TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Metodologia de Ciências

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

Faculdade Anhanguera de Guarulhos

[pic 1]

Fundamentos e Metodologia de Ciências

Professor: Raphael

Andrea Almeida de  L. Santos         RA: 4268848481

Jacirene Fernandes Batista             RA: 4605895853

Jessica Evangelista da Silva           RA: 3776740985

Rosângela Melanias Furlanes         RA: 3776775397

Tamyres Melanias dos Santos        RA: 3776775518

[pic 2]

,

Pedagogia

7º C – Noturno

Guarulhos, 19 de Março de 2015.

 Introdução

Conhecimento científico é tudo que adquirimos e absorvemos pelas maneiras de aprendizagem, estes podem ser adquiridos ao decorrer da vida ou através de estudos específicos. Este tem como finalidade estudar a realidade de maneira exata, assim difundindo o conhecimento sobre determinado assunto ou espécie, se tornando lei universal ate que novas descobertas por meios científicos provem o contrário.

A educação escolar precisa refletir e se preocupar mais com os conhecimentos científicos desde os primeiros anos do ensino fundamental, pois igualmente às outras disciplinas é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, auxiliando-os a ler e compreender o mundo e o funcionamento da natureza.

Ao ensinar ciências desde os primeiros anos escolares e a forma que ela é ensinada, pode facilitar a compreensão e trazer significado ao aluno, para que ele possa ampliar seu universo de conhecimento. Os professores precisam criar condições reais para que seus alunos desenvolvam habilidades, resolvendo problemas e respeitando o mundo em que vivem.

1. A Ciência no Ensino Fundamental. Construção do conhecimento científico na escola.

Os professores precisam considerar a importância do estudo das ciências nos anos iniciais do ensino fundamental e devido às dificuldades em abordar conteúdos relacionados a esta disciplina, assim acabam levando os alunos a memorizar o conteúdo, o que não contribuirá muito em sua formação, pois ao evitar esse contato e compreensão dos conceitos físicos, estará impedindo seus alunos de construir seu conhecimento.

O estudo das Ciências desde as séries iniciais pode facilitar o interesse e entendimento por esta disciplina, fazendo com que a criança tenha contato com situações do cotidiano. É necessário inserir atividades experimentais, utilizando-as de uma forma que os alunos compreendam os conceitos físicos durante o processo de ensino-aprendizagem, instigando os alunos, motivando-os e despertando o interesse em saber mais sobre a disciplina, contribuindo para seu desenvolvimento. Para Piaget, uma criança entre 7 e 10 anos entender o abstrato se torna complicado enquanto que o concreto auxilia em seu desenvolvimento cognitivo.

Sabendo que é da natureza da criança questionar, testar e propor soluções, sendo assim o professor deve aproveitar essas características e atuar como mediador entre a experimentação espontânea e a científica, para que eles possam se tornar mais críticos e reflexivos diante de situações, auxiliando em sua formação. Proporcionar atividades que elas possam explorar os conhecimentos da física, poderá entender e se situar melhor no mundo. O uso atividades que envolvem o lúdico também é importante, contribuindo para um ensino contextualizado, facilitando o entendimento de uma forma concreta.

1.1. “Como desenvolver experimentos científicos nas series iniciais do ensino fundamental”.

Nos dias atuais podemos observar que nas escolas de Ensino Fundamental, em especial da rede pública tratam da física e fenômenos relacionados à natureza com pouco interesse nas series iniciais. Os professores tendo essa disciplina para desenvolver com seus alunos, dão pouca importância para conceitos relacionados à física, as atividades trabalhadas parecem ter somente a função de ocupar as crianças no período escolar.

Podemos observar que há várias formas de fazer com que atividades de experimentos científicos tragam contribuições para o ensino de ciências. Nesse sentido, acredita-se que atividades experimentais baseadas em situações-problema possam fazer com que simples experimentos sejam trabalhados como atividades investigativas. Isso exige que o trabalho investigativo dos alunos assuma variadas formas que possibilitem o desenvolvimento de distintas ações cognitivas, como a manipulação de materiais, questionamentos de atividades, aprenderem a lidar com erros, a observação na pressão e comunicação, verificação das hipóteses levantadas, tornando críticos para determinadas situações cotidiano. 

Com isso, os professores devem se instruir cada vez mais, buscar conteúdos e informações novas, experimentos de fácil acesso, onde envolvam todos os seus alunos e instigam a vontade de descobrir coisas novas por cada um deles. Sendo assim, todos juntos poderão enriquecer o mundo de descobertas e compreensão da natureza.

1.2. Iniciação científica nas séries iniciais. 

Física para crianças: Abordando conceitos físicos a partir de situações problema.

O texto de Moço (2014) aborda sobre o desenvolvimento de experiências científicas com crianças, onde relata que, quem convive ou leciona para os anos iniciais do ensino fundamental sabem que os pequenos não cansam de perguntar e esta é uma forma que utilizam para conhecer o mundo. Como fez a professora Inês do 1º ano da Fundação Bradesco, que transformou seus alunos em pequenos cientistas, o que lhe rendeu o troféu de Educação Nota 10 no Prêmio Victor Civita de 2008, mostrando como o conhecimento científico explica problemas do dia-a-dia.

Moço (2014) ressalta que, ao ensinar Ciências nos anos iniciais, deve-se respeitar a faixa etária porem não significa substituir os termos científicos ou deixar os textos com diminutivos esperando que as crianças entendam melhor. Pois, no trabalho de pesquisa pode incluir a leitura em livros e revistas antes mesmo de as crianças saberem ler, sendo também uma atividade de alfabetização, a prática contribui para que todos aprendam a buscar informações específicas.

Desenvolvendo uma pesquisa, tendo como foco a abordagem da física nos anos iniciais, procurando saber: quais são as contribuições da utilização de situações-problema como metodologia para a abordagem de temas relacionados à física em aulas de ciências em salas dos anos iniciais? O estudo envolveu crianças, com idade entre 7 e 10 anos, e utilizaram situações-problema que evolvam atividades experimentais para oportunizar aos alunos um contato direto com o concreto através de possíveis manipulações de experimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (438.8 Kb)   docx (344.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com