TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exclusão escolar

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



INTRODUÇÃO

        O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com o propósito de verificar a importância do ensino dentro do espaço escolar na rede de ensino como mediador de aprendizagem, sob o ponto de vista dos pedagogos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Chiquinho no município de Porto Velho/RO

    Como instrumento de coleta de dados da nossa pesquisa em campo, usamos um questionário composto por algumas questões abertas e de muita importância considerando o âmbito educacional, como espaço voltado à estrutura, organização, projetos pedagógicos e funções da ação docente possibilitando assim a importância da ambiente escolar na vida de uma criança.

Uma escola com mais de trinta anos de historia para contar, tendo em si uma responsabilidade para com as crianças, jovens e adultos os capacitando de tal forma que consigam passar pelo processo de seleção no nosso mercado de conhecimento e humanismo. Trabalha de forma focada, com os objetivos propostos em cima de um cumprimento de normas e regras a serem seguidas pelos seus alunos que ali estão prontos para serem moldados e capacitados, não deixando se envolver com tantas dificuldades encontradas no espaço escolar, por ser uma escola municipal e necessitar da ajuda do município, para conseguir uma melhoria para poder proporcionar assim a eles uma melhoria diária. No desenvolvimento do projeto os alunos nos ajudaram a chegar à conclusão exata dos espaços que a escola oferece e a que necessita das oportunidades em desenvolver as atividades ligadas às aulas e dos assuntos oferecidos das aulas de português, matemática, historia, geografia, ciências e educação física. A observação é fundamental para a aquisição de conhecimento e experiência para a atuação junto aos educando, seja da Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio e Educação Para Jovens e Adultos.

        

         

         

DESENVOLVIMENTO

 A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Chiquinho esta localizada na AV Campos Sales nº 8009 no município de Porto-Velho/RO recebeu este nome em homenagem ao Padre Chiquinho já falecido, ela contem 5 (cinco) turmas de primeiro ano e 5 (cinco) turmas do segundo somente pela manhã, contando ainda que possui mais de 7 (sete) turmas no período da tarde e a noite funciona como EJA sendo da 1 (primeira) a 8 (oitava), as turmas no horário da tarde, possui também biblioteca, sala de vídeo, laboratório, cozinha, banheiros, sala de direção, depósitos, secretária, refeitório, quadra poliesportiva, sala de coordenação pedagógica. No quadro de servidores, a escola contém 38 funcionários, sendo que entre eles 26 são docentes e os demais se encontram nos cargos de diretor, vice-diretor, inspetor, bibliotecário, secretárias, tesoureiro, coordenador, auxiliar de serviço, cozinheiras e faxineira.
As salas de aula são grandes, amplas e iluminadas. A natureza e projetos que envolvem o ambiente natural são pontos que estão inseridos no ambiente escolar. Temos uma prova disso pelos diversos vasos e plantas distribuídas pela escola e que existem até mesmo nas salas de aula, bem como um aquário com uma planta aquática. 

        O Projeto Político Pedagógico da escola foi muito bem criado por pais, funcionários e até alguns alunos. É organizado em tópicos e na concepção de aprendizagem promove e busca a educação científica através de atividades prazerosas, onde o aluno adquire o conhecimento para a vida toda. Já na educação irá trabalhar com os alunos valores na escola e na sociedade, entre eles estão: educação inclusiva; respeito as diferenças; respeito a hierarquia; ética e cidadania.

Tanto para Educação Infantil com para o Ensino Fundamenta até o 5º ano, o ano letivo compreenderá 04 (quatro) bimestres com 200 dias letivos e carga horária anual de 800 horas. O período de férias ocorre no início e final de ano, e o recesso escolar de 15 dias acontece no mês de Julho conforme o calendário. Os eventos programados pela escola é de acordo com o calendário anual são: Semana Pedagógica, Dia da Família na Escola; Dia das Mães 12/05; Festa, Dia dos Pais 11/08; Feira do Conhecimento, Festa das Nações Semana do trânsito e Semana da Pátria dia 15/09. Reuniões: Reunião Pedagógica acontece todos os semestres e Reunião dos Pais por bimestre ou sempre que necessário. A comunidade em que está inserida a Escola Padre Chiquinho é uma área constituída por trabalhadores de média renda.

 A entidade de direito municipal está a serviço das necessidades e características de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos, independentemente de sexo, etnia, cor, situação sócio-economica, credo religioso e ideologia política. Uma Escola com mais de trinta anos de responsabilidade capacitando novos jovens, crianças e adolescente, utilizamos um questionários compostos por algumas questões, ao distorcer o real significado deste espaço, corrompe-se a formação humana na infância, que reduz o saber à reprodução de saberes impostos pelos adultos, sem expressões de vida própria. 

Precedendo às 12 horas/aula de regência, foram realizadas 6 horas/aula de observação em duas turmas de  terceiro e quarto ano do ensino fundamental. As turmas eram relativamente grandes, sendo que o terceiro ano apresentava 39 alunos matriculados e o quarto ano B, 42; com predominância de alunos do sexo masculino em ambas.

Foi possível notar que os alunos são bastante agitados, o que de fato já era de se esperar, visto que se trata de um público na faixa de 09 a 13 anos, fase na qual a pessoa está em processo de desenvolvimento da infância para a adolescência. Contudo, não foi observado nenhum comportamento anormal de rebeldia ou desrespeito, pelo contrário, em contato com a professora efetiva, muitos se mostraram carinhosos, outros brincalhões, e outros, ainda, mais recatados ou menos sociáveis, mas que também não deixavam de reconhecer o papel e a autoridade da professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (363.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com