TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão em Espaços Não Escolares

Por:   •  25/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.435 Palavras (18 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 18

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

z


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        REGIMENTO ESCOLAR        9

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        10

4        PLANO DE AÇÃO        12

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

6        REFERÊNCIAS        16


INTRODUÇÃO                  

                   

       Ainda na atualidade ,oferecer uma educação de qualidade tem sido grande desafio, apesar das varias leis criadas no intuito de melhorar esse quadro, o pais ainda enfrenta grandes dificuldades. Muitas das vezes por falta de estrutura nas escolas, por falta de especialização ou de valorização dos professores,dentre outros.

       E preciso levar em consideração que a educação e aprendizagem não e papel exclusivo do professor “[...] a aprendizagem deve ser um compromisso politico e social numa comunidade global, constituindo uma forma de participação politica e democrática” ( ESTEVÃO,2013, p.23). Sendo assim, todos devem estar empenhados para proporcionar uma educação de qualidade.

       Nesse processo uma boa gestão se faz de suma importância, pois irar direcionar quais projetos serão executados na escola, quais as prioridades e posições a serem assumidas em cada situação. Levando em conta que para que ocorra um trabalho satisfatório, as decisões não devem ser tomadas apenas pelo o diretor, deve haver uma gestão democrática.

        Para que ocorra uma gestão democrática, todos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem tais como professores, funcionários, alunos, responsáveis, dentre outros devem participar da tomada de decisões na escola, não havendo exclusões e melhorando a qualidade do ensino.

       E importante que a escola tenha um projeto politico pedagógico e um regimento escolar, que dará base para o trabalho durante todo o ano letivo, especificando conteúdos, projetos a serem trabalhados, além da função de cada um no ambiente escolar.

       Esse estagio tem como finalidade aproximar o acadêmico a ter contato direto com a realidade escolar, com o objetivo de realizar as observações sobre a gestão, o trabalho exercido pelos os coordenadores uma visão ampla da parte organizacional e a compreensão da estrutura escolar.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

       O artigo tem como objetivo refletir as atribuições do pedagogo na organização do trabalho escolar e extraescolar. Este profissional pode atuar em empresas e hospitais desenvolvendo projetos educativos pois se trata de um individuo preparado para alargar um trabalho de educação com qualidade de acordo com todo conhecimento e formação que o mesmo adquiriu em graduação e em cursos, levando sempre em consideração a legislação vigente.

      O tema referente a formação e área de atuação dos pedagogos vem ocupando espaços nos estudos de pesquisadores e profissionais da educação e, em especial nos meios de comunicação do pais.

      Há algumas décadas, acreditava-se que depois de concluída a formação inicial, o profissional da educação estaria preparado para atuar pelo resto de sua vida, porem a visão atual mudou de forma significativa.

      A educação do século XXI deve acompanhar o processo de mudanças que a sociedade exige como contribuição para formação de um novo sujeito. A formação dos professores configura-se num desafio que tem a ver com o futuro da educação e da própria sociedade brasileira, e diante das mudanças ocorridas na politica em nosso pais, mas do que nunca há a necessidade de construção de um projeto politico e educacional, voltado para uma formação que se efetive em bases consistentes teoricamente solidas e fundadas nos  princípios de qualidade e relevância social. Essa formação, ao ser compreendida e trabalhada numa perspectiva de constante reflexão sobre a natureza do ser professor e os aspectos que permeiam a identidade docente, vem se consolidando a partir da formação de um professor que atue profissionalmente, de maneira significativa e transformadora.

      Faz-se necessário saber que o campo de trabalho do pedagogo não se limita mais as escolas. Antes a pedagogia era restrita as series iniciais e a determinadas funções na escola. Hoje pode ser uma aliada em outras áreas, nas quais os pedagogos se inserem em equipes multidisciplinar. As possibilidades são as mais variadas: organizações sociais, brinquedotecas, desenvolvimento de materiais e metodologias para a educação a distancia e ate empresas e hospitais.

       De acordo com o dicionário Aurélio de língua portuguesa, o vocábulo “formação” deriva do latim formatione e tem o sentido de formar , construir num processo de interação e transformação de conhecimentos. O educador Paulo Freire (1996) já se referiu a formação como “um fazer permanente que se refaz constantemente na ação.” A formação não se da por mera acumulação de conhecimentos, mas constitui uma conquista tecida com muitas ajudas: Dos livros, mestres, das aulas, das conversas entre professores, da internet dentre outros.

      Garcia (1999) contribui para essa reflexão ao enfocar que a formação pode adotar diferentes aspectos, de acordo com o sentido que se atribui ao objeto da formação , ou a concepção que se tem do sujeito.

      Diante dos desafios atuais no campo da educação com transformação na legislação, mutação do currículo dos cursos de pedagogia, muitas polemicas giram em torno desses cursos de qual seria sua função neste momento.

      O educador percebe que conduta pedagógica não e só promover a autoaprendizagem de seu aluno fora da sala de aula, mas também ele próprio vivenciar novas experiências e caminhar para novas descobertas de suas habilidades e competências  fora da abrangência escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com