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JOGOS PARA SEREM TRABALHADOS EM SALA DE AULA

Por:   •  16/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

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5. JOGOS PARA SEREM TRABALHADOS EM SALA DE AULA

Agora que já se conhece a importância das ferramentas apresentadas nos tópicos acima, vos será apresentado alguns jogos lúdicos para serem trabalhado em sala de aula.

Há uma variedade de jogos e brincadeiras que podem ser desenvolvidos na sala com os alunos. No entanto, aqui só serão apresentados alguns jogos que poderão servir para comprovar a eficiência das ferramentas defendidas neste trabalho.

Talvez muitos não saibam, mas, dentro da imaginação de cada professor há uma variedade de ferramentas metodológicas lúdicas e humorísticas não conhecidas que podem ser desenvolvidas para o aperfeiçoamento do ensino da matemática. Basta cada um viajar no mundo da imaginação que encontrará ferramentas úteis para a educação.

[pic 1]

Figura II

5.1 CORRIDA DOS NÚMEROS INTEIROS

A Corrida dos Números Inteiros é um jogo que tem como principal objetivo trabalhar as operações adição e subtração dentro do conjunto dos Números Inteiros.

O jogo tem o papel de desenvolver nos educandos as habilidades de somar e subtrair Números Inteiros, podendo também contribuir para uma maior interação e para a melhoria do raciocínio lógico dos mesmos.

Ressalto que os jogos lúdicos podem ser para ensinar, avaliar ou estimular o conhecimento dos educandos, no entanto, este jogo terá uma função avaliativa, portanto é importante que o docente introduza o assunto antes de aplica-lo.

5.1.2 MATERIAIS UTILIZADOS

  • Uma pista (tabela) numerada com números positivos e negativos (Figura II).
  • Dois dados. Um com numeração de 1 a 6 em suas faces, e outro com os sinais positivos (+) e negativos (-) em suas faces (Figura III).

Figura III[pic 2]

  • Carrinho de brinquedo (Figura III) ou uma bolinha de papel ou uma borracha etc.

[pic 3]

Figura IV

5.1.3 APLICAÇÃO E REGRAS

  • O professor deve dividir a sala em dois grupos ou mais (fica a disposição do professor).
  • Cada grupo deverá escolher um objeto para representa-los (pode ser um carrinho de brinquedo, uma bolinha de papel, uma borracha etc.).
  • Deve-se realizar um sorteio para decidir quem inicia o jogo.
  • Para iniciar o jogo, os grupos deveram colocar seus objetos representantes no início, isto é, na casinha de numero zero.
  • Em sua vez, cada grupo deverá escolher um de seus componentes para lançar os dados e resolver os possíveis problemas.
  • Depois de lançar os dados, o jogador deve unir os mesmos de forma que se obtenha um numero positivo ou negativo, e logo em seguida adiciona-lo à casa em que se encontra. O resultado será o local para onde o jogador deverá deslocar o seu objeto representante.
  • Cada jogador terá no máximo um minuto para resolver cada problema. Se ultrapassar o tempo resolvendo o problema perderá a vez, isto é, ficará na casa em que se encontra.
  • O jogador que errar o cálculo ou se deslocar para a casa errada perderá a vez.
  • É obrigatório que todos os componentes dos respectivos grupos participem do jogo.
  • Ganha o jogo o grupo que primeiro conseguir chegar ao fim.

5.2 O SORTEIO DAS EQUAÇÕES

O sorteio das equações é um jogo lúdico que tem como principal objetivo aprimorar nos educandos as habilidades em resolver equações. Há vários tipos de equações (Equação do 1º grau, Equação do 2º grau etc.) que podem ser trabalhadas neste jogo, portanto, cabe ao professor escolher o tipo de equação em que deseja trabalhar.

5.2.2 MATERIAIS UTILIZADOS E FORMA DE PREPARO

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FIGURA V

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