TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINDA DO TEMPO DAS ALTAS HABILIDADES E A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  5/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM

CURSO SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO SAEE- AH/SD

Aluno: Joel da Silva

1. LINHA DO TEMPO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO.

ANO 1967 – O MEC cria uma comissão para estabelecer critérios para identificação e atendimento do superdotado.

ANO 1971 - O Seminário sobre o tema reuniu especialistas de todo o país para aprofundar as discussões.

ANO 1972 – O Plano Setorial de Educação e Cultura dava maior prioridade à Educação Especial.

ANO 2001 - Foi lançado o Plano Nacional de Educação - Lei 10.172, documento que estimula a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.

Foi publicada a Resolução nº 2, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e prevê a organização da Educação Especial nas escolas, com atendimentos aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.

ANO 2003 - Pesquisadores e profissionais envolvidos com a área das Altas Habilidades/Superdotação se reuniram e fundaram o Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD), uma organização não governamental (ONG) que se envolve em ações de defesa dos direitos das pessoas com Altas Habilidades/Superdotação, organização de eventos sobre a temática, divulgação e conscientização sobre as Altas Habilidades/Superdotação.

ANO 2005 - foram criados, no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros, os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, conhecidos pela sigla NAAHS.

ANO 2008 - é lançada a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que vem para orientar os sistemas de ensino, com a finalidade de que todos tenham acesso ao ensino na escola comum, com direito 42 Carolina Terribile Teixeira Altas Habilidades/Superdotação: caminhos percorridos na história, políticas e legislação a atendimento e às adaptações que forem necessárias diante de suas especificidades. A Resolução nº 4 CNE/CEB (BRASIL, 2009) regulamenta as diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

ANO 2014 - a Lei 13.005 que aprova o atual Plano Nacional de Educação (2014-2024). Esse, por sua vez, estabelece metas importantes para a educação brasileira. Destacamos a meta de número 04, que diz respeito à Educação Especial e propõe a universalização, para a população público-alvo da Educação Especial, de 04 a 17 anos, do acesso à educação básica e ao AEE.

2. LINA DO TEMPO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ESTADO DE ALAGOAS SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

ANO 2015 – foi promulgada a Lei nº 13.234, de 29 de dezembro de 2015, que altera a LDB 9.394/96 e dispõe sobre a identificação, cadastramento e atendimento dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, tanto na educação básica quanto no ensino superior.

ANO 1973 - Atendimento ao aluno com deficiência visual Escola Estadual de Cego Cyro Accioly (atual Centro Estadual de Atendimento Educacional Especializado para a pessoa com Deficiência Visual Cyro Accioly). Atendimentos ao aluno com deficiência auditiva Classes especiais de três escolas estaduais, utilizando-se do método da oralização.  Atendimento ao aluno com deficiência mental moderada. Classes    especiais    de    sete    escolas estaduais  Atendimento  ao  aluno  com  deficiência mental severa. Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE); Associação     Pestalozzi;     Centro     de Reabilitação de Alagoas (CREAL) e Centro de Reabilitação Helena Antipoff.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (146 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com