TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguabem e escrita

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

             ENSINO E APRENDIZAGEM DE LINGUAGEM III                     

POLO: Caratinga/MG

PROFESSOR: Hécules Toledo

TUTOR A DISTÂNCIA: Katia Silva Tomaz

TUTOR PRESENCIAL: Maria de Lourdes Cupertino         e Nilza Soares

 ALUNA: Ilídia Mariano Mota – 13.1.9913

 DATA: 04/05/2015

 Leitura e escrita na escola: Perspectivas, desafios e conquistas

Resumo

        Este trabalho visa mostrar as conquistas alcançadas, os desafios que venham a ser enfrentados e as perspectivas da leitura e da escrita contextualizadas, como um meio que venha a facilitar o ensino aprendizagem e que mostre que este é indispensável à aquisição do letramento, o que é necessário para que um individuo seja capaz de se inserir em uma sociedade, sendo um sujeito ativo e capaz de reverter a situação atual que enfrentamos em relação á leitura. Para tal é importante é importante que o professor tenha planejamento, a utilização dos recursos apropriados e ser o facilitador e intermediador da aprendizagem, para que o aluno possa construir um conhecimento significativo. Estando inseridos nos PCNs.

Palavras Chaves: PCN, Leitura e Escrita

Introdução

        O letramento ultimamente tem tido um valor expressivo na educação, por ser essencial requisito para atuação de qualquer pessoa no mundo contemporâneo, pelas diversas práticas sociais que vem sendo utilizadas. A escola para alcançar um trabalho efetivo tem que investir em um trabalho rico em leitura  e escrita para que o aluno possa corresponder as exigências que a sociedade vem trazendo e com isso esteja a altura para estas e outras finalidades, sendo um individuo ativo dentro da sociedade moderna. Assim, a escola tem a principal função neste contexto, pois para muitos alunos a escola é o único lugar ou meio onde estes terão contato com o mundo do letramento, o material necessário para se chegar à leitura e escrita sabendo-os usar corretamente. A introdução à leitura e a escrita contextualizada deve ser feita desde os anos iniciais na educação infantil, para que a criança já se familiarize e tome gosto pela leitura, sendo aprofundada nos seguintes anos escolares. Podemos considerar estes componentes dos PCNs uma conquista e um desafio  a ser enfrentado e esperamos a partir deles formar um individuo que seja capaz de se inserir no grupo em que vive.

Uma perspectiva

        Ao formar leitores e escritores competentes pretende-se que os alunos, como se vê nos Objetivos dos PCNs, compreender a cidadania como uma participação ativa social, cultural e politicamente, sendo critico, agente transformador do ambiente, saber utilizar as diferentes linguagens para produzir, expressar, comunicar suas ideias, interpretar e empregar as variadas fontes de informação e recursos tecnológicos.

         Para que estas perspectivas sejam alcançadas é preciso que a escola juntamente com os professores utilize os recursos necessários como os vários gêneros textuais, levantando hipóteses, fazendo com que o aluno faça inferências, incentivando a leitura, porém, “para dar conta da dimensão da tarefa, é necessário organizar, planejamento das ações. Além disso, é preciso contar com bons materiais (ou suportes) de leitura.”(CAFIERO, 2010). Enfim para se formar leitores competentes não basta ensinar a ler e a escrever, pois isto não garante a formação de bons leitores e escritores.

Um desafio

Com o surgimento curriculares  nacionais (PCN), como uma nova proposta curricular para o ensino da leitura e da escrita, o professor enfrenta vários desafios. Um fator essencial é levar o aluno a empregar oralmente e através da escrita a língua nas diversas situações em que eles estão inseridos, seja em produzir algum texto seja em fazer um discurso, como nas palavras de Rojo(2014) “ensinar usos de linguagem ao invés de tudo o que sabe sobre a Língua: Características do gênero, do portador, do sistema de escrita...” (p.94)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com