realizada durante o curso de licenciatura em pedagogia, que apresentou o intuito de pesquisar o desenvolvimento e o exercício do profissional que atua na educação infantil.

O referido estágio de docência na Educação Infantil teve como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, conceder a proximidade da realidade profissional por meio da participação em oportunidades reais de trabalho.

Para uma formação ser reconhecido, o profissional deve progredir seu trabalho no estágio supervisionado com eficácia e responsabilidade, averiguando o contexto da Educação Infantil, e analisando a forma como as crianças se relacionam entre si e com os adultos com os quais convivem.

Conforme a citação abaixo, afirma-se a importância de uma base teórica de conhecimentos que direcione a prática docente na Educação Infantil:

Para os estudiosos da Escola de Vygotsky, as condições ótimas para a realização das máximas possibilidades da criança e seu desenvolvimento harmônico não se criam pelo ensino forçado, antecipado, dirigido a diminuir a infância, a converter, antes do tempo, a criança pequena em pré-escolar e o pré-escolar em escolar. É indispensável, ao contrário, o desenvolvimento máximo das formas especificamente infantis de atividade lúdica, prática e plástica e também da comunicação das crianças entre si e entre os adultos. É sobre essa base que se deve realizar a formação orientada ao desenvolvimento daquilo que constitui o bem mais valioso da pessoa: a inteligência e a personalidade (CAMILO apud MELLO, 2000, p. 9).

A Instituição observada tem como objetivo a ampliação das potencialidades físicas, cognitivas e afetuosas dos seus educandos por meio da aprendizagem e dos conteúdos com a finalidade de cultivar cidadãos participativos apontando seu desempenho dentro de uma sociedade em constantes transformação.

Pimenta (1995, p.24) defende que “a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente.” O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua prática.

A prática do estágio nos permite ter a chance de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de pensar sobre quais práticas vamos optar no futuro, quais as maneiras de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É o momento de apreciar, avaliar e conhecer as práticas tão presumidas teoricamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com