TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil

Por:   •  6/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)

Aula 01

  1. Disserte sobre a construção da concepção de Infância e qual a sua visão sobre essa fase.

R:

A concepção da infância dos dias atuais é bem diferente de alguns séculos atrás.  É importante salientar que a visão que se tem da criança é algo historicamente construída, por isso é que podem perceber o sentimento da de infância ao decorrer do tempo.

 O que hoje pode parecer uma aberração, como a indiferença destinada a criança pequena, séculos atrás era algo absolutamente normal. Por isso a estranheza que se causa na humanidade nem sempre viu a criança como um ser particular, e por muito tempo foi tratada como um adulto em miniatura.

Na minha visão a criança é um ser particularmente especial, temos que dar atenção aos nossos pequenos, porque através de nós que aprendem o certo ou errado, a infância é o primeiro passo de aprendizagem nos precisou entender as crianças um pouco mais e também o que elas podem aprender desde cedo.

Aula 02

  1. Destaque as principais ideias dos pensadores abaixo e busque exemplos de suas contribuições na prática escolar atual:
  • Froebel (1782–1852)
  1. Ideias pedagógicas:

A educação baseia-se na evolução de atividades da criança;

As atividades espontâneas adquirem um desenvolvimento verdadeiro;

Para que o crescimento físico, metal e social, variaram-se nas atividades construtivas;

Na educação infantil o brinquedo é fundamental;

Os currículos escolares devem estar baseados nas atividades e interesses, desde o crescimento até a fase infantil;

O futuro desenvolvimento da raça depende exclusivamente da educação das mulheres;

A humanidade ainda esta em processo de desenvolvimento para ele a educação é a melhor solução futura

 

     b) Contribuições na prática pedagógica atual:

 A grande contribuição à educação atual é que reside em seus estudos e aplicações,              praticas a cerca do jardim de infância, aos quais é considerado o indicador. Reformar educacionalmente de primeira grandeza o professor universitário, com experiência e trabalhos práticos, enfatizou a importância da criança, destacando atividades estimuladas e corrigidas.  

  • Montessori (1870-1952)
  1. Ideias pedagógicas:

Suas ideias foram, a Casa da Bambini, escola sem lugar marcado, matérias didáticas produzidas por ela, como, exercícios para vida cotidiana; material sensorial; material de linguagem; material de matemática, material de ciências; material de conteúdo adulto.

  1. Contribuições na prática pedagógica atual:

Propõe a criança desenvolver a totalidade de sua personalidade e não somente as capacidades intelectuais, ainda fornece a criança uma grande espontaneidade. Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria e assim faze-la de acordo com suas necessidades individuais. Cada criança trabalha em seu ritmo.

  • Célestin Freinet  (1896– 1966)
  1. Ideias pedagógicas:

Seu principal objetivo era desenvolver a educação popular, que não depende de tantos recursos. Acreditava no potencial criativo, questionar e investigar as crianças, por isso as incentivava num potencial participativo , valorizava o conhecimento pratico, as descobertas e o tratamento experimental.

Ele acreditava que o material didático pronto, não tinha nada a ver com a realidade da criança, acreditava e valorizava a criança em todos os aspectos, físico, intelectual, biológico, social e afetivo.

  1. na prática pedagógica atual:

Contribuições

Algumas teorias de Celestian foram incorporadas pela educação infantil hoje, como por exemplo, o desenho livre, as aulas passeio, livro da vida, as rodas de conversas. Muitas de suas influências de pratica pedagógicas na educação infantil e seus princípios são incorporadas nas escolas.

Para ele o professor ganha nova figura, é considerado o detentor do saber. Outra inovação foi o computador da época, que através dele as crianças puderam registrar seus trabalhos, e os professores aos poucos foram divulgando os trabalhos e seus alunos e trocando ideias com outros professores. Ele proporcionou aos alunos que eles escrevessem sem medo aquilo que viesse na cabeça, isto hoje pode ser percebido em algumas praticas de incentivo e escrita espontânea.

Jean Piaget (1896– 1980)

  1. Ideias pedagógicas        

 Suas ideias estão presentes em vários colégios do mundo, suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadão, criativos, e críticos. De acordo com ele, os professores não devem pensar só em ensinar, mas a orientar os educandos no caminho de aprendizagem autônoma.

  1. Contribuições na prática pedagógica atual:

Grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio logico matemático, que é fundamental na escola, mas não pode ser estimulado, depende da estrutura do conhecimento da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com