TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO ENSINO: A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  9/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.661 Palavras (19 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

1 PARTE I: PESQUISA         3

1.1 METODOLOGIA DO ENSINO: A MATEMATICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

        3

1.2 OBJETIVOS        4

1.3 ENSINO PARA A VIDA

        4

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO         5

2.1 METODOLOGIA        5

2.2 CRONOGRAMA        5

REFERÊNCIAS        6

ANEXO I        7

ANEXO II        10


1 PARTE I: PESQUISA

  1. METODOLOGIA DO ENSINO: A MATEMATICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

A área de concentração e o tema foram escolhidos com base no planejamento da escola, que desenvolve uma disciplina de cada vez. Com o intuito de dar sequência ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pela professora da turma vou trabalhar com a matemática, mais precisamente a Geometria. Durante o estagio pretende-se observar quais as dificuldades mais freqüentes, enfrentadas pelos alunos e professores, através da observação e atuação.

  A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) estabelece no capítulo II, seção V a Educação de Jovens e Adultos. Diz o artigo 37: “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”(Brasil 1996). Portanto a EJA, não pode simplesmente retomar os conteúdos que o aluno não conseguiu aprender na infância, é preciso levar em consideração o histórico de vida e os conhecimentos prévios de cada aluno, para que o planejamento seja flexível, podendo ser adequado conforme as características e dificuldades de cada turma, isso torna as aulas muito mais atrativas, fazendo com que a taxa de desistência seja cada vez menor.

O professor que atua com jovens e adultos precisa ser sensível às necessidades dos seus alunos, ele precisa entender que todos já possuem bastante conhecimento prévio, á respeito de muitos assuntos que serão tratados em sala de aula, por isso é tão importante fazer com que todos sejam participativos, dividindo o conhecimento, dessa forma, o dialogo se torna essencial para um bom aprendizado.  

Muitos alunos da EJA chegam à escola depois de uma longa jornada de trabalho, muitas vezes estão cansados, com sono, com fome, incapazes de se concentrar durante as aulas. Dessa forma, o professor precisa buscar maneiras de reter o máximo de atenção e participação dos seus alunos, para isso precisa tornar a aula empolgante, precisa fazer com que os alunos sintam que vale muito a pena sacrificar-se para poder estudar.

1.2 OBJETIVOS

Este estagio objetiva conhecer e aplicar na pratica as metodologias de ensino na EJA, afim de, adquirir conhecimento e preparo para atuar como professora num futuro próximo, bem como contribuir para a aprendizagem dos alunos da EJA.

 Objetivos específicos:

- identificar qual a metodologia de ensino mais utilizada na escola, na qual o estagio se realizara;

- avaliar o nível de concentração e participação dos alunos durante as aulas;

- Conhecer as maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores na EJA;

1.3 ENSINO PARA A VIDA

A Constituição de 1988 garantiu o direito á educação para todas as pessoas que chegaram á idade adulta sem que tivessem concluído o ensino fundamental, apesar disso, no Brasil ainda temos milhares de analfabetos. Muitos não possuem condições de freqüentar a escola, outros não possuem interesse e alguns sentem vergonha, sentem-se velhos demais para voltar á estudar.

A EJA é uma modalidade de ensino que vem contemplar o direito de as pessoas retomarem seus estudos a que, por motivos diversos, não tiveram acesso em idade própria. São jovens, adultos, idosos que retornam aos bancos escolares não apenas como resgate do tempo já perdido, mas como um processo de conquistas pessoais e sociais. (ANZORENA; BENEVENUTTI, 2013, p.89)

  Muitos são os problemas enfrentados no ensino de jovens e adultos, dentre eles destacam-se: a baixa freqüência dos alunos e a falta de estrutura em algumas escolas. Esses dois problemas podem estar relacionados em alguns casos, pois muitos desistem por falta de motivação. Além disso, temos o problema da infantilização dos alunos do EJA, tanto nos materiais didáticos, quanto na forma como o educador se refere aos alunos. Porem essa realidade já esta mudando, graças aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), que direcionam a educação em todo o território nacional.

A Educação de Jovens e Adultos muito se utilizou de materiais didáticos elaborados para alunos em idade regular; por meio de discussões em seminários e fóruns houve a compreensão de que seriam necessários materiais mais apropriados ao adulto; nesse sentido, os PCN para EJA integram referenciais que permitem a construção de um currículo flexível que contemple a sua diversidade. (ANZORENA; BENEVENUTTI, 2013, p.48)

A matemática ainda é vista como vilã para muitas pessoas, a grande maioria das crianças diz que não gostam de estudar esta disciplina, com os adultos não é diferente. O estudo da matemática na EJA precisa ser diferente do ensino na escola regular, é preciso adequar o conteúdo ao cotidiano dos alunos, buscando relacionar a teoria e pratica, obtendo assim melhores resultados, pois os alunos assimilarão os conteúdos mais rapidamente.

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA

O estágio será realizado na Unidade de Educação de Jovens e Adultos (UEJA), localizado no município de Pomerode-SC. Com carga horária de 300 horas, divididas em três semestres. Essa segunda etapa compreende 12 horas de observação e 20 horas de regência, totalizando 32 horas a serem cumpridas na instituição concedente.

A metodologia de ensino escolhida para trabalhar com os alunos será baseada na utilização do livro didático, material impresso (livros, revistas, atividades, dentre outros), também será utilizado o tangram, os sólidos geométricos, o globo, dentre outros materiais encontrados na sala de aula. Buscando desenvolver a concentração, o raciocínio, e o entendimento do conteúdo estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com