TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão Escolar

Por:   •  23/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Inclusão Escolar

Escolhi a reportagem sobre o ator Ariel Goldenberg, ele tem 32 anos atuou no filme “Colegas “contando as aventuras de três jovens com síndrome de Down. Esse filme chama atenção sobre o fato da inclusão intelectual na sociedade, começando pela escola.

A presença de alunos com deficiência intelectual nas escolas convencionais estão cada vez maior com isso essas escolas tem a obrigação de se adaptar para um processo novo em seu projeto pedagógico.

Segundo Ariel quando ele estudava ainda prevalecia o conceito de crianças com algum tipo de deficiência (visual, motora, auditiva) deveriam estudar em instituições exclusivas para dar assistência a suas necessidades e não em uma escola convencional. Para a mãe de Ariel ela achava melhor que ele estudasse em uma escola que seguia o ritmo dele quando criança. Em outro caso Rita uma pessoa com a mesma deficiência que Ariel, ela relata que todas escolas que sua mãe procurou recusaram fazer sua matricula pois quando estudava era comum recusar matriculas para pessoas especiais, e só conseguiu em uma escola particular aos 12 anos com muito esforço. Rita já maior de idade para continuar os estudos a mãe dela precisou se matricular e assistir as aulas e as provas com a filha. Quando estava na sétima série Rita percebeu que o ritmo estava rápido demais pra ela que trocou a escola regular para uma especial onde conheceu Ariel.

Para Edna dos Santos mãe de Leticia, de 7 anos aluna de uma escola da rede Pública, ela diz que nunca matriculou sua filha em uma escola especial e que a evolução de Leticia em uma instituição especial não seria tão boa quanto na escola regular, para ela a convivência com outras crianças só traz vantagens. A professora de Leticia relata que ela é muito independente e resolvida que sua deficiência não é motivo para ser poupada das regras da escola e que ela precisa se sentir igual aos demais.

A escola inclusiva e preparada pra tal apoio pedagógico ainda não está presentes em todas as unidades escolares, muitas ainda não tem a capacidade de receber um aluno com alguma deficiência, em alguns casos as escolas até recebem pessoas com necessidades especiais, mas não tem o suporte adequado para ensina-los. Como também no caso de Lenin que foi matriculado em uma escola particular que não foi o que os pais esperavam para educação do filho que para eles Lenin aprendeu mais com o IPad do que na escola, ele ficou retido com crianças mais novas, o que acontece muito nas escolas não preparadas para educação inclusiva, por eles não acompanharem as demais crianças da mesma idade. Por esse caso que muitos pais deixam de matricular seus filhos em escola convencional e optam por uma escola especial onde seus filhos aprendem de acordo com suas necessidades e evoluem.

É direito de toda criança, adolescente ou adulto ter educação e seja ele qual dificuldade tiver, e todos são iguais perante a lei. Para uma escola inclusiva ela deve ser adequada a criança com certas necessidades, tendo profissionais adequados. A escola deve respeitar os limites do educando e desenvolver integração social na comunidade em que vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com