TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUDICIDADE COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  21/9/2020  •  Monografia  •  5.929 Palavras (24 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 24

A LUDICIDADE COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM [pic 1]

NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                                   

PEREIRA, Anatalia Dos Santos Luz[1]

                                                                                                RU: 817457

                                                                       LAUFER, Albertina[2] 

RESUMO

O presente artigo consiste em observar e analisar a importância da ludicidade como facilitadora da aprendizagem na educação infantil. O método utilizado foi o qualitativo, através de pesquisa bibliográfica, aonde foi possível ter uma visão ampla sobre o assunto abordado. A partir da análise feita com embasamento teórico dos autores Piaget (1962), Vygotsky (1989) com suas teorias afirmam que o lúdico e as brincadeiras fazem parte do universo da criança e de seu desenvolvimento na educação. O problema a é que muitas crianças vão pra escola mais sentem dificuldade no aprendizado por ser muitas vezes mecânico o ensino, diante dessa  problemática é importante criar práxis que venham fazer com que essa criança sinta-se prazer no ensino aprendizado tornando-o mais fácil o aprendizado. O Lúdico proporciona maneiras de adquirir conhecimentos na aprendizagem infantil sendo fundamentais em seu desenvolvimento cognitivo, físico e cultural, levando em conta que nesse período a ludicidade é essencial e fundamental como instrumento para o ensino de conteúdo a ser ensinado. É importante desenvolver a ludicidade na educação infantil como forma de adquirir conhecimentos a partir das brincadeiras, refere-se também ao olhar da escola que deve cada vez mais consolidar o uso desses recursos como ferramenta de edificação desse conhecimento. Entretanto, conclui-se que o desenvolvimento da ludicidade infantil se dá a partir de uma troca de experiências através dos jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança é construtora do seu próprio conhecimento, começando a desenvolver suas habilidades e competências.

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Educação Infantil. Ludicidade.

INTRODUÇÃO

O tema ludicidade é um assunto que tem conquistado espaço, importante para o ensino como elemento capaz de envolver a criança de maneira significativa no seu desenvolvimento. Identificar e permitir a compreensão da ludicidade como facilitadora na educação infantil.

Delimitou-se esse tema da seguinte forma: a ludicidade na educação se faz presente diariamente no processo de ensino-aprendizagem. Brincadeiras, jogos e brinquedos são atividades essenciais como recursos didáticos no processo educacional da educação infantil permitiu a liberdade emocional, permitir descobrimentos incentivados pela curiosidade.

O problema da pesquisa quer responder: Qual a importância da ludicidade no processo educacional da criança? De que forma vem sendo trabalhada essa ludicidade em sala de aula? Diante desse processo, procura-se saber como a criança passou a produzir em sala de aula mediante essas práxis lúdicas com intuito de educar com foco no aprendizado significativo.

O tema ludicidade foi escolhido para mostrar que o lúdico é relevante no desenvolvimento, auxiliando a criança em relação ao mundo social, construindo relações onde a criança faz da fantasia motivação para desempenhar suas atividades, pois a ludicidade, jogo e o brinquedo constituem um recurso pedagógico com elevado nível de riqueza e dinamismo, educar e cuidar, sendo fundamental a importância do lúdico na educação infantil.

É sabido que, muitas pessoas em nossa sociedade, vêem as brincadeiras como perca de tempo, em que as crianças estão indo para a escola vão para estudar e não brincar, com o conceito de que a aprendizagem só vale aquela que se passa para lousa e caderno. Por essa razão, é de suma importância para o curso, os benefícios e relevância que a ludicidade traz no crescimento e aprendizagem de uma criança, nos desafios encontrados no cotidiano do educador.

         A escola tem o papel de fazer com que os pais tenham compreensão de que o lúdico não se restringe apenas em jogos e brincadeiras, inclui atividades prazerosas que envolvem por inteiro e possibilita a quem vivencia momentos de encontro consigo e com o outro, fantasia e realidade, ressignificação, percepção e expressividade, estabelece relações sociais e constrói conhecimentos.

Relatar e discutir o significado da ludicidade, oportuniza ao educador a compreensão do lúdico em seus projetos educativos, sendo seu principal canal de comunicação. A ludicidade, no processo ensino aprendizagem, sendo primordial a ludicidade na infância, facilita a realização das atividades práticas tendo o lúdico como ferramenta de ensino.

De acordo com o que está sendo abordado neste artigo, será relatado e discutido o significado da ludicidade, oportunidade ao educar. Também será analisada a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem e o uso do lúdico no desenvolvimento e educação na infância e a importância de realizar atividades práticas tendo o lúdico como ferramenta de aprendizagem.

Será realizada uma pesquisa bibliográfica, qualitativa sobre o tema proposto, com informações de autores abordados na pesquisa, com informações aprofundadas no intuito de, através do lúdico, tornar a aprendizagem sem obrigações e mais prazerosa.

No primeiro capítulo, será tratado sobre a ludicidade como processo de ensino e aprendizagem, como maneira de estimular a criança a um aprendizado mais significativo, será também apresentado sobre o uso do lúdico no desenvolvimento e educação da criança, como essa prática surgida das brincadeiras e jogos tem uma metodologia aplicável com intuito de desenvolver as crianças nos seus estudos. No segundo capítulo, a importância do ato de brincar na educação infantil, falarei ainda nesse capítulo sobre o lúdico como principal ferramenta de aprendizagem na educação infantil. No terceiro capítulo apresentarei o processo metodológico no qual foi feito este artigo, após no quarto vem as considerações finais e posteriormente as referências que foram pesquisadas para contextualização desse trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (189.2 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com