TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Estagio Obrigatório I Pedagogia 3 Semestre

Por:   •  18/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este relatório tem a finalidade de apresentar meu Estágio Obrigatório I – Educação Infantil, realizado na concedente Escola Tonton De Educação Infantil Ltda, no município de Caxias do Sul RS, onde a administração escolar e o corpo docente administrou, organizou e lecionou, estratégias de trabalho para beneficiar a todos, colocando meus conhecimentos em sua escola e me transmitindo experiências com as horas ministradas presencialmente no seu estabelecimento. Ao conhecer um pouco mais sobre a educação infantil na escolar percebi que todo conteúdo assimilado em nosso curso, foi de extrema importância para assimilar de uma forma mais segura, como a equipe docente deve auxiliar no trabalho para que todos caminhem numa mesma direção. As escolas deverão estabelecer como norteadores e fundamentadores de suas ações pedagógicas e de convivências os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum. Para todo profissional que quer realmente exercer uma profissão, o estagio é uma etapa muito importante, pois ganhamos experiências. Quando estagiamos podemos realmente vivenciar o que é um ambiente escolar e é nesse ambiente que conseguimos mudar o futuro dos alunos confiados a intermediadores do saber. De acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e bases), o estágio supervisionado é uma exigência da educação Nacional n° 9394/96 nos cursos de formação de docentes. Conforme Oliveira e Cunha (2006), o estágio supervisionado é uma atividade que auxilia o aluno a adquirir a experiência profissional que é relativamente importante para a inserção no mercado de trabalho. O principal objetivo na realização do estagio foi compreender como o Trabalho Educação Infantil pode ser realizada de forma organizada e a importância da atuação do corpo docente(professores) como facilitador das práticas pedagógicas e da harmonia dos trabalhos da escola, em todo seu funcionamento. Os Professores da educação infantil têm o desafio de democratizar os saberes e as práticas dentro da escola, procurando envolver todos os sujeitos, o educador também é um profissional que investe no processo de desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita aprender. Os Professores tem também a função de integrar e interagir com setores da escola e está na comunidade como um todo, onde todos terão vez e voz para contribuir com sua opinião, sugestões e criticas para a melhoria do processo de ensinar e de aprender.

“A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais num ambiente previamente organizado, e depois abster-se de interferir. A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação. A prova do sucesso da nossa ação educativa é a felicidade da criança. Liberte o potencial da criança e você transformará o mundo. Para ser eficaz, uma atividade pedagógica deve consistir em ajudar a criança a avançar no caminho da independência.”

Maria Montessori 1870 e 1952.

Os Professores visam uma educação pensada em um sentido amplo, com uma educação de qualidade voltada para alunos de sua instituição, na perspectiva de uma educação integral e participativa. Realizei o estagio na escola Escola Tonton De Educação Infantil Ltda, no município de Caxias do Sul RS, entre os dias 14 de agosto até 10 de outubro de 2023, totalizando 150 horas de estagio, onde foi possível ter contato com o trabalho da equipe gestora, supervisora(pedagoga), corpo docente da escola, na qual fiz parte da turma da professora Dieni, Pré II, estagiei com 14 crianças com idades entre 5 e 6 anos de forma presencial. O presente trabalho visa fortalecer a relação teoria e praticas baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional e pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com