TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervenção Escolar - Patrimônio Público

Por:   •  9/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

1 - APRESENTAÇÃO

A violência que os alunos executam nas escolas públicas já vem sendo matéria nos noticiários a muito tempo. Entretanto ações efetivas para minimizar os problemas pela falta de cuidados com o Patrimônio Público Escolar não ocorrem.

Assim está acontecendo na Escola de Educação Básica Santa Lúcia, a depredação que sobre diariamente gera custos e deve ser barrada com a mudança do comportamento hostil identificado em parte de nossos alunos.

É sabido que para manter a estrutura física de uma escola em ordem, é necessária a participação de todos os integrantes da comunidade escolar. Portanto é elaborado esse projeto de intervenção com o objetivo de atuar junto com os alunos e comunidade escolar na idéia de desenvolver conciência e valorização pelo Patrimônio Público, mantendo a integralidade física e cultural da escola e logo levando os indivíduos a legitimarem seu papel na comunidade.

2 - JUSTIFICATIVA 

A Escola é um Patrimônio Público com todos os seus bens materiais, pertencente a todos da sua comunidade escolar, mas o sentimento de valorização desse patrimônio não está inato em nossos alunos.

Muitas escolas públicas enfrentam uma grande batalha contra a depredação do patrimônio, essa realidade não é diferente na Escola de Educação Básica Santa Lúcia. O cotidiano escolar se depara no descaso com as carteiras e cadeiras, onde são alvos de cortes e rabiscos, ultimamente apelando com palavrões e desenhos obcenos. Os rabiscos começaram a chegar as paredes. Nos banheiros não há mais acentos de privadas, e os rolos de papel higiênicos vivem intupindo as privadas. Esses são os exemplos de depredação que estão presentes diariamente, mas há outros que acontecem com menos frequêcia, esses não serão citados neste momento.

Até agora a escola executa uma boa conversa em grupo advertendo as más condutas. Quando encontrado o autor do ato agressivo, o que raramente acontece, há punição, esta é concertar o que foi quebrado.

Observando que os atos agressivos contra o Patrimônio Escolar está aumentando, há a necessidade de uma intervenção. É preciso desenvolver ações educativas e eficazes, que despertem nos alunos atitudes de conscientização em relação a preservação do patrimônio Público Escolar.

O desafio lançado aos docentes e grupo gestor é buscar formas mobilizar os alunos a vivenciarem valores e princípios construtivos. Os alunos devem saber que são parte da escola e depreda-la estão prejudicando a si mesmo e o próximo. Eles são cidadões e tem o direito de conviver em um ambiente limpo, organizado e sociavel.

3 - OBJETIVOS

3.1 - GERAL

Atuar junto com os alunos na conservação do ambiente ao qual estão inseridos e ainda incentiva-los a adotarem atitudes de conscientização, preservação e valorização do Patrimônio Escolar.

3.2 - ESPECÍFICOS

  • Refletir sobre as consequências causadas pela degradação do Patrimônio Escolar;
  • Relatar experiências vivenciadas a partir da não preservação;
  • Preservar e valorizar o  Patrimônio Escolar.

4- PÚBLICO ALVO 

O público a ser trabalhado inicialmente será as turmas do Ensino Médio Inovador, por estarem em período semi integral na escola, eles são os alunos que usufruem por mais tempo da escola.

A Assistente Técnica Pedagógica é a pessoa mais indicada para cordenação e execução do projeto, com o auxilio do corpo docente.

5 - METAS A ATINGIR 

        Fazer com que os alunos se sintam parte da escola, e conscientiza-los para a preservação do Partimônio Escolar sem a necessidade de punições.

Ter um ambiente de ensino mais agradável a todos.

6 - METODOLOGIA 

Tentar despertar o sentimento de pertencimento, onde será realizado um resgate histórico, questinando os alunos em quantas pessoas da família ou conhecidos já estudaram na escola.

Ingadar os alunos de como eles gostariam que a escola fosse fisicamente.

Elaborar um vídeo com fotos mostrando como está a sala de aula no inicio e no fim da aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com