TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo Leitura Estudo

Por:   •  6/10/2018  •  Ensaio  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

MÉTODOS:

FUNCIONALISMO:

GERAL: O funcionalismo é uma corrente que analisa a sociedade a partir de uma visão sistêmica, de funções que serão desempenhadas pelos indivíduos e suas relações sociais.

DURKHEIM: a partir do funcionalismo tenta compreender os fatores que definem a sociedade, estuda as estruturas que a compõem em nível macro.

MALINOWSKI: é verificar as funções que esses elementos ou fatos culturais possuíam tanto em relação ao indivíduo quanto com o todo social.

ESTRUTURAL-FUNCIONALISMO:

RADCLIFFE-BROWN: trabalha as noções de sistema e função através do método comparativo na tentativa de abstrair e criar leis gerais por indução

COMPARATIVO:

O método comparativo é, portanto, aquele pelo qual passamos do particular para o geral, do geral para o mais geral, com o objetivo em vista de que podemos deste modo chegar ao universal, a características que podem ser encontradas em diferentes formas em todas as sociedades humanas. (radcliffe-brown, 1978, p. 57)

MALINOWSKI

(ARGONAUTAS):

(OBJETIVO): Na pesquisa realizada nas ilhas trobriands, Malinowski buscava entender como instituições culturais particulares funcionavam na manutenção do indivíduo diante de situações de dificuldade.

Malinowski apontava as necessidades fisiológicas do como as de reprodução, de alimentação, de proteção e as instituições sociais para acolher essas necessidades. Além dessas necessidades, haveria quatro necessidades de ordem cultural como a economia, o controle social, a educação e a organização política que regulamentariam essas atividades.

• a cultura é entendida como um todo vivo e interligado, de natureza dinâmica, onde cada elemento ou traço tem uma função especifica, a desempenhar no esquema integral. E não existe isoladamente

Três princípios metodológicos

• o pesquisador deve se pautar nos objetivos científicos e na etnografia moderna.

• em segundo lugar, deve priorizar o contato direto com os nativos, preferencialmente vivendo entre eles.

• deve ele aplicar métodos criteriosos de coleta, manipulação e registro de evidências.

REFLEXÕES ACERCA DO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

• malinowski atenta para a importância da coleta de dados sobre a rotina da sociedade estudada, desde os fatos ordinários até os que causam maior estranheza ao pesquisador, a busca de seus sentidos e significados, bem como o modo de agir e pensar do nativo.

“...Em todo ato da vida tribal existe, primeiro, a rotina estabelecida pela tradição e pelos costumes; em seguida, a maneira como se desenvolve essa rotina; e finalmente o comentário a respeito dela, contido na mente dos nativos”. Malinowski (1922)

KULA: um sistema de trocas de presentes raros. consiste numa troca cerimonial e permanente de dois artigos: no sentido horário movimentavam-se os soulava(colares) no sentido oposto circulavam os mwali (braceletes) conforme esse sistema de troca vinculava o receptor ao doador, baseados no princípio de que “uma vez no kula, sempre no kula” (malinowski, 1986, p. 71). O kula tem códigos e decoros que atrelavam seus participantes numa relação de parceria permanente.

Malinowski analisa a sociedade através da instituição do kula, um sistema de trocas de presentes raros.

 • ao analisar os povos das ilhas trobiand malinowski com um sistema de trocas intertribal e transações marítimas, o kula, que • o kula é uma instituição que tem na troca cerimonial dos dois artigos principais apenas um dos seus aspectos (talvez o mais evidente), tendo em vista, que ele abarcaria um sem número de atividades secundárias como trocas mercantis, relações comerciais secundárias, relações intertribais, entre outras. Portanto, de acordo com malinowski, há uma complexidade econômica e social que circunda o kula. É um sistema pautado em rituais mágicos, as transações são públicas e cerimoniais com regras bem definidas.

• dentre as principais características do kula: as transações são sempre em sentido horário, com um sentido geográfico pré-definido, jamais param, nunca são negociados em sentido oposto, o objeto doado não pode ser negociado pelo seu receptor (é o doador quem estabelece a equivalência do contrapresente), ninguém conserva consigo um objeto por um longo espaço de tempo. Se o presente recebido é famoso, ao chegar na aldeia o portador o oferece ao líder da tribo, não fazê-lo seria denunciar sua autoridade.

• a ideia de posse seria transitória para os praticantes do kula, tendo em vista que o simples fato de possuir o vaygua’a (objetos de valor) seria confortador para seus participantes e lhes atribuiria status social, tendo em vista que de acordo com malinowski, as trocas seriam estabelecidas conforme a posição social que os membros da tribo exerceriam

• de acordo com malinowski, o princípio básico do kula estava baseado na premissa de que ‘possuir é dar’, portanto a generosidade representaria riqueza e virtude, uma vez que acusaria perante a sua tribo a sua posição social, já que para possuir era necessário ter condições de retribuir numa relação de equivalência.

ALFRED REGINALD RADCLIFFE-BROWN:

(LINHA DE PESQUISA): Analisa principalmente as estruturas de parentesco e a questões de organização familiar

Para ele as sociedades mantêm-se coesa por força de uma estrutura de normas morais e regras civis regulatórias do comportamento que são independentes dos indivíduos que as reproduzem. estas normas e regras atuam então como uma espécie de ‘consciência coletiva. desse modo, o indivíduo submete-se aos desígnios da sociedade e é o seu produto, sendo apenas a expressão da estrutura social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com