TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 8

PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA E

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ADRIANA DOS SANTOS N. C. DE ALMEIDA RA8515907470

DAIANE DO NASCIMENTO RA8744987565

SIRLEI APARECIDA MELO RA9904000637

VIVIANE GONÇALO RA8749126237

Desafio Professional, entregue aos professores à distância, Rosemeire Farias e Mariciane Mores Nunes e para avaliação parcial das disciplinas “Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa¨ e “Políticas Educacionais¨ e ¨Educação de Jovens e Adultos” sob orientação da professora tutora, Alexandra Pichel Macedo Pinto.

São José dos Campos

20/11/2016

INDICE

Introdução...........................................................................................................................................03

Desenvolvimento........................................................................................................................03

Importância do trabalho de Variação Linguística no EJA...................................................04

Plano de aula...............................................................................................................................05

Conclusão...................................................................................................................................06

Considerações Finais................................................................................................................07

Referências Bibliográficas...............................................................................................................08

INTRODUÇÃO

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é necessário considerarmos as experências vividas de cada aluno, valorizando as diferentes formas como são construídos e reconstruídos no dia a dia suas leituras de mundo.

Nesta leitura de mundo observamos as variações linguísticas dos educandos do EJA,regionais, sócio cultural e que devemos levar para o contexto escolar.

Um trabalho desenvolvido para conhecermos melhor esta perspectiva dialógica de Paulo Freire (1980), o direito de jovens e adultos que por algum motivo não puderam concluir seus estudos no tempo regular, dando a estes educandos uma nova chance e formas de ser e existir no desenvolvimento de processos educativos de formação humana.

Revelando um método que potencializou as variações linguísticas dos educandos do EJA, um direito no que diz respeito a grupos marginalizados e de processos formativos, reconhecendo as diversidades cultural, como democracia e não como naturalização das desigualdades sociais valorizando trajetórias individuais e coletivos.

¨È preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, até que um dado momento, a tua fala seja a tua prática¨.

PAULO FREIRE

Desenvolvimento

A Participação ativa no ambiente escolar, contribuindo com uma gestão democrática e o acesso a educação garante um processo de democratização, porém isso não é suficiente, se faz necessário consolidar a permanência e principalmente a qualidade na educação.

A escola tem que ser centrada na construção da autonomia na liberdade e na cidadania em que o aluno seja capaz de construir a própria história.

É papel da escola garantir as possibilidades de espaços de cidadania onde o exercício democrático constrói o cidadão capaz de exercer a cidadania na comunidade.

Quais são os pressupostos teóricos da Educação de Jovens e Adultos?

Uns dos pressupostos bastante defendido na EJA é o método de ensino criado por

Paulo Freire, que são utilizados até os dias de hoje por sua eficácia.

Por algum motivo não conseguiram continuar ou terminar seus estudos, por isso os

Estudantes na EJA buscam o processo educativos para melhorar as condições que vivem.

Quais são as perspectivas de avaliação na EJA?

Utilizar-se de conceitos nas experiências vividas, considerando seus conhecimentos anteriores fundamental para o processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos adultos e jovens que por algum motivo não puderam concluir o ensino fundamental e ensino médio no tempo regular.

Na perspectiva da avaliação formal são usados: provas, textos, trabalho, projetos escolares, atividade de casa.

Importância do trabalho de Variação Linguística no EJA

O trabalho sobre Variação Linguística para Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem destacar as variedades linguísticas e distinguir as diferenças entre a língua falada e escrita bem como refletir sobre os preconceitos linguísticos, que podem ter o mesmo significado mais com palavras diferentes.

Destacamos variações históricas, regionais, sociais e culturais. Todas essas variações fazem parte do nosso cotidiano, sendo que não escrevemos como falamos; pois temos influencias como gírias, jargões, dialetos, vícios da fala e o linguajar caipira...

Plano de aula

Escola: Maria de Lourdes

Professor:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com