TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras UAB

Por:   •  3/6/2015  •  Monografia  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Libras 1

Atividade  2.1- Leitura do Capítulo 3 e questionário

1) Qual a origem da Libras?

A Libras teve sua origem na fusão entre a língua francesa de sinais, trazidas pelos educadores surdos franceses, pioneiros na escolarização de surdos no Brasil, e a língua de sinais utilizada até então pelas comunidades surdas do Brasil. Devido a origem comum da língua francesa de sinais a ASL (língua americana de sinais) possui semelhanças com a Libras e devido a origem das línguas locais do Brasil encontram-se diferenças regionais na Libras.


2) A Libras pode ser considerada uma língua? Por quê? 
        Sim, pode ser considerada uma língua, pois, possui
estrutura linguística, viso-espacial, sintaxe, morfologia e fonologia próprias e permite abstrações tantas quanto as línguas orais. Além disso neurologicamente seu processamento se dá em áreas próprias de processamento linguístico, em ouvintes, e não visual. Assim  é uma língua tão complexa e competente como as demais, possuindo como diferencial suas modalidades de expressão e recepção.


3) Quais as principais características da Libras?

Dentre as características principais da Libras, encontradas também em qualquer outra língua oral ou de sinais, estão:  

1  Versatilidade e flexibilidade: possibilidade de expressão de fatos reais, imaginários ou poéticos, com tantas características e pormenores quanto se deseje expressar.

2 Arbitrariedade: possibilidade de relacionar a palavra, falada, escrita ou sinalizada, com o objeto, ação ou característica que esta representa.  

3 Criatividade/produtividade: possibilidade de tratar de assuntos diversos a partir de um número determinado de fonemas ou quiremas.

4 Dupla articulação: a possibilidade e criar novas palavras ou sentidos através da combinação de unidades (fonema ou quirema) que se utilizadas isoladamente não teriam significado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com