TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão escolar

Por:   •  23/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  2.114 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa A

Na Biblioteca Virtual você encontrará o livro “Gestão Educacional” de Helena Leomir de Souza Bartnik, faça a leitura do capítulo 3 “Concepções de gestão escolar” (pág. 73 a 102).

Após a leitura do capítulo sugerido, realize a Atividade I.

Atenção: O prazo para entrega dessa atividade é até o dia 30/06

Etapa B

Após a leitura do capítulo do livro indicado, você deverá assistir ao filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, que reproduz um contexto sociocultural e escolar dos anos de 1950, que tem como referência uma concepção de gestão escolar. Ao assistir o filme, relacione-o com os princípios de gestão autoritária e democrática pesquisados na etapa A.

Após assistir ao filme, realize a Atividade II.

Atenção: O prazo para entrega dessa atividade é até o dia 30/06

Ao final da disciplina, esperamos que você atinja ao objetivo estabelecido, refletir sobre os princípios da gestão democrática na escola.

Bons estudos!

Caro aluno, abaixo temos um guia com instruções que ajudarão você a realizar o envio de arquivos dentro de uma Tarefa.

IMPORTANTE

Embora, dentro do guia as instruções se refiram ao envio de Atividades, os passos mostrados são os mesmo quando se referem à subir um arquivo dentro de uma Tarefa.

A gestão escolar tem um papel fundamental na educação, pois por seu intermédio pode-se observar os problemas da escola em todo seu conjunto, o que possibilita uma visão estratégica que por meio de ações integradas tem o potencial de desencadear um processo formativo junto aos alunos.

A gestão autoritária tem o poder centralizado na década de 1970, no regime autoritário.

Onde a ditadura foi influenciando na maneira de administrar às escolas e gerir a educação básica, pois a gestão autoritária se faz presente em algumas unidades escolares até os dias de hoje.

Esse tipo de gestão é burocrática e focada em questões administrativas, pois a equipe gestora é responsável pelo encaminhamento didático pedagógico e administrativo, onde se percebe que muitos coordenadores, diretores, tem alguns vícios que vieram desde a época da ditadura militar, onde se torna difícil de estabelecer uma nova dinâmica na gestão da escola, com a gestão autoritária.

Pois sendo assim, se torna a pouca participação das pessoas e a centralização do poder.

Em consequência o papel principal da escola que a dimensão pedagógica, fica abandonado em um longo período, e em algumas escolas até os dias de hoje.

Com a gestão democrática, que se fortaleceu na década de 1980, foi o processo de redemocratização do país.

Foi um período que começa a instituir a abertura política, pois tivemos 25 anos de uma ditadura muito rígida, onde deixa as consequências até os dias de hoje.

Quando começa a abrir o sistema na década de 1980, com eleições de novos prefeitos, onde essa transformação se abrange para a área da gestão educacional, começa a se pensar em várias maneiras de se instituir uma gestão democrática na escola de educação básica.

Onde defende a passagem de uma administração escolar centralizadora para uma gestão escolar democrática.

Pois em uma gestão democrática não existe alguém que é mais ou é menos, existem pessoas com responsabilidades diferentes.

Como dizia Paulo Freire, “somos iguais nas diferenças”.

Ou seja, não existe um ser humano melhor que o outro, é diferente nas nossas responsabilidades, é o que se espera em uma gestão democrática.

Com essa percepção de uma gestão democrática para uma gestão autoritária, demanda uma serie de mudanças na gestão da escola, pois mexe com a questão de descentralizar o poder, para que assim todos possam participar de gestão da unidade escolar.

Antes quem fazia o projeto da escola, quem determinava como a escola iria se organizar ou não era o diretor de maneira isolada determinava o projeto e todos deveriam seguir.

Quando se faz uma gestão para o lado democrático o diretor não é mais o centro do processo, pois o processo todo é compartilhado com a participação de toda a comunidade escolar, como a comunidade local, de acordo com a legislação atual.

Cujas características são: - Consolidar seu trabalho, pela competência e não pelo cargo, pela articulação do coletivo, onde conquista seu espaço pela justiça, conhecimento, compromisso, companheirismo.

A gestão democrática deve ser compreendida de forma onde todos devem trabalhar em plena comunhão no cotidiano escolar; e espera-se do gestor o compromisso com a construção e a realização desse trabalho compartilhando com todos os que estão envolvidos as ideias como também os ideais. Porque a escola deve ser vista como um lugar privilegiado onde se possa construir o conhecimento e onde temos a base das relações humanas, onde não só há a produção de conhecimentos, mas também como inseri-las neste novo mundo que nos faz exigências cada vez maiores, onde os cidadãos precisam ser participativos e criativos em todos os fragmentos da sociedade.

Essa gestão organiza o funcionamento da escola em todos os aspectos; políticos, administrativos, financeiros, culturais, artísticos, tecnológicos e incluindo os de ordem pedagógica, deixando clara às suas ações.

Uma gestão democrática tem algumas características e as principais são:

Priorizar o desejo da maioria, observando e discutindo com a comunidade escolar o que for necessário. O diretor como mediador, e não como dono da verdade. Construção coletiva e consciente na sociedade que pretendemos. Permitir a garantia do direito à educação. Definir metas em conjunto, que permitam alterações; que sejam discutidas sempre que haja necessidade.

Como líder pedagógico, cabe ao diretor estar atento ao trabalho de cada professor, incentivando e orientando. O que se observa, na maioria das vezes, é que a relação diretor-professor, não é tão próxima. Com isso não se tem uma relação interpessoal de boa qualidade o que ocasiona dúvidas nas realizações dos projetos.

As relações interpessoais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com