TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIVRO Psicologia Uma Introducao ao Estudo de Psicologia (1)

Por:   •  4/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

O Funcionalismo

O Funcionalismo é considerado como a primeira sistematização genuinamente americana de conhecimentos em Psicologia.

Surge como uma reação às limitações da psicofísica  de Wilhelm Wundt e ao estruturalismo de Titchener, que criou a palavra funcionalismo

Uma sociedade que exigia o pragmatismo para seu desenvolvimento econômico acaba por exigir dos cientistas americanos o mesmo espírito.

 A escola funcionalista de W. James, importava-se  responder “o que fazem os homens” e “por que o fazem”. Para responder a isto, W. James elege a consciência como o centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio.

Funcionalismo escola de Psicologia que enfatiza  os atos e processos mentais como objeto de estudo da psicologia ,Em contrastes com escolas estruturalistas, que destacam os conteúdos conscientes.

 O ponto de vista funcional sustentou que a gente deve ser estruturado em função da sua utilidade para o organismo,  Tendo em conta a adaptação ao seu meio.

Por outras palavras, o estudo definirá para que é? a mente e não o que é? a mente.

 Como escola, teve um desenvolvimento menor na Europa do que nos Estados Unidos. Contudo, na Alemanha e Áustria a  psicologia do ato, que teve em Franz Brentano um dos seus epígonos, foi precursora do funcionalismo em sua oposição ao estruturalismo  de Wundt .

Nos Estados Unidos William James assumiu uma vigorosa posição funcionalista ao criticar os métodos e propósitos estruturalistas.

Willian James (1820- 1903)  é o precursor do funcionalismo e criador da teoria das emoções e é considerado o principal psicólogo americano , considerava-se mais filosofo que psicólogo . Willian não frequentou uma escola antes dos 11 anos e na adolecencia esporadicamente , aos 21 anos havia feito 3 viagens  para a europa ficando ao menos um ano, dominava o latim, lia alemão fluenteem francês posteriormente : italiano e grego

John Dewey (1859-1952) Nasceu em Vermont, foi professor da Universidade de Michigam, quando publicou seu livro Psicologia  Aplicada, que fundamentou seu futuro trabalho  em educação. Fundou a Escola de Laboratório quando trabalhava na Universidade de Chicago  atendendo crianças de 4 a 13 anos, onde enfatizava a aprendizagem experimental ( expressão utilizada por Dewey  para designar a aprendizagem que envolvia ativamente o estudante, para Dewey a sala de aula era o local onde as crianças deveriam formar grupos , criar planos, e executar o que por elas planejado , resolvendo problemas que os ajudariam , posteriormente assumir seus papéis na sociedade.

 adotou o ponto de vista de James, e ao desenvolveram o seu sistema de psicologia, converteu-se no fundador oficial do Funcionalismo como um movimento definido na psicologia Americana.

 Num artigo de 1896,  Sobre o arco reflexo, Dewey anunciou que o estudo do organismo era o objeto apropriado da psicologia.

