TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio em Coordenação Escolar

Por:   •  3/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 4

  • Se eu fosse diretor dessa Escola, na qual estagio, o que modificaria e o que manteria nela por meio de minha atuação?

De todos os aspectos observados durante o período de estágio na Escola Pé Pequeno, pude observar e ter a clareza de que seria um aspecto indispensável e, por isso manteria na escola, seria o fator de colaboração e participação de toda equipe, pois a diretora junto com a coordenadora, em uma aplicação de avaliação para toda a equipe, sempre tem em mãos o PPP, o regimento escolar, etc., para que a discussão sempre tenha embasamento teórico; e em seguida tem uma reunião entre os professores e a gestão para que os professores tenham orientações para que possam identificar os pontos que precisam de melhorias e os pontos que já estão no ápice do chamado dando certo e que precisam continuar em êxito. E nessa reunião todos tem vozes, ou seja, os diretores junto da gestão estão sempre incentivando a todos para que opinem para alcançar os objetivos.

Outro aspecto que vale a pena manter o incentivo para ser um hábito diário, seria a organização de projetos. Citarei o que pude presenciar: o Projeto Para Sempre da escola, com escolhas de musicas de acordo com a faixa etária e os ensaios da dança. Sempre com união entre funcionários e gestão, onde todos colocam na mesa o que gostaria que fosse feito e no tempo que poderia ser feito para que possa agradar a todos. Além de toda preocupação com o projeto, ainda buscaram incentivar a todos a se preocuparem a ajudar uma instituição de caridade. Buscando sempre promover a cidadania entre os alunos, pais e toda equipe.

Percebi que a equipe pedagógica desta escola se faz muito presente no cotidiano dos alunos, fazendo com que seja um ponto que deve manter ativo, mas sempre buscando melhorias, pois a comunicação sempre muda e isso faz com que precisemos melhorar cada vez mais o envolvimento dos pais com o cotidiano da escola.

Notei que estão sempre ressaltando que toda função na escola tem sua importância, e que juntos fazem com que o funcionamento da escola permaneça dando certo. E para isso buscam sempre se reunir, em horários diferentes para não atrapalhar as funções, para apontar e dialogar sobre os pontos positivos e negativos que precisam melhorar ou mudar. Essa iniciativa de sempre manter uma disponibilidade para ouvir os funcionários faz com que todos se sintam valorizados em seu trabalho e, consequentemente, se torna indispensável, pois se deve manter esse tipo de atitude, uma vez que pessoas valorizadas têm mais zelo por sua função. E não só dialogo com os funcionários, a gestão busca sempre comunicar aos pais a todo ou qualquer mudança na escola, dispondo-se a esclarecer duvidas aos pais que queiram e/ou precisem comparecer a escola em qualquer situação.

Tive o prazer de participar da reunião entre direção, coordenação e professores, e pude observar o quão às exposições de ideias saem tão facilmente, sem medo.

Além de abordar assuntos como, por exemplo, a frequência dos alunos, a equipe planeja certas atividades que traga o aluno para a escola, para que melhorem todas as questões abordadas e para que obtenham um aproveitamento melhor do espaço, justamente para incentivar os alunos. Um desses incentivos é o curso de férias.

Um ponto negativo que pude observar, e como diretora mudaria, seria o fator dos recém-formados. Pois percebi que esse tipo de publico ainda não é tão levado a serio e, por vezes, os projetos lançados não são bem recebidos e, infelizmente, acaba sendo deixado para depois, pois o projeto de quem tem mais tempo de casa acaba sendo mais bem recebido e posto em pratica rapidamente. Então eu mudaria isso, pois não devemos encarar as mudanças como inimigas, mas sim encara-las como mudanças que fará a escola evoluir. Uma vez que estamos em busca de melhores maneiras a propor um ensino-aprendizagem melhor, fazendo com que pudéssemos refletir e repensar no trabalho do professor em sala de aula em uma nova visão, que desenvolve um trabalho voltado para a interação e reflexão, embasadas no diálogo frequente entre os professores e a equipe, para que o aluno se torne autônomo em seu desenvolvimento de personalidade, bem estar físico e psicológico, para que saibam resolver conflitos. E esse tipo de pensamento/visão, na maioria das vezes, vem de um recém-formado, então porque não dar voz?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com