TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fracasso escolar

Por:   •  28/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  982 Visualizações

Página 1 de 2

Esta atividade busca uma análise da seguinte reflexão: Alfabetização e Letramento: a realidade da alfabetização no Brasil.

Em minha opinião, as 3 principais causas do fracasso escolar são:

- Má aplicação do dinheiro público;

- Professores despreparados;

- Alunos desinteressados.

Realizando a leitura do texto da Magda Soares: “Letramento e Alfabetização: as muitas facetas” e com outras pesquisas realizadas, é de muita clareza que o fracasso em alfabetização nas escolas brasileiras vem ocorrendo insistentemente há muitas décadas. E é através de avaliações estaduais e nacionais, como por exemplo, o ENEM, que identificamos os altos índices de desempenho precário, e que de certa forma as crianças estão sendo letradas nas escolas, e não estão sendo devidamente alfabetizadas.

Com base nisso, a primeira principal causa em que opinei no inicio do trabalho, percebo que estou errada, pois sabemos que há muita corrupção no país relacionado à saúde, educação e assistência social mas a discussão relacionada a esse assunto é a dificuldade no uso da língua escrita e sua aprendizagem. E que o problema não está no não saber ler e escrever, mas no não domínio de competências de uso da leitura e da escrita.

 As outras duas causas citadas sobre o fracasso escolar, acaba uma sendo interligada a outra, pois muitos professores estão despreparados e até mesmo desmotivados devido a falta de interesse dos alunos.

Evidente que em muitos casos as condições não são favoráveis, como salário ruim, infraestrutura das escolas não são das melhores nem as mais adequadas,  mas isso não justifica a prestação de um serviço de má qualidade  onde muitos professores não preparam aula e ministram sem planejamento e com isso não atraem a atenção dos alunos. Isso sem falar na violência recorrente nas escolas.

Os professores ainda insistem em metodologias de ensino ultrapassadas, não tem interesse em se qualificar e muito menos desenvolver as potencialidades, habilidades e talento de seus alunos, pois o que ensinam não tem aplicabilidade para a vida.

Pais, professores, alunos e todos os envolvidos na educação deveriam reavaliar a postura que cada um está adotando, pois não adianta colocar a culpa uns nos outros. O futuro e o ambiente que desejamos cada um fazendo a sua parte terão progresso e sucesso para um futuro favorável para qualquer profissão.

BIBLIOGRAFIA

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. 2003.pg.5-17. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf> Acesso em: 28 mar 2015.

MATOS, Eloiso Alves. Pais indiferentes e alunos desmotivados. 2014. Disponível em: <http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/131943/Professores-insatisfeitos-pais-indiferentes-e-alunos-desmotivados.htm> Acesso em: 28 mar 2015.

FOTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com