TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUDOPEDAGOGIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Por:   •  9/9/2019  •  Artigo  •  5.493 Palavras (22 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 22

A LUDOPEDAGOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

 SÉRIES FINAIS

-------------------------------------------------------------------------------------------

Genimari Diomar Zambelli[1]

Resumo

                O presente artigo apresenta a importância da ludopedagogia na prática pedagógica  para o processo de ensino-aprendizagem nas séries finais do ensino fundamental I. Tem como objetivo principal, compreender o papel do professor na promoção do lúdico nesta faixa etária incluindo as tecnologias as quais eles convivem rotineiramente. A ludopedagogia é um meio pelo qual o professor pode lançar mão buscando melhorar sua prática pedagógica fomentando a aprendizagem, melhorando a fixação do conteúdo e aprimorando tanto a esfera individual como a esfera social da criança.  A metodologia que embasa este artigo é a revisão bibliográfica pesquisada em artigos científicos, monografias publicadas em bases on-line além de obras de autores consagrados especialistas em ludicidade e observação simples dos 4º e 5º anos em uma unidade de ensino municipal de Santo André. Foi possível verificar que cabe ao docente a estimulação dos educandos utilizando meios lúdicos, tornando o ambiente escolar mais dinâmico produzindo um ensino efetivo de forma prazerosa.

Palavras-chave:  Ludopedagogia, Ensino Fundamental, Aprendizagem

     INTRODUÇÃO

        A ação humana está condicionada pelo conjunto de ideias adotado consciente e inconscientemente, pelo grupo em que a mesma se desenvolve. Neste sentido, o indivíduo está sujeito às influências do meio em que vive e sua relação com o desenvolvimento interior.

        O ser humano está cercado pela brincadeira durante todas as fases da vida, no entanto a escola só aceita a ludicidade na educação infantil e no máximo, no primeiro ano do ensino fundamental. Afinal, até que idade é possível incluir a brincadeira no ensino regular?

        A criança vive num mundo globalizado em constante mudança que necessita de adaptação contínua, o que implica  numa escola com novos moldes, motivadora e, consequentemente, professores que estejam engajados nessa nova visão educativa. É neste ponto que a ludicidade vem contribuir de forma significativa no ensino aprendizagem, trazendo para a sala de aula um importante componente para a socialização e o desenvolvimento interior até as séries mais avançadas.

        O presente estudo foi desenvolvido a partir da revisão bibliográfica pesquisada em artigos científicos, monografias publicadas em bases on-line além de obras de autores consagrados especialistas em ludicidade e observação simples da prática pedagógica com alunos de 4º e 5º anos, realizada no cotidiano escolar de uma Instituição Escolar Municipal situada na cidade de Santo André- SP,  que atende a Educação Infantil - 4 e 5 anos e  Ensino Fundamental I.         O objetivo desse estudo é contribuir com a prática de outros educadores, apresentando a importância do lúdico na sala de aula para o desenvolvimento das habilidades físicas, cognitivas e como meio de socialização integrado aos conteúdos curriculares.

        O presente trabalho traz no primeiro capítulo o lúdico como estratégia de aprendizagem. O segundo capítulo trata da ludicidade das crianças dos 4º e 5º anos do ensino fundamental e suas peculiaridades. O terceiro capítulo apresenta uma breve discussão sobre o lúdico tanto na prática pedagógica quanto na formação dos professores e as leis que embasam o assunto no currículo. O quarto capítulo discorre sobre a observação proposta neste trabalho. Por fim, as considerações retomam o assunto e trazem a conclusão que foi possível chegar com esse estudo.  

                

DESENVOLVIMENTO

1 O LÚDICO: ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM

                

        Conforme afirma Louro (2008), o brincar está presente na vida e na educação da humanidade desde  tempos remotos proporcionando a construção de sua independência e liberdade. Percebemos que com o passar do tempo as pessoas deixam de brincar ou utilizam a brincadeira só de vez em quando, quase que suprimindo a diversão espontânea de suas vidas. No entanto, a brincadeira lúdica cabe em qualquer momento da vida. Seja para aliviar a tensão antes de começar uma nova jornada, em momentos de descontração  numa festa com amigos, na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio, na faculdade. Qualquer que seja a situação, a brincadeira lúdica além de divertir, faz com que a pessoa grave, em sua memória, o conteúdo de forma prazerosa seja ele qual for. Como vemos, não é só na infância que podemos brincar de ser feliz.

        O lúdico tem origem na palavra latina “ludus” que significa jogo. Assim, de acordo com seu significado, refere-se ao ato de brincar, ao movimento espontâneo. Segundo Almeida (2006), o conceito atual de lúdico extrapola o simples brincar, sendo concebido como necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente.

        Todos os exercícios que possuem características de jogo, brinquedo ou brincadeira são englobados no aspecto lúdico. O jogo é uma regra, a brincadeira é o ato de brincar e o brinquedo é o objeto manipulável. São conceitos distintos, que estão reunidos dentro do mundo lúdico. (SCHEIBER, 2010)

        Almeida (2006) afirma que a ludicidade possibilita a quem a vivencia, momentos de encontro consigo e com o outro, momentos de fantasia e de realidade, de ressignificação e percepção, momentos de autoconhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro, momentos de vida.

        Dessa forma, o “brincar” deve ser levado a sério, entendido em outra concepção. É a apropriação pelas crianças das habilidades no âmbito da linguagem, da cognição e dos valores sociais. (RODRIGUES, 2009)

        O professor também, através de uma formação lúdica, conhece-se melhor, desbloqueando resistências naturais ao jogo e ao brinquedo. O educador, nesta temática, vê nas brincadeiras um importante instrumento pedagógico.  (IAVORSKI, 2008)

        Através do uso da ludicidade na sala de aula, o professor encontra uma maneira de ensinar divertida e prazerosa. Kishimoto coloca que “brinquedos e brincadeiras são formas privilegiadas de desenvolvimento e apropriação […] sendo instrumentos indispensáveis da prática pedagógica.” (SCHEIBER, 2010)         

        O lúdico pode trazer um momento de felicidade, seja qual for a etapa de nossas vidas, acrescentando leveza à rotina e fazendo com que o indivíduo registre melhor os ensinamentos que lhe chegam, de forma mais significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com