TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fabulas na alfabetizacao

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.070 Palavras (9 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ

CURSO PEDAGOGIA

[pic 1]

ANA PAULA GARCIA PERELLI

FÁBULAS NA ALFABETIZAÇÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Pedagogia: – 5º Série – 1º Semestre de 2015

Jundiaí

2015


ANA PAULA GARCIA PERELLI

FÀBULAS NA ALFABETIZAÇÃO

Relatório desenvolvido como requisito para aprovação da disciplina de Estágio Supervisionado em Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Jundiaí.

Orientador:     Profª. Carolina Balanin Garcia

APRESENTAÇÃO DO ESTÁGIO

Nome: Ana Paula Garcia Perelli         RA: 6817445396

Professor Orientador: Carolina Balanin Garcia

Supervisor de Estágio na Empresa: Fabiola Sanguino Pastro

Nome da Empresa: Colégio Michelangelós

CNPJ: 10.607.872/0001-76

Endereço: Rua Dr. hegg, Vila Arens, Jundiaí- SP, Cep: 13.202-544

Local do Estágio (área/setor): Educação Fundamental I

Período do Estágio: Inicio: 23/03/2015  Término: 20/04/2015

E-mail: ap.perelli@gmail.com

RESUMO

Esse estágio tem como objetivo mostrar como é importante utilizar o gênero fábulas no ensino fundamental, por serem textos breves e com uma linguagem bem acessível, acaba sendo uma ótima ferramenta para auxiliar os professores em sala, tanto para resolução de conflitos e também para a alfabetização e crescimento pessoal das crianças em todos os aspectos.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO DO ESTÁGIO                                                                                                                                 

RESUMO

INTRODUÇÃO

03

04

06

1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

2. CRONOGRAMA DAS ASTIVIDADES

3. RELATÓRIO DESCRITIVO – Atividades Desenvolvidas

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS                                                                                                                              

ANEXOS

 Folha de assinaturas (PROTOCOLO DE ENTREGA AO PROFESSOR)

07

09

10

12

13

14

17

INTRODUÇÃO

A realização do estágio na área de formação é muito importante para que se possa assimilar toda a teoria aprendida em sala de aula com as práticas vivenciadas em sala de com os alunos. Aprende-se mais com as vivências do que apenas com as teorias passadas pelos professores, pois teremos contatos com muitas situações que muitas vezes os professores não conseguem transmitir em sala, podendo aprender formas de soluciona-las por nos mesmos. O estagio é uma continuação do aprendizado em sala de aula com mais riquezas de detalhes para que  assim nos tornemos profissionais com excelência nos trabalhos realizados e no desenvolvimento dos futuros alunos. Nesse estagio de Educação Fundamental I que vou realizar no colégio michelangelós no período de 23/03 á 20/04/2015, onde quero entender qual a contribuição do gênero fábulas para a formação das crianças, como devem ser aplicadas e observar como as crianças interpretam esse modo de ensino, pois são textos curtos interessantes e cheios de ensinamento para a vida.

.

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

O Colégio Michelangelo´s existe há sete anos, seu nome foi uma homenagem ao pintor Michelangelo pelo qual a proprietária tem grande admiração, a proprietária da instituição é a Fabíola Sanguino Pastro, cuja formação é na área de Pedagogia, fez pós em Didática de Ensino Superior, Educação Infantil e Gestão Educacional, ampliou seus saberes, enquanto atuava na área de educação como pedagoga.

O Colégio está situado no bairro Vila Arens II, na cidade de Jundiaí. Pertence a uma comunidade de classe média alta, por esse motivo os materiais educacionais são bem mais apropriados para atingir a exigência dos pais de alunos que ingressão no colégio, pois estes detêm conhecimentos e quer uma educação de qualidade, porém sempre pensando no ‘vestibular’ ou Exame Nacional do Ensino Médio, para ingressar nas melhores Universidades do País.

O bairro onde o colégio está situado é misto, constituído por residências e estabelecimentos comerciais, como fica próximo ao centro comercial de Jundiaí, torna-se valorizado e prestigiado, criando expectativas da qualidade local e da qualidade de todos os serviços ali prestados.

A escola atende não apenas moradores da comunidade local, mas também das cidades vizinhas como Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.

Segundo a coordenadora pedagógica, o local é muito bom tanto para todos os funcionários da escola quanto para os alunos e seus pais, pois é um lugar de fácil acessibilidade e tranquilo, pois os moradores próximos à escola são pessoas amigáveis e prestativas, porém não interferem nas atividades da escola.

A instituição está estabelecida em uma casa adaptada, não tendo as características comuns às grandes escolas de Ensino Fundamentais públicas ou privadas, mas contem todos os ambientes necessários para os desenvolvimentos dos alunos.

O colégio atende o ensino fundamental I e II no total de cem crianças sendo um cadeirante. São doze alunos por sala e possui cinco salas que pela manhã é utilizada por alunos de sexto a nono ano e no período da tarde por alunos de primeiro a quinto ano, as salas são pequenas, mas a mobília em boas condições e adequado à faixa etária, mas não são adaptadas ao cadeirante. Os demais ambientes da escola são compostos de: sala de informática, cuja utilização serve para atividades diversas, sala de professores, cozinha/cantina, refeitório, sala de vídeo, recepção/coordenadoria, sanitários e um pequeno pátio, onde ocorrem as aulas de Educação Física e brincadeiras nos horários livres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (781 Kb)   docx (721.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com