TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Metodologia

Por:   •  20/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Se continuarmos a pensar que a única função de um professor é apenas “ministrar aulas”, ficaremos parados no tempo, pois essa função pode ser substituída aos poucos pela tecnologia, uma que ela se renova todos os dias, então cabe ao professor uma nova forma de aprendizagem, se renovando constantemente, sem perder o seu valor.

Uma proposta curricular tem como objetivo, além de conhecer o sistema escolar, como também transformá-lo, seja por uma visão administradora, pedagógica ou política.

Olhando para LDBS podemos perceber que todos foram aperfeiçoadas, não sofreram nenhuma alteração quanto a estrutura das relações sociais, ou seja, a escola ainda é uma ferramenta controlada pelo Estado.

Quando se fala em transformação do sistema de ensino, queremos dizer trabalhar para construir condições que possibilitem uma brecha com a produção de ensino e aprendizagem atual.

Para que uma produção de ensino de resultado é preciso um trabalho coletivo de todos os profissionais que atua no sistema, ou seja, diretores, coordenadores e assim por diante.

Porém, para que todo esse trabalho tenha um segmento é necessário que todos os trabalhadores da educação obedeçam as diretrizes e as condições estabelecidas.

Já a nova LDB delega as responsabilidades para a sociedade civil, a família e o Estado.

Entende-se melhor classificando em níveis, 1º Escola; 2º Município; 3º Estado; 4º Nível Nacional.

Nota-se então que todos têm responsabilidades, ou seja, a formação do magistério será coerente com a Proposta Curricular na medida em que forem transformadas.

Com relação ao planejamento, vale reforçar que se referem mais a uma postura que se deve ter frente ao processo de trabalho. Sem planejamento o trabalho em equipe não tem sentido e fica caótico.

Se tratando de disciplina, a Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, essas deverá seguir as orientações das demais áreas como Sociologia da Educação, Filosofia da Educação e Historia da Educação. Cabe então ao profissional da educação, desenvolvem-la de forma clara e objetiva suas avaliações e suas metodologias.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com