TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos historicos da educação no Brasil

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

                                                                       

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

CURSO: PEDAGOGIA – UEM

               

               Fundamentos Históricos da Educação no Brasil

             

                        A história da educação no Brasil 

Educação, é um fenômeno observado em qualquer sociedade que compõem e envolve os processos do ensinar e do aprender.  Responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. O período em que o Brasil foi incluído no processo de educação escolar foi entre o século XVI ao XVIII. Assim, do ponto de vista da linguagem, o processo de colonização brasileiro abarca, de forma articulada, mas não homogênea ou harmônica, os três momentos de acordo com a tese de Saviani que segundo ele o processo civil se assentava em três pilares e são eles; colonização,educação e catequese.

 É nesse contexto de colonização desvinculada da acumulação capitalista, e com forte articulação da nobreza com a igreja católica, que se processa as primeiras ações educativas na colônia brasileira. Isso permite compreender, entre outras coisas, a estreita simbiose da educação com a catequese, que foi utilizada como estratégia ideológica que buscava acentuar as semelhanças e apagar as diferenças, num processo de aculturação e de dominação cultural baseado nas práticas institucionalizadas (as escolas) e não institucionalizadas. Esse desenrolar político deve vários resultados econômicos, entre os quais a redução da estratégia econômica à exploração colonialista e a inexistência do protencionismo industrial. Assim, diferente da França e da Inglaterra, o colonialismo português não contribuiu para o processo de acumulação capitalista deste país, antes serviu como obstáculo. Recapitulando, a educação colonial compreende 4 fases, e estes são eles; período heróico, período racio studiorum, período pombalino e período joanino.

 Período heróico ocorreu de  1549 a 1570 que corresponde a produção de Pe. Manuel da Nóbrega, onde se destaca a preocupação pedagógica com as especificidades da colônia. Período racio studiorum; ocorreu entre 1570 a 1759 que expressa a aplicação dos ideais, valores e práticas, presentes no plano geral de estudos da Companhia de Jesus, organizado pela ordem religiosa através da análise das práticas educacionais consideradas positivas nos colégios já implementados por esses religiosos. A base filosófica desse plano geral é o tomismo, centrada numa visão essencialista de homem. Nessa fase se delineia a vertente religiosa da Pedagogia Tradicional Brasileira. Período Pombalino ocorreu entre 1759 a 1808, este circunscreve a reforma pombalina e expressa a influencia do iluminismo no pensamento da elite portuguesa e o surgimento do Estado como Ente responsável pela educação pública. Esse momento representa o fechamento dos colégios jesuítas no Brasil e a introdução das aulas régias que deveriam ser mantidas pela Coroa através do subsídio literário (aprovado em 1772). Essa iniciativa não logrou êxito por vários fatores entre eles: a escassez de mestres; a através da denominada Viradeira de Dona Maria I e o isolamento cultural português que temia que a educação difundisse os ideais de emancipação nacional. Período joanino; de 1808 a 1822 que representa a vinda da família real para o Brasil, como consequência do bloqueio continental decretado em 1806 por Napoleão, nesta época surgiram os insuficiência de recursos financeiros; o cenário político primeiros cursos superiores nas colônias mas eles se limitavam ao interesse da burocracia se se impregnava em solo brasileiro.

  O Método pedagógico de Lancaster e a instituição do estado nacional brasileiro

 O método mútuo teve sua origem na Inglaterra, no final do século XVIII, sendo posteriormente adotado na França e em outros países europeus, chegando à América Latina na primeira metade do século XIX. Seus precursores foram Andrew Bell e Josefh Lancaster. Andrew Bell dividiu com Lancaster o mérito de serem os criadores deste referido método, no entanto, Bell e Lancaster iniciaram as suas atividades separadamente. O primeiro começou a aplicação do método mútuo em Madras, no ano de 1789, em uma escola instituída pela Companhia das Índias Orientais para os filhos dos soldados britânicos. O segundo empregou o seu método a partir de 1798, na Inglaterra, mais especificamente em Londres, ao criar uma escola para crianças pobres.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (201.2 Kb)   docx (85.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com