TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos em gestao da educação

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE PEDAGOGIA

ADRIANA SILVA DOS SANTOS - RA:6791440285

INGRID WALESKA MARQUES ROJAS - RA:4211718166

ROSICLER LOURENÇO DOS SANTOS - RA: 4211802770

ROSIMARA FERREIRA DE OLIVEIRA - RA: 4472880858

Fundamentos da Gestão em Educação

PIRITUBA

2015

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96) no artigo 12, inciso VI, estabelece uma perspectiva nova, ou seja, um novo olhar de Planejamento Participativo, que dá autonomia para que as escolas definam suas regras, fazendo com que pais, alunos, professores e gestores possam participar de decisões coletivas, contribuindo para a melhoria do ensino.

A educação vive um novo tempo, em que a autonomia e participação tornam-se um marco que sustenta um novo contexto onde a sociedade Neoliberal, que nos rege através do Mercado de trabalho nos deixa claro que nossos alunos necessitam de um bom preparo para que possam competir com igualdade, onde os despreparados estão em situação inferior de trabalho ou fora dele.

Essas práticas diagnosticam as supostas causas que criam situações problemas na escola interferindo no desempenho escolar do aluno.Com esse diagnóstico se torna preciso uma reflexão com participação dos alunos dos alunos, professores, gestão pedagógica e funcionários, onde se busca inovação, pois, na elaboração do plano de intervenção as ações têm de estar voltadas para os problemas diagnosticados.

Tendo em vista maior comprometimento da equipe escolar e da família do aluno, vê-se a necessidade crescer ouvindo as analises feitas por olhares diferentes, como os responsáveis que participam diretamente da vida do aluno, mas não estão envolvidos na dinâmica escolar.

Espera-se que os esforços sejam vistos com o amadurecimento emocional e intelectual dos alunos envolvidos.

A educação está ganhando espaço, promovendo melhorias na qualidade de ensino nas escolas públicas. Assim faz-se necessário que todos os integrantes deste processo, participem das decisões da escola, devendo-se, esclarecer, que os estudantes conheçam como a escola trabalha para atendê-los, se o desempenho escolar está insatisfatórios ou não, como as dificuldades de aprendizagem de cada um, fazendo reflexões de suas práticas pedagógicas e reconhecendo a importância de todos nas decisões, aprendendo a rever posições do grupo ou mesmo individuais, a ação dos funcionários não-docentes, o compromisso e a atuação dos pais e da comunidade e seus respectivos papeis, sem esquecer-se de um fator importantíssimo, o trabalho da gestão como gerenciador da dinâmica educacional de ensino.

Esse Gestor deve ter domínio científico e tecnológico do processo de produção da aprendizagem e apropriação da informação de caráter administrativo, legal e burocrático, permitindo e fundamentando uma participação efetiva no processo decisório. Respeitar a ética profissional e ter determinação em transformar a realidade da educação.

Tem que perceber o real conteúdo das propostas e das práticas educacionais no sistema de ensino, com ação transformadora, para que possa formalizar no papel intenções e propostas de ação com a reflexão crítica para a tomada de decisão com mais direção e qualidade, saber aceitar contribuições e ter o hábito de acompanhar o que acontece em relação a educação no País, Estado ou Região. Para que possa atingir seus objetivos, tem que conhecer profundamente o Sistema de Ensino em todos os seus níveis e aspectos, de acordo com a comunidade que está inserida construindo cidadãos com pensamentos críticos com base para questionar o Sistema, havendo assim uma mudança da escola para a comunidade, tornando-a uma aliada na luta por uma mudança. Deverá ter em mente que, ele estará trabalhando todo um processo de aprendizagem em um conceito sócio-político cultural, tendo que conhecer todo o processo da educação, para que possa questionar o que acontece dentro da escola, não aceitar só porque a ordem vem de cima, saber que pode e deve lutar por uma educação de qualidade, que realmente faça a diferença. Sendo assim o educador tem que ter vontade, conhecimento e sobre tudo comprometimento. Direção, coordenação, professores, funcionários e alunos juntos prestem atenção e reflitam sobre os erros, acertos, dificuldades e sucessos para que possam perceber oportunidades de melhoria e dialogando com todos os membros da hierarquia a construção de uma prática pedagógica que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com