 O Funcionalismo tornou se uma escola formal de psicologia em Chicago sob a Liderança de James Rowland, Angell e Harvey Carr. Embora fosse professor de filosofia,  George Herbert Mead, Também realizou cursos e seminários Sobre o método científico na psicologia, Com destaque para psicologia da linguagem e psicologia social, e estava intimamente ligada aos funcionalista do departamento de psicologia da Universidade de Chicago. Angell e Carr publicaram compêndios em que se enunciaram as premissas básicas  do novo funcionalismo e tentaram Relacionar suas conclusões Experimentais em aprendizagem , percepção, pensamento, emoção, etc., com seus pontos de vista teóricos. O outro núcleo funcionalista  americano desenvolveu-se, simultaneamente, na Universidade de Colúmbia, Onde já então se encontrava  Dewey ,  vindo de Chicago, James , Muito interessado em diferenças individuais e Psicologia aplicada. Os dois grandes destaques no funcionalismo De Colúmbia foram Edward L Thorndike e Robert S Woodworth. Thorndike foi um dos grandes psicólogos da educação experimental  do século XX e suas doutrinas dominaram por várias décadas a prática educacional e a psicologia da aprendizagem. Classificou-se a si próprio com” conexionista” pois queria provar como se desenvolvem as conexões entre estímulos e respostas . Woodworth foi  levado pela sua orientação funcionalista a uma visão dinâmica que realça a importância da motivação  para a compreensão do comportamento. Argumentou ainda que a contribuição do organismo deve-se levar em conta ao ser estudado o seu comportamento e inseriu organismo na forma  Behaviorista E- R ,  reescrevendo-a como E- O- R . O funcionalismo foi um sistema psicológico indubitavelmente popular na América onde acabou por suplantar o  estruturalismo até então dominante. Psicólogos e estudantes de psicologia eram atraídos pelo sabor pragmático e prático das concepções estruturalistas e a escola teve tal êxito , de fato, que acabou sendo absorvida na corrente principal da Psicologia americana. Hoje Psicologia Americana é fortemente  funcionalista em seu espírito, embora seja behaviorista em sua metodologia. Assim , embora desaparecida como escola autônoma o “modo de ser funcionalista” sobreviveu no behaviorismo e é tão evidente que alguns psicólogos  atuais que não seria demais considerá-los “neofuncionalistas” , como John McGeoch, B. J. UnderWood, A W Melton e A. L. Irion (no campo da aprendizagem) e H. N. Peters, entre outros. Na Europa , o funcionalismo nunca chegou a ser uma escola, mas determinados conceitos foram aceitos por David Katz , Edgar Rubin e Egon Brunswick, Edouard Chaparéd, Jean Piaget, Albert Michotte, em suas perspectivas psicológicas pessoais.

CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO FUNCIONALISMO

ANO:

FIGURA:

ACONTECIMENTO:

1887

Höffding

Esboço do termo psicologia

1892

Angell

Trabalha em Harvard com James

1894

Angell e  Dewey

Chegam à universidade de Chicago, como respectivamente professor de filosofia e diretor do instituto de psicologia.

1895

Thorndike woodworth

Estudam em Harvard

1986

Dewey

Publica o conceito “ De arco reflexo em psicologia”, artigo que marca o inicio da escola de Chicago, defensora do funcionalismo contra o elementarismo  da psicologia experimental.

1898

Thorndike

Defende tese de doutoramento: “Inteligência Animal”, na Universidade de Colúmbia. Apresenta os fundamentos da abordagem ensaio-e-erro.

1899

Woodworth

Doutora-se em filosofia no teachers’college é o que equivale a uma faculdade de pedagogia.

1902

Dewey

Diretor do teachers’college  da Universidade De Chicago.

1904

Angel

Pública um “Compêndio de Psicologia” em que já se apresenta uma Psicologia feita à luz  do funcionalismo.

1905

Dewey

Abandona Chicago e vai para Colúmbia.

1905

Thorndike

Publica  a sua “Psicologia da Educação” e é promovida a professor do teachers’college.

1906

Carr

Doutora-se em Chicago, discípulo de Angell.

1906

Angell

Pronúncia perante a associação psicológica americana o seu discurso de pose como presidente e apresenta formalmente os princípios do funcionalismo: “ O campo da psicologia funcional”. Considera-se esse acontecimento o início da era das escolas.

1909

Judd

 Pública psicologia.  Manual que, embora não defenda sistematicamente as bases do funcionalismo,  apresenta uma psicologia em consonância com essa escola.

1909

Judd

Assume o cargo de Dewey de diretor de Teachers College de Chicago.

1910

Woodworth

Professor do Teachers College de Chicago.

1910

Dewey

Publica o Livro “Como pensamos”- filosofia do pensamento, enfatizando o processo adaptativo.

1917

Woodworth

Publicar livro “psicologia dinâmica” - uma perspectiva motivacional psicologia funcionalista.

1918

Angell

Publica a “introdução à  psicologia” uma visão sistemática da psicologia do ponto de vista funcionalista.

1921

Carr

Assume a direção do instituto de Psicologia de Chicago

1925

Carr

Publica a melhor e mais sistemática apresentação do funcionalismo: Psicologia

1930

Carr

Escreve capítulo sobre “funcionalismo”  em psicologias de 1930, edição organizada por Carl Murchison,  talvez o último manifesto nitidamente funcionalista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com