TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segunda Licenciatura- Pedagogia – Gestão Educacional

Por:   •  12/1/2022  •  Resenha  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

Laiz Menani Simões – Segunda Licenciatura- Pedagogia – Gestão Educacional

Os gestores escolares são aqueles que têm como principal tarefa liderar a escola, seu principal objetivo é aprendizagem significativa dos seus alunos.

Existe uma diferença entre gerenciar e geri e gerenciar é cuidar para que os processos funcionem, cuidar para que as pessoas façam que devem fazer enquanto gerir é a gerenciar e aperfeiçoar os processos para gerenciar e desenvolver pessoas.

Existem três níveis de gestão: gestão da escola como um todo, gestão pedagógica e exige a gestão da sala de aula.  O dia todo esses três níveis de gestão estão acontecendo dentro da escola.

 Quando falamos de gestão escolar falamos de três subprocessos, os quais o gestor escolar deve cuidar, que são: gestão dos recursos, gestão de processos e a gestão das pessoas.

Na gestão de recursos encontramos a gestão e consumo de materiais, tais como papel, lápis, caneta, giz , recursos tecnológicos, tanto quanto sua manutenção e funcionamento e os recursos pedagógicos necessários para que as aulas aconteçam bem.

Na gestão de processos, cabe ao gestor olhar para todos os processos que acontecem na escola e verificar se eles são feitos de forma objetiva ou se tem processo dando volta, passando por setor que não precisa passar. É importante que todo mundo na escola saiba e conheça os processos de todo mundo. É necessário que todos entendam como é que se dá cada um dos processos, a medida que todos conhecem o processo de todos a comunicação melhora e os processos são facilitados.

Na gestão de pessoas, o gestor busca integrar as pessoas do grupo escolar, tendo a preocupação de que as pessoas se conheçam, se integram e se apoiem naquilo. Cabe também ao gestor supervisionar o que elas estão fazendo, olhar numa visão superior, de uma visão de quem tá olhando de cima, para poder ver se o resultado está sendo esperado, assessorar quando necessário e motivar.

A gestão pedagógica também se subdivide em três subprocessos: a gestão do currículo, a gestão da ação docente e a gestão de resultados.

Na gestão do currículo compreende o que estamos ensinando na escola, assim com o projeto político pedagógico, que é onde o currículo fica ritmado, com toda a comunidade tendo espaço para discutir a validade daquilo que está sendo ensinado, a forma que está sendo ensinado.

A gestão da ação docente pressupõe que se faça um planejamento para desenvolver os seus professores.

Ultimamente as avaliações externas estão cada vez mais frequentes e os resultados das Provas Brasil, do ENEM, criam indicadores para poder saber que turma estão mais avançadas ou não, afim de acompanhar esses números, é o que chamamos de gestão de resultados.

 E quando se fala de gestão de sala de aula, nós falamos de gestão da aprendizagem, gestão da conduta e gestão da interação cultural.

O gestor da sala de aula é o professor logo ele tem que se preocupar com esses três subprocessos.

Na gestão da aprendizagem, o professor tem que ser competente para planejar, fazer a mediação da aprendizagem para avaliar essa aprendizagem e para reforçar essa aprendizagem, quando ele perceber pelos resultados da avaliação, que tem necessidade.

Na gestão da conduta, ele tem que ter competências e habilidades para não impor regras para, mas para construir regras de preferência junto com seus alunos. Fazer contratos, organizar assembleias de sala de aula, são atividades muito interessante e os alunos participam ativamente das definições do que pode e o que não pode, do que deve e do que não deve.

A gestão da interação cultural, o professor precisa ser alguém no mesmo mundo cultural dos alunos, ele precisa entender e falar uma linguagem que os alunos entendam. O professor precisa compreender os costumes dos alunos, levar esses costumes em conta, as suas crenças, visão de mundo.

Logo a gestão escolar com certeza não é uma atividade simples, é preciso que os gestores da escola estejam atentos a essa necessidade de integração de processos e subprocessos. 

O projeto de gestão escolar é um documento que envolve todas as informações necessárias para o funcionamento de uma escola. Em outras palavras, para administrar as ações desenvolvidas instituição, é necessário criar um planejamento estratégico. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com