TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Por:   •  14/2/2020  •  Abstract  •  7.191 Palavras (29 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 29

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

a) Identificação da Unidade Escolar

Colégio Evolução – Código CIE: 154573

Rua: Francisco Maria Luiz, 424

Guará/SP - CEP: 14.580-000 - Fone: 16- 3831-3655 / 16-3831-4805

b) Identificação da Entidade Mantenedora

Cooperativa de Ensino da Região de Guará – CERG

Rua: Francisco Maria Luiz, 424

Guará/SP

CEP: 14.580-000

Fone: 16- 3831-3655 / 16-3831-4805

CNPJ: 01.470.057/0001-17 em

c) Regimento Escolar

Publicado no DOE em 13/05/2008

Alterado em 03/03/2009

c) Cursos Mantidos / Habilitações Profissionalizantes

Autorização

Suspensão Temporária

Encerramento de Atividades

ATO

PUBL.

ATO

PUBL.

ATO

PUBL.

ENSINO FUNDAMENTAL

Portaria do Delegado de Ensino de 28/01/1997

DOE

30/01/97 Página 12

ENSINO MÉDIO

Portaria do Delegado de Ensino de 28/01/1997

DOE 30/01/97

Página 12

INTRODUÇÃO

        O Colégio Evolução nasceu com um ideal definido por sua natureza. Por ser uma cooperativa de ensino, a essência do trabalho deve necessariamente se reportar a um projeto-pedagógico que valorize a cooperação.

        Esse marcante ideal conduz a uma perspectiva mais humanizadora, quer na sua filosofia, quer na sua prática. Em uma visão educacional mais progressista, identifica-se com uma abordagem integradora e cultural.

        O conhecimento que compõe o currículo do Colégio Evolução é desvendado e construído pelo estímulo à busca, à comparação, à crítica, à iniciativa e à criação. Isso exige respeito à pluralidade e à diversidade da forma de viver, pensar e sentir, que evidencia as diferenças individuais. A escola propõe-se, portanto, a desenvolver um projeto político-pedagógico para o coletivo, considerando a individualidade. Acredita-se que essa forma de conhecer, de estudar e de interpretar uma idéia, um fenômeno, um acontecimento provoca a unidade entre o conhecimento escolar e a vida cotidiana, ao exercitar ações democráticas de ouvir, entender a posição do outro, argumentar, concordar e discordar. Essa abordagem integradora do ensino valoriza a diversidade e a prática democrática deve, necessariamente, ter uma postura didática flexível, para atender às exigências de ritmo, de interesse e de motivação.

        A metodologia parte da prática, utilizando-se de estratégias instigantes e problematizadoras, além de recursos tecnológicos estimuladores e facilitadores, com o objetivo de fomentar no aluno o desejo de aprender para intervir, aprimorar e inovar.

        A forma e o conteúdo valorizados pelo professor, nesta escola, estão subordinados aos objetivos gerais: desenvolver a tolerância, contribuir para cultura da paz, valorizando sobremaneira o conhecimento cidadão ao reportar-se a problemas emergentes da realidade: questões ambientais, trânsito, discriminação social, importância da vida saudável, violência, entre outros.


            A prática e as experiências ocorridas nas aulas devem repercutir na participação ativa do aluno na vida social, política e cultural da sociedade. O registro

da memória escolar da comunidade, do grupo e de todas as outras vivências significativas servirão, dessa forma, como suporte de elemento histórico para as próximas gerações.

A avaliação será uma somatória das sínteses, das experiências diárias acumuladas, que culminarão em uma ampliação da aprendizagem, criando uma intimidade entre conhecimento / cultura / solidariedade.
Na relação professor-aluno, o saber de cada um e suas experiências são respeitadas reciprocamente. As relações interpessoais são aprofundadas e o aluno é estimulado a participar da construção do seu conhecimento.

A divisão de responsabilidade e o comprometimento coletivo alimentam a formação de cidadãos efetivamente capazes de intervir na construção desta sociedade mais justa e solidária.

Um projeto político-pedagógico dessa natureza exige uma proposta de formação de professores contínua, com acompanhamento e atendimento constantes do Coordenador Pedagógico. Cabe ao Coordenador fomentar, com textos, artigos, publicações e materiais técnicos, a atualização e o enriquecimento do trabalho do professor.

Linhas Básicas do Projeto Político Pedagógico da Escola

O Projeto pedagógico da Escola é o Instrumento que define a missão da escola, a visão do homem, de sociedade, de currículo, de aprendizagem, de avaliação, de conduta ética e moral, os direitos e deveres de toda a comunidade escolar, nesta perspectiva é a doutrina da escola. Ele norteia a ação, a realidade desejada, que, por sua vez, pressupõe a transformação. Transformação esta que dependerá da ousadia da Equipe Escolar e da postura dos educadores num repensar da educação e de sua própria caminhada.

As crenças que dão identidade ao Colégio Evolução

  1. Crença na educação

A educação no Colégio Evolução baseia-se na humanização, na responsabilidade, na democracia, na criatividade, no espírito crítico e na autonomia. Esses fatores são fundamentais à formação de cidadãos inovadores, solidários e comprometidos com o bem comum.

  1. Crença no aluno

O aluno possui luz própria e pode desenvolver livremente o seu potencial, mas também é orientado para suas responsabilidade. È importante que ele compreenda que há normas a serem seguidas na Escola e na Sociedade e, assim, prepare-se para superar os desafios que surgirão em toda a sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.3 Kb)   pdf (300.8 Kb)   docx (847 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com