TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão escolar

Por:   •  21/1/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.783 Palavras (12 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 12

 FACE - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO DE PESQUISA














INCLUSÃO DIGITAL NO AMBIENTE ESCOLAR:
Dificuldade do professor no domínio da tecnologia







MICHELE DOS SANTOS GONÇALVES






Valença – Ba.
2013


MICHELE DOS SANTOS GONÇALVES









INCLUSÃO DIGITAL NO AMBIENTE ESCOLAR:
Dificuldade do professor no domínio da tecnologia



Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para conclusão do curso de Pedagogia da FACE (Faculdade de Ciências Educacionais), orientado pela professora Maria Lima dos Santos. 














Valença – Ba.
2013


SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 04
2 OBJETIVOS 05 
2.1 Geral 05
2.2 Específicos 05
3 QUESTÕESNORTEADORAS 06
4 JUSTIFICATIVA 07
5 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 08
5.1 A importância da inclusão digital no ambiente escolar 08
5.2 Desafios do professor com a inclusão digital 09 
5.3 Mudanças que devem ocorrer no processo ensino aprendizagem através da tecnologia 10
5.2 Mecanismos para tornar a inclusão digital mais ativa no ambiente escola r 10
5.5 Funcionamento do laboratório de informática na escola 11
6 PROCEDIMENTO METODOLÓGICO 13
7 CRONOGRAMA 14
8 ORÇAMENTO 15
9 REFERÊNCIAS 16
















1 INTRODUÇÃO 

Este projeto de pesquisa será realizado na Escola Municipal Angelina Garcia Avena no município deItanagra, para coleta de dados na turma do 6º ano do ensino fundamental e professores de diferentes disciplinas que atuam na escola. Com a finalidade de conhecer a real situação em que a escola está inserida ao se deparar com propostas de utilização de recursos tecnológicos.

Percebe-se através dos relatos de professores expondo a grande dificuldade no domínio da tecnologia, com isso torna-se impossível utiliza-la como método pedagógico, já que segundo eles não encontram apoio por parte de poder público, na realização de cursos preparatórios. Os alunos também reclamaram por não ter acesso à informática na escola, onde o laboratório fica fechado e os computadores parados por falta de profissionais qualificados para expandir a inclusão digital ao educandos.

Desta forma, busca-se entender que as tecnologias de rede precisam fazer parte do cotidiano escolar, a valorização do aprendizado através das mídias digitais, varias formas de pensar e interagir através dos meios de comunicação e informação como parte do processo de aprendizagem. 

Tais tecnologias necessitam ser apropriadas e entendidas pelos professores, que fazem um papel fundamental neste processo. Através de uma interação por parte dos educadores, com os recursos tecnológicos eles acabam por interagir com a realidade que o aluno está inserido.


4
2 OBJETIVOS 


2.1 Geral


Analisar a importância da inclusão digital no ambiente escolar, expondo as dificuldades encontradas pelos professores e anlunos em dominar a tecnologia. 


2.2 Específicos

Avaliar a necessidade da inclusão digital no ambiente escolar :Identificar os desafios encontrados pelos professores com a inclusão digital:
Descrever as mudanças que devem ocorrer no processo ensino aprendizagem através da tecnologia;
Analisar o que pode ser feito para tornar a inclusão digital mais ativa na escola;
Verificar a situação do laboratório de informática da escola.












5
3 QUESTÕES NORTEADORAS


-- Qual a necessidade da inclusão digital no ambiente escolar?
-- Quais os desafios encontrados pelo professor com a inclusão digital?
-- Quais as mudanças ocorridas no processo ensino aprendizagem através da tecnologia?
-- O que pode ser feito para tornar a inclusão digital mais ativa na escola?
-- Qual a situação do laboratório de informática na escola?
























6
4 JUSTIFICATIVA

A inclusão digital tem sido tema de muitos debates nos últimos tempos, analisando o crescimento da informatização dos serviços oferecidos à sociedade atual, cada vez mais se busca a necessidade de agregação dos cidadãos nesse modo de vida. Ao acontecer o uso desses recursos tecnológicos, eles devem ser apropriados de meios onde a tecnologia da informação e comunicação se direcione para fazer valer a inclusão dos indivíduos neste contexto. Deste modo, a escola se apresenta como ambiente capaz de fazer imergir tais tecnologias a serviço de uma metodologia de ensino a favor da interação dos alunos nesta sociedade da informação anulando, assim, as diferenças sociais não pertinentes a esse processo. 
Ao se utilizar diferentes mídias que colaboram para a apropriação de um ambiente de comunicação, ocomputador e seus inúmeros recursos destacam-se como ferramenta de acesso apoiado por diferentes programas sociais do governo.
Baseado nestes conceitos o presente trabalho tem por objetivo apresentar o tema inclusão digital no ambiente escolar como uma ação educacional que envolve o professor, ao capacitar-se para apropriação e ideal uso de recursos tecnológicos, e o aluno como sujeito no espaço de interação e comunicação de novas formas de colaboração, interatividade, conhecimento e cidadania.
Em grande parte das escolas publicas a situação dos laboratórios e informática é lastimável, alem das aulas serem muito superficiais, alguns estão parados por falta de equipamentos ou pessoas capacitadas para operá-los.










7
5 REFERENCIAL TEÓRICO 

5.1 A importância da inclusão digital no ambiente escolar

O caminho da inclusão digital é longo, não podemos negar, desafios são normais e imprescindíveis para sermos motivados e para que, a cada ultrapassagem de obstáculos consigamos ser, de fato, a diferença em um processo inclusivo.
Para apresentarmos a conceitualização de inclusão digital, a dimensão da proposta de inclusão, citamos as palavras de Teixeira onde ressalta que:

[...] Assim, propõe-se o alargamento do conceito de inclusão digital para uma dimensão reticular, caracterizando-o como um processo horizontal que deve acontecer a partir do interior dos grupos com vista ao desenvolvimento de cultura de rede, numa perspectiva que considere processos de interação, de construção de identidade, de ampliação da cultura e de valorização da diversidade, para a partir de umapostura de criação de conteúdos próprios e de exercício da cidadania, possibilitar a quebra do ciclo de produção, consumo e dependência tecnocultural. (TEIXEIRA, 2010, p. 39).

Através deste entendimento, percebe-se a dimensão acerca da apropriação dos recursos tecnológicos, seja no âmbito escolar ou mesmo no cotidiano do aluno. É necessário saber que incluir digitalmente é disponibilizar a tecnologia e fazer dela um instrumento de ensino e até mesmo de possibilidade de inclusão social. Com isso podemos dizer que além de englobar uma questão sociopolítica cultural, o acesso à internet possibilita extrapolar os muros da escola em busca de conhecimento, que se caracteriza pela preocupação em organizar ações buscando a melhoria do ensino aprendizagem.
Almeida (2000: 79), estudioso do assunto, refere-se ao computador como “uma máquina que possibilita testar ideias ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo em que permite introduzir diferentes formas de atuação e interação entre as pessoas.” Sendo, por conseguinte, um equipamento que assume cada vez mais diversas funções. Como ferramenta de trabalho, contribui de forma significativa para uma elevação da produtividade, diminuição de custos e uma otimização da qualidade dos produtos e serviços. Já como ferramenta de entretenimento as suas possibilidades são quase infinitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com