TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio supervisionado e a práxis pedagógica

Por:   •  2/11/2019  •  Dissertação  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Instituição:Unicid

Silvia Angélica Rocha Ferreira  RGM:19535813 Curso:pedagogia 4°semestre

Tutora:Katiucia e Silva

Atividade reflexiva: Estágio Supervisionado e a práxis Práxis:atividade material do homem social (PIO et alli, 2016) que transforma o mundo natural e social para fazer dele um mundo humano. Na leitura de Vasques, Marx teria demonstrado que através da prática sobre a natureza o ser humano se transforma  e  se  forma  a  partir  de  práticas  sociais  diversas:o  trabalho,a  arte,a política,a educação e etc…

Esse movimento, que se dá por intermédio da aprendizagem entre teoria e a prática, acontece em todas as profissões. Geralmente quando se pensa em educação é comum a  associação  a realidade exclusivamente escolar.

A pedagogia e sua prática aparecem no discurso educacional apartadas das práticas educativas do sujeito social em geral. Contudo,(PIO et alli, 2016 ) sabemos que a educação dos sujeitos se dá tanto em processos não formais quantos formais,sendo que os os primeiros se aproximam da formação no sentido amplo do termo e os segundos têm a instituição escolar como principal referência.

Em uma vídeo aula dedicada a compreender o livro Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, foi dito que o ensino e a aprendizagem envolvem o movimento dinâmico e dialético entre o fazer e o pensar sobre o próprio fazer ,ensinar exige reflexão crítica sobre a prática, e que o professor democrático reconhece que a reflexão crítica é o ponto de partida para a prática docente.

O estágio curricular supervisionado é uma etapa importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. Mais do que ganhar experiência

,ele possibilita para os estudantes conhecimento,competências, relação prática da teoria estudada e pensar em possíveis dimensões teóricas da prática. Durante o período de observação pude perceber nas ações do professor que a prática está contextualizada com as necessidades, dificuldades,aquilo que os discentes já trazem como cultura tanto no sentido individual como coletivo.

O uso da tesoura é importante para que as habilidades de coordenação motora fina da criança sejam trabalhadas a fim de possibilitar seu desenvolvimento.

no papel,e algumas crianças apresentaram dificuldade em realizar os movimentos. A docente reorganizou a atividade utilizando como ferramenta massa de modelar; os pequenos foram estimulados a fazer movimento de abrir e fechar para cortar o material e assim observado seu progresso.

(Blog. pensar materiais educativos)

Umas das grandes dificuldades dos professores em sala é controlar uma turma agitada. Crianças pequenas são por natureza , imaginativas, irrequietas,e cheias  de  energia  ,        e  estão  dispostas  a  gastar  essa  energia  do  modo  mais barulhento  possível, na escola onde é realizado o estágio não é diferente. Em alguns  momentos  fica  difícil  prender  a  atenção  dos  alunos  no  exercício  das atividades. O educador trouxe como alternativa imediata  brincadeira livre no parque e posteriormente em sala dividiu a turma em grupos pequenos(4-5) alunos para realizar        a        atividade        planejada        e        o        restante                realizaram        brincadeiras        de faz-de-conta(bonecas,carrinhos,kit de beleza). Dentro dessas situações manter a calma,parar alguns minutos,música suave são sugestões bem vindas também. (vídeo  aula)  Os  saberes  que  os  professores  aprendem  na  sua  própria  prática docente são importantes. Na perspectiva Freiriana esses saberes são considerados ingênuos não alcançaram a rigorosidade metódica que caracteriza o ensino crítico.O aprendiz a educador deve ter em mente que o ato de pensar certo não pode ser somente copiado dos guias de pedagogia,a superação da ingenuidade tem que ser produzida pelo próprio aprendiz fundamentada pelos estudos e em comunhão com o  professor  formador.  Para  superar  a  ingenuidade  e  conquistar a criticidade é necessário        a        autocrítica.        Reflexão        crítica        resulta        em                mudanças        de comportamento,embora  a  tendência  seja  resistir  ,é  essencial  para  ultrapassar limites.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com