TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da profssionalização dos professores

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

História da profissionalização dos professores de educação Infantil no Brasil

Falar da profissionalização e formação dos professores de educação infantil  é falar de algo tão antigo quanto atual.

No período colonial, por volta de 1549, chegam ao Brasil os padre jesuítas, com eles tem-se o início da história da educação no País. Transmitiram segundo Fernando de Azevedo (1963, p.93), "quase na sua integridade, o patrimônio de uma cultura homogênea, a mesma língua, a mesma religião, a mesma concepção de vida e os mesmos ideais de homem culto".

A educação feminina nesta época era restrita às boas maneiras e às prendas domésticas e à elite cabia a preparação para o trabalho intelectual segundo o modelo religioso.

No inicio ate a metade do século XVIII, o trabalho educacional e de catequese da Companhia de Jesus entra em decadência. O Marquês de Pombal que comanda Portugal de 1750 a 1777, compra varias brigas para fortalecer seu governo absolutista. a maior delas é contra a companhia de Jesus. Em 1759 Pombal expulsa os Jesuítas do Império Português, de suas colônias e , consequentemente do Brasil. Desmanchando o sistema de ensino que havia sido construído em dois séculos.

Após a expulsão dos Jesuítas , a educação brasileira é organizada pelo Estado pela primeira vez . Os professores, concursados, são pagos pelo governo que determina a proibição de livros jesuítas e já cobra impostos e faz leis. Um novo método de ensino é criado. Na escola, estudam filhos de fazendeiros, senhores do engenho, militares e outras  autoridades.

 O objetivo da formação não é o ingresso na faculdade. sem instituições de ensino superior, estudantes mais ambiciosos precisam ir para instituição europeias.

A partir de 1824 a maioria das mulheres é educada pelas mães ou amas e aprender a ler, alem de serem treinadas nas prendas domesticas.

Em 1827 à uma revolução na escola, a primeira Lei Geral de Ensino cria colégios nas vilas e cidades mais populosas do Império e dá acesso as salas de aula também às meninas. Um novo método de aprendizado é difundido: o ensino mutuo, no qual o professor orienta os melhores alunos (monitores),que repassam conhecimento  a outros alunos

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com