TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Escolar

Por:   •  1/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO

ANGÉLICA FRANCISCA DA SILVA CLAUDINO - 8641277596

APARECIDA DE SOUZA BUDRI – 8408122345

CRISTINA APARECIDA RIBEIRO SANTANA - 8208828780

GLEICE DE SOUZA BRANDÃO – 8492220226

PALOMA FELIX DE ASSIS PASCOAL – 8226960217

STEFANIE SANTOS DE MORAIS – 9902009531

6ºA - NOTURNO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Parte 1 e 2

ORIENTADORA: Prof.ª Me. Marinês Lopes Fernandes Meneghete

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016

RESENHA CRÍTICA

Aspectos políticos da descentralização

Quando pensamos em autonomia podemos logo associar com grandes acontecimentos históricos no Brasil, que reivindicou mudanças ao eleger um novo Presidente da República e até lutar por depor o qual estava no poder naquela época, são aspectos de uma população que exigiu seus direitos e até participar das políticas públicas de uma forma direta.

 A participação democrática na escola é uma questão importante na educação e prevista por lei. Porém, cabe á própria instituição de ensino, fazer transparecer e funcionar a autonomia necessária para o projeto pedagógico.

A valorização democrática foi alcançada por meio de muitos anos, através de muitos protestos, a fim de que as decisões começassem a ser tomadas de forma descentralizada. No texto, segundo Cartaxo (2001), “a descentralização configura-se numa estratégia para garantir a unidade e autonomia do país. ”

Autonomia escolar – para uma gestão democrática

 A autonomia se dá por meio de um processo de interdependência (podendo ter autonomia para algumas coisas, mas não para regras já pré-estabelecidas por algum poder superior), buscando sempre uma identidade. Esse processo deve se dar dentro do espaço escolar. Cabe a escola, a partir daí, dar capacidade e do envolvimento aos membros dali participantes.

 É construída por aqueles que fazem parte dela, unidos no mesmo propósito, algo que será construído naturalmente com a ajuda de todos, cada um fazendo sua parte, não ditar suas próprias regras, mas em conjunto com a comunidade local trocando experiências e apontando estratégias para que aja mudanças satisfatórias para todos assim poderá se atingir objetivo principal que é estabelecer e por fim se tornar uma escola de qualidade onde todos podem desfrutar dela.

Escola democrática: autonomia> democracia> cidadania> parceria.

Portanto, é importante que se crie as condições necessárias para que isso ocorra de forma funcional, melhorando e solucionando problemas pedagógicos, administrativos e financeiros, processos que exigem participação e colaboração mútua acerca das decisões tomadas.

Dimensões da autonomia

Dimensão pedagógica: baseia-se na atividade pedagógica educacional. O seu papel é de trazer o sentido necessário ao Ensino de qualidade, trazendo maior autonomia para escola.

Dimensão administrativa: Deve vir como facilitador do processo pedagógico. O sistema burocrático prejudica os trabalhos educacionais feitos com autenticidade.

Dimensão financeira: mecanismo que garante a utilização de recursos de forma correta, dando ênfase aos planejamentos, buscando solucionar situações problemáticas do dia a dia, relatados por comunidade, alunos e professores.

Vantagens de uma escola autônoma

A autonomia é algo positivo e imutável dentro da educação brasileira. Com ela é possível construir um espaço educacional baseado na democracia, onde as práticas escolares e os projetos pedagógicos são constituídos de modo descentralizado.  Com a participação geral dos membros envolvidos no ambiente, é possível descobrir e encontrar as melhores soluções para os problemas corriqueiros em busca do Ensino de qualidade.

Com uma escola democrática pode se alcançar grandes objetivos, pode ser percebido que alguns gestores acabam não sendo adepto a uma escola autônoma por medo do abandono do poder público.

O poder público deve estar integrado a escola, mas a gestão e escola pode andar juntos no mesmo propósito para atingir ganhos no âmbito escolar e formar cidadãos, esse é um dos papeis da escola, não esperando que as políticas públicas façam isso, e ter certeza do seu papel na sociedade.

As grandes vantagens de uma escola autônoma são as melhorias no sistema de ensino, maior conscientização do uso financeiro e como usa-los, experimentar novos caminhos para o uso da criatividade, participação de todos, funcionários e comunidade, capacitação na tomada de decisões para a melhoria da educação atingindo seus objetivos que é alcançar um ensino de qualidade.

A escola é lugar de esperança, lugar de formar cidadãos críticos e com autonomia, juntos falando a mesma língua e respeitando suas diversidades pode-se alcançar cada vez mais uma educação para todos.  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

Pettene, Hélio e Secchim, Deneci Nascimento. Repensando a gestão da escola pública: tendência para uma organização autônoma. Faculdade Capixaba de Nova Venécia. Disponível em

Acesso em:

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO

No dia 5 de setembro de 2016, visitamos a Escola Estadual Professora Ana Consuelo Garcia Peres, situada no bairro de Diadema. A escola atende o público de fundamental II e Ensino Médio.

 Ao chegarmos na escola fomos recebidos cordialmente pela diretora Rute, que nos esperava para realizar a entrevista. Essa, por sua vez afirmou que a escola se baseia no PPP para o fundamento das ações e decisões. No Plano Político e Pedagógico que nos foi apresentado, foi possível observar que os planos didáticos e dos projetos escolares tem como foco principal o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (323.5 Kb)   docx (157.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com