TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME COMO ESTRELAS NA TERRA TODA CRIANÇA É ESPECIAL

Por:   •  5/8/2015  •  Resenha  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA DO FILME COMO ESTRELAS NA TERRA TODA CRIANÇA É ESPECIAL E O CAPÍTULO 7 DO LIVRO NECESSIDADES EDUCATIVAS INFANTIS.


O filme foi dirigido por Aamir Khan, com duração de  165 minutos lançamento, título original Taare Zameem  Par-Every Child Special  ,lançado em 2007, se passa na Índia, conta a história de um menino chamado Ishaan  Awasthi, uma criança de nove anos que sofre muito com a severidade do pai ,o desprezo dos colegas e a incompreensão dos professores, estuda em uma escola normal, repetiu a terceira série uma vez e corre o risco de repetir novamente. Os pais e os professores nem se quer desconfiam que o menino tem dislexia ,por isso não consegue acompanhar a turma ,não consegue interagir com seus pares e assim sofre com o despreparo dos pais e professores.
Os pais do menino são chamados para comparecerem a escola e conversar com a diretora, chegando lá só ouvem reclamações da mesma a respeito do filho, então o pai insatisfeito diante de tal situação decide colocar o filho em um colégio interno, A criança sem entender sofre muito com a decisão do pai e implora para que não faça tal coisa, diz que vai melhorar pensa que está sendo castigado, o pai nem da atenção e o leva para o colégio interno, onde fica longe da família; desprotegido sente muita falta de sua mãe e uma enorme vontade de voltar para casa. O internato e uma escola tradicional e muito rígida, as regras devem ser cumpridas e os professores castigam os alunos o tempo todo. Ishaan foi colocado ao lado de um colega bem sucedido na escola, que tenta se aproximar e ajudar o garoto; porém o menino estava tão desmotivado que rejeita a amizade e ajuda do colega, perdeu até a vontade de desenhar, que é o que mais gostava de fazer.
Porém a vida do menino começou a mudar com a chegada de um professor Ram Shankar  Nekunbh que foi substituir o professor de artes, um professor que acredita que cada ser humano é único e tem diferentes  habilidades e potencialidades, sua aulas são divertidas, aulas onde as crianças participam de forma ativa.
Ao conhecer Sshaan, o professor logo percebe que o garoto sofre de dislexia e decide ajudá-lo. Foi até a casa dos pais conversar sobre o que se passava com o garoto, explicou toda a situação, de início o pai não aceitou que o filho tivesse tal problema ,achava que era um preguiçoso e desinteressado, porém o professor que já trabalhava com crianças especiais em outra escola, explicou tudo aos pais do menino e os orientou a estudar o caso. Ram Shankar conseguiu ensinar Shaan a ler e a escrever fora dos horários de aula então ele descobre que o menino tem um grande talento, era um excelente pintor, e começou a incentivar o mesmo que começa a se sentir motivado mostrando ótimos resultados ,faz com que as pessoas ao redor também acreditem no potencial do menino e as coisas mudaram completamente na vida e na fampilia de Shaan.
Esse filme nos mostra ao capítulo 7 “Educação Escolar para Todos”, do componente Necessidades Educativas Infantis de Denise R. Scussel onde mostra os valores e os princípios da educação inclusiva, e que a mesma possibilita a convivência com as diferenças, contribui com a criação de diferentes espaços nas escolas.
Assim como o professor do filme os educadores entender que é possível transformar as coisas ,as pessoas e o mundo que nos rodeia, devemos estar envolvidos em um processo de inclusão. O educando deve entender que inclusão é a participação ativa e efetiva de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem deve compreender que inclusão é uma mudança de perspectiva educacional, pois não atinge apenas alunos com deficiência e os que apresentam dificuldades de aprendizado, mas envolve todos os demais, deve-se entender também que cada criança tem diferentes ritmos de aprendizagem e que isso precisa ser respeitado.
Os professores precisam investir em sua formação acadêmica permanentemente, isso é de fundamental importância para o processo de inclusão e deve acontecer durante toda a vida docente, para que os mesmos possam tornar-se mais competentes na resolução de problemas.
A equipe escolar deve estar toda envolvida para a mudança de perspectiva educacional e precisa pautar em valores, atitudes e ética, enfocando a função social da escola. É essencial que as crianças se sintam acolhidas, tenha atenção vinda por parte dos educadores, isso faz com que elas se sintam valorizadas e tenham prazer em aprender.
Saber lhe dar com as diferenças é entender que a vivência com o outro é fascinante, todos os profissionais da educação deveriam assistir a esse filme, pois retrata a realidade da educação e contribui para o crescimento profissional e humano de cada educador.
Referências do filme: KHAN, Aamir.2007.Como Estrelas na Terra Toda Criança é Especial índia Estudio/ Distrib; Aamir Khan production.
Referências do livro: SCUSSEL, Rodovalho Denise. Necessidades educativas Infantis. Educação para Todos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com