TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Teóricos e metabolológicos na educação infantil

Por:   •  26/6/2017  •  Resenha  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O ser humano nasceu para aprender, descobrir e apropriar-se dos conhecimentos, desde os mais simples ate os mais complexos, a esse ato de busca, de troca, interação e de apropriação, e que se chama educação ,e uma ação conjunta entre as pessoas que cooperam ,comunicam-se e comunga do mesmo saber. A infância é época que surge inúmeras potencialidades e habilidades, onde o descobrir, imaginar, recriar e associar desenvolve fisicamente, enquanto brinca a criança ainda poderá auxiliar no controle da agressividade e em suas convivências diárias. Um brinquedo pode se transformar em ferramenta facilitadora para que a aprendizagem ocorra. Atuação do professor como mediador, explora esse momento de forma consciente, direcionando todas as atividades de maneira a estimular a aprendizagem, valorizando não só o resultado da atividade lúdica, mas a própria brincadeira, o simples ato de brincar, a experiência vivida e as descobertas realizadas durante todo processo pedagógico.

O lúdico exerce uma influencia positiva em todas as fases do desenvolvimento infantil, inclusive na escola, e momentos de se conhecer e de oportunidade de conhecer os outros também. Infância tem como uma necessidade relativamente importante, tanto quanto comer e vestir, fazendo parte da essência da criança, deve ser sem duvida, uma ação prazerosa na educação infantil. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim com grande importância do processo de ensino-aprendizagem na fase da infância. Pode-se dizer que a atividade lúdica funciona como um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, portanto apartir do brincar desenvolve-se a facilidade, o desenvolvimento social, cultural e pessoal que contribui para uma vida saudável.

Acreditamos que a Educação Lúdica esta longe de ser só uma simples brincadeira ou passatempo, e uma atividade inerente à criança que leva o ser humano ao encontro do conhecimento, da socialização e do desenvolvimento do seu caráter.

A importância do Lúdico na Educação Infantil

Atualmente observa que, boa parte das crianças brasileiras enfrenta um cotidiano bastante adverso que as conduz desde muito cedo as precárias condições de vida ate ao trabalho infantil entre outros também. Percebemos que a educação não e tratada por um órgão somente, e fragmentada, consta-se que a um maior numero de creches particulares, devido á privatização e á transferência de recursos públicos para setores privados. Todas as crianças, porem suas situações de socialização, condições de vida, tempo de escolarização, brincadeiras e de trabalho são diferentes. A etapa histórica em que vivemos, marcada pelo avanço tecnológico cientifico e por mudanças ético-sociais, apresenta os requisitos necessários para que a Educação Infantil dê um salto no sentido de compreender a criança como sujeito social e, portanto, um sujeito com direitos. A educação atua no processo de auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento de todas as potencialidades, na perspectiva de contribuir para formação de crianças saudáveis e felizes.

Ainda convém lembrar que, contemplar o cuidado na educação infantil significa compreende-la, ou seja, cuidar de uma criança em um contexto educativo em demanda de integração e de vários campos e áreas pedagógicas, com instrumento que extrapolam todas as dimensões. Porem, para cuidar e preciso construir um vinculo entre quem cuida e quem e cuidado, estar comprometido co sua singularidade e solidariedade e capacidades necessárias. O cuidar tem como significado, na maioria das vezes, realizar as atividades voltadas para os cuidados primários, como higiene, sono e alimentação. Para o bom aprendizado e imprescindível que haja riqueza e diversidades sejam elas voltadas as brincadeiras, que a instituição possa oferecer em uma intervenção direta. Alegoricamente, brincar é uma ação que ocorre no plano e imaginação, isto implica que aquele que brinca tenha domínio da linguagem simbólica. Podemos dizer que e preciso haver diferença entre a brincadeira e a realidade imediata no conteúdo a realizar-se. Com essa peculiaridade há imitação e imaginação no plano das emoções e das ideias de uma realidade anteriormente vivenciadora.

Além disso, para que uma criança assumi um determinado papel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com