TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil na Educação Infantil

Por:   •  15/6/2017  •  Resenha  •  4.306 Palavras (18 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 18

                      [pic 1]

 

           

MARCIANE DE ARAÚJO OLIVEIRA SILVA

 

       

                                        LITERATURA INFATIL

                            Campus Novo Iguaçu

                                                     2014.1

                   MARCIANE DE ARAÚJO OLIVEIRA SILVA

             Literatura Infantil na Educação Infantil                         

[pic 2]

                          Campus Novo Iguaçu

                                                    2014.2

                            AGRADECIMENTOS

[pic 3][pic 4]

Agradeço Ao meu esposo e a minha filha pela compreensão e ajuda que me deram até mesmo pela a minha falta de presença dentro da nossa casa, aos amigos e colegas, pelo incentivo e pelo apoio constantes.

TEMA: Literatura Infantil

DELIMITAÇÃO DO TEMA: A Literatura Infantil como ferramenta no processo de ensino aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO

As crianças, desde sempre, manifestam um grande interesse pelos contos e em todas as sociedades e culturas existem histórias que lhes são contadas, passando de geração em geração. Durante muito tempo, o hábito de contar histórias era tão comum que ninguém se preocupava em refletir sobre o seu valor.

As pessoas, simplesmente, depois de um dia de trabalho, reuniam-se e contavam histórias, sobretudo as pessoas mais velhas, tendo as crianças como principais ouvintes. Talvez porque as pessoas mais velhas sabiam mais histórias, tinham vivido mais tempo. Talvez ainda porque como as crianças, tinham menos trabalho, mais tempo livre. E contar histórias às crianças é uma boa forma de mantê-las seguras e sossegadas, sem ter o trabalho de “correr atrás delas”. Atualmente, muitos educadores concordam sobre a importância dos contos para a formação da criança, quer do ponto de vista afetivo e psicológico, quer ainda no processo de socialização e conhecimento do mundo.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL:

Analisar a importância da literatura Infantil na Educação Infantil.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Enfatizar a Literatura Infantil como ferramenta de trabalho na Educação Infantil.

- Estabelecer a importância da Literatura Infantil na Educação Infantil.

- Estabelecer relação entre a literatura Infantil e outros conteúdos curriculares da Educação Infantil.

3. QUESTÕES NORTEADORAS

- Qual a importância da literatura infantil no desenvolvimento e aprendizagem da criança da Educação Infantil?

- Qual o papel da Literatura Infantil na educação e o que podemos fazer que esses alunos da educação Infantil venham ter esse interesse pela a mesma?

- Como utilizar a literatura Infantil na Educação Infantil e quais seriam a suas finalidades?

4. JUSTIFICATIVA

           Atualmente, os educadores estão de acordo sobre a importância dos contos na formação da criança, nomeando seu papel no desenvolvimento da linguagem, aquisição de referência sobre a organização das comunidades humanas, da sua em particular, e do mundo em geral.

            Através das histórias que ouvem, as crianças aprendem a designar as coisas que as rodeiam, as plantas e os animais, os mortos e as ribeiras, o mar, o vento, o rio, a floresta e tantos outros elementos da natureza e do mundo.

            As histórias ajudam a compreender o lugar do ser humano entre os outros seres da natureza, assim como a relação entre os próprios humanos. Através das histórias, as crianças vão “experimentando” a aplicação dos conceitos de irmão, filha, mãe, pai, avô, primos, construindo a sua própria compreensão das relações de parentescos, que pertença a uma mesma comunidade.

            Para além do vínculo com a sua comunidade de origem, as historias contadas às crianças também contribuem para lhes alargar os horizontes de espaço e de tempo, começando pelo distante lugar do “Era uma vez...”. Saídas para o campo ou para a cidade, para as montanhas e pelos mares, outras terras, outras gentes, vão ensinando as crianças a conhecer o imenso mundo em que vivem a sua riqueza e diversidade, as suas imensas possibilidades.

             Quando as crianças têm oportunidade de, para além de ouvir, também contar histórias e outras crianças ou adultos, desenvolvem ainda mais as noções nelas contidas, mais do que palavras, são representações do mundo, regras de convivência, diferenciação entre o certo e o errado.

              Desde modo, as histórias tornam-se uma ferramenta para ensinar às crianças as regras do “estar no mundo” e formas de agir sobre ele. Os contos não ensinam apenas o mundo, uma criança de cada vez, mas toda uma geração que, ao partilhar histórias comuns, acaba por adquirir certa visão do mundo, um entendimento, uma cultura e mesmo uma ideologia.

                Outra contribuição importantíssima da literatura infantil é a sua relação com o desenvolvimento da literatura, esse instrumento fundamental de integração e intervenção na sociedade e no mundo. Os estudiosos de literatura e da Educação Infantil chamam a atenção para a importância do desenvolvimento do gosto pela leitura desde a mais tenra idade.

                  Para isso, destacam-se algumas sugestões recolhidas em textos dispersos:

“Se desejarmos que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura, é essencial que esse estímulo seja carregado de intencionalidade, habituar-se a ler próximo à criança, fazendo com que ela perceba o quando é interessante ler. Qualquer livro que esteja lendo, ou mesmo um jornal pode servir para compartilhar com as crianças esse momento, e leva-la a descobrir o sentido das palavras. Conversar sobre escritores, fazer com que as crianças descubram admiração por eles e prometa para o dia seguinte um verso, uma mensagem ou personagem da literatura. Toda criança amparada por pais e educadores que amam a leitura e fazem desse amor uma declaração consistente, acaba amando a leitura também e, assim, descobre o gosto pelas palavras impressas, o segredo que cada frase escrita ousa revelar”. (SILVA, Cleber Fabiano. A literatura na Educação Infantil: o encontro da criança com o texto. Cadernos ANPED, 2009; ISSN/ISBN: 01049119).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (282 Kb)   docx (818 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com