TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão escolar

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRNACIONAL

UNINTER

ELISÂNGELA ROCHA DE SOUZA, RU: 1137872, TURMA: 2016/07

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO EDUCACIONAL – FORMAL E INFORMAL

LINHAES/ES

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRNACIONAL

UNINTER

ELISÂNGELA ROCHA DE SOUZA, RU: 1137872, TURMA: 2016/07

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO EDUCACIONAL – FORMAL E INFORMAL

Relatório de Estágio Supervisionado: Gestão Educacional – Formal e Informal: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia – Segunda Licenciatura do Centro Universitário Internacional UNINTER.

LINHAES/ES

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

KFDKFKFKSDFKS

2 INFORMAÇÕES SOBRE À ESCOLA ESTAGIADA

2.1 Identificação da Escola Estagiada

        O Estágio Supervisionado de Gestão Educacional – Formal e Informal foi realizado no Centro Educacional Infantil Municipal “Branca de Neve”, situada à rua dos Jasmins, nº 323, no Bairro Jardim Laguna, CEP 29.904-340 na cidade de Linhares no Espírito Santo. Os contatos da escola são por telefone: (27) 3373-6588 e e-mail: ceim.brancadeneve@linhares.es.gov.br.

        A escola estagiada atende na modalidade de Educação infantil com turmas de 02 (dois) à 05 (cinco) anos e em 02 (dois) turnos: Matutino – das 7 horas às 11 horas com 75 (setenta e cinco) alunos atendidos e Vespertino – das 13 horas as 17 horas com 76 alunos atendidos, fazendo um total de 150 (cento e cinquenta) alunos atendidos na escola estagiada. Dentro deste atendimento existe dois alunos de três anos matriculados que são altistas e para este atendimento a escola conta com apoio de Monitoras contratadas pela Secretaria de educação do Município de Linhares/ES

        O Estágio Supervisionado de Gestão Educacional – Forma e Informal realizado na escola estagiada aconteceu entre os dias 25 (vinte e cinco) de setembro à 05 (cinco) de agosto do ano de 2016 das 13 horas às 17 horas.

2.2 Concepção Pedagógica da escola Estagiada

        Segundo o Projeto Político Pedagógico da escola estagiada, essa instituição de ensino foi fundada no dia 13 de maio de 1983.

        O PPP do CEIM “Branca de Neve”, sob o aspecto de organização curricular inclui competências, conteúdos e suas perspectivas, formas de tratamento e orienta-se pelos valores regidos pela Lei 9394/96, é fundamentada no interesse social, aos direitos e deveres do cidadão, ao bem comum e à ordem democrática. Valores esses que fortalecem o vínculo de família, de solidariedade humana, de tolerância recíproca, conforme bem sintetiza o artigo II da resolução nº 3/98, do Conselho Nacional de Educação, formando cidadãos críticos, pensantes, questionadores e acima de tudo, solidários, com respeito por si mesmos e pelo outro.

        Com a leitura do PPP, pude perceber que para essa instituição de ensino o aluno dever ser o centro do processo de aprendizagem, por isso, a escola precisa e é alegre, cativante, unida, imparcial, justa e valorizada pelos professores, funcionários da escola e pais. Realiza trabalhos atraentes e agradáveis, pois o aluno envolvido emocionalmente aprende mais e melhor por isso toda equipe escolar tem a consciência de serem solidários pois esta é uma característica essencial do ser humano, para compreender e ser compreendido. Sendo assim, a comunicação é o caminho para a compreensão. Dessa forma, através de uma educação de qualidade, torna-se possível compreender as necessidades sociais.

        A metodologia adotada pela escola estagiada está baseada no construtivismo interacionista, que tem seus expoentes em Jean Piaget e Lev Vigotsky. Dessa forma, a escola torna-se um espaço de promoções das condições necessárias para o desenvolvimento máximo possível dos comportamentos intelectuais, sociais e valorativos que devem ser o eixo condutor de todas as crianças. Por isso, cabe a cada professor desta instituição fomentar sua formação buscando estar atualizado com os saberes necessários para compreender de modo crítico as relações entre a prática social e a educação, portanto, a formação do educador do CEIM “Branca de Neve” abrange o saber, saber ser e o saber fazer, respeitando as etapas de crescimento de cada criança que gradativamente cada criança irá perceber-se e consequentemente perceberá os outros, permitindo-se acionar seus recursos, desenvolvendo sua total autonomia. Então percebe-se que segundo a visão dessa instituição o professor deve através do lúdico, organizar seu planejamento diário, o espaço e o tempo para as crianças brincarem e que em seus planejamentos de aulas sejam de forma objetiva e atraente, utilizando uma linguagem clara e compreensível para os alunos, bem como o uso de diferentes recursos didáticos e/ou tecnologias, respeitando a idade seus alunos no desenvolvimento dos projetos  e acolher os alunos com carinho em clima de respeito pessoal.

        Nesta visão de respeito, a instituição estagiada considera a inclusão principalmente das crianças com necessidades especiais uma garantia do seu direito, a ser implementada desde os primeiros anos de vida e para isso o CEIM “Branca de Neve” conta com a participação da instituição, da família  e também da própria criança, em um espaço conjunto de aprendizagem compartilhada, assumindo uma função educacional, social, cultural e política, garantindo dessa forma, além das necessidades básicas (afetivas, físicas e cognitivas) essenciais ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, promovendo a oportunidade de convívio com a diversidade e singularidade, da participação do aluno e pais na comunidade de forma direta, flexível e acolhedora.

        Através de uma conversa muito produtiva com a Diretora do CEIM “Branca de Neve”, Elizete Margem Constâncio em seus longos 27 anos de experiência na área educacional e um ano nesta escola, pude perceber que a concepção de gestão que a escola estagiada adota é totalmente aberta, participativa, inovadora. Tanto a comunidade escolar, quando sociedade estão totalmente inseridos no contexto desta escola, pude perceber também nos dias em que estive nesta escola o quanto a participação dos pais na escola é um fato verídico e com essas atitudes todos ganham, alunos, comunidade escolar, sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com