TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR

Por:   •  8/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR

PORTFÓLIO – CICLO 3

BELO HORIZONTE

2021

Pedagogia não escolar

Característica do campo de atuação

Perfil do Pedagogo

Desafios

Rua

Crianças e adolescentes em situação de rua.  É o trabalho que permite o confronto entre o mundo objetivo e a singularidade de cada trabalhador. Acreditam na mobilização coletiva e na força da palavra tentam trazer o máximo possível de pessoas para a discussão.

O profissional geralmente tem um olhar mais voltado ao social, se autodenominam se como trabalhadores sociais. Esse educador, em constante formação e transformação, em contato com a dinâmica das relações sociais em que vive na rua, na escola, tem, no histórico de sua formação, um compromisso com a militância social e política. Ao mesmo tempo, tem suas práticas atreladas a instituições, também marcadas por um histórico de disciplina e de enquadramento da população de rua.

Um dos desafios é atravessado por diversas questões do contexto social, a falta de êxito na proteção dos sujeitos atendidos é motivo para a sensação de fracasso e de desânimo quanto à continuidade do trabalho. Os profissionais que atendem há esse publico desenvolvem também o sofrimento mental por estarem num fio tênue entre a precariedade das políticas públicas, das tentativas de reinserção social desta população e das formas de luta nos movimentos sociais em defesa das crianças e adolescentes, em especial dos meninos e das meninas de rua.

Hospitalar

Este trabalho caracteriza - se por educação especial realizado com diferentes atividades e por atender crianças e adolescentes internados, recuperando a criança num processo de inclusão oferecendo condições de aprendizagem.

O profissional deve ser criativo explorar os espaços, podendo assim realizar dinâmicas de teatro, propor maneiras e materiais alternativos na confecção de jogos e brinquedos.

Um dos maiores desafios é em relação ao lidar com o lado emocional, pois se lida diretamente com o sofrimento e futuras mortes. Em vários hospitais não existem esse apoio, esse direito é negado a quem deveria poder usufruir.

Abrigo

O ambiente tem a missão de ser um espaço de convivência similar ao residencial, no qual os acolhidos institucionalmente se sintam seguros, cuidados e possam crescer, enquanto os problemas que os levaram ao acolhimento são tratados e resolvidos para que, assim possam ser reinseridos nos seus antigos lares.

Profissional é responsável por promover um espaço que seja educativo em todas as suas esferas, contendo um olhar mais humanizado para transformar a realidade institucional em um espaço de desenvolvimento sensível, significativo e de qualidade para todos. Além de oferecer um trabalho multidisciplinar com a equipe técnica, relação compartilhada das responsabilidades com os cuidadores e interação dialógica com crianças e adolescentes.

O desafio de lidar com histórias de sofrimento, com o apego excessivo com determinada criança/adolescente que saía recentemente da instituição e com outras limitações humanas.

Envelhecer

O pedagogo que atua nestes espaços precisa estar em sintonia com os profissionais especialistas em geriatria, para que ambos realizem um trabalho multidisciplinar que vise o bem-estar físico, mental, social e educativo da pessoa idosa. Geralmente utilizam atividades mais lúdicas para despertar interesse nesse publico.

Geralmente o pedagogo possui um perfil mais criativo e dinâmico para desenvolver projetos educativos voltados para manter a memória saudável da pessoa idosa, com dinâmicas de grupo, contação de histórias, leitura, pintura, trabalhos manuais, etc. De acordo com esses projetos pode ter uma melhora significativa na qualidade de vida desse idoso

O desafio pode ser o desinteresse em fazer alguma atividade planejada pelo pedagogo. E necessário conhecer bem seu público, respeitando suas particularidades e limitações, porque se for proposto algo que desmotivem em qualquer ocasião, provavelmente criarão mais resistência em querer fazer novas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com