TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia da educação infantil

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  1.966 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso: Pedagogia EaD                                                                               Semestre: 3º

Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil             Polo: Diamantina

Professora :Marlene Paula

Acadêmico (a): Odivânia Abrantes Pego Farias                  RGM: 053.10842

Aula 05

1 -  Aponte as leis que garante a criança o direito à educação. Apenas cite-as

- Constituição Federal do Brasil (1988);
- Estatuto da Criança e do adolescente (ECA – lei 8.069- 90);
- Lei sobre o Sistema Único de Saúde (SUS – lei 8.080 – 90);
- Lei Orgânica da Assistência Social ( Lei 8.742);
- Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – lei 9.394).

Aula 06

  1. Como abordado no texto lido, o Cuidar e o Educar são perspectivas para a educação da criança pequena indissociáveis. O que fazer para que esta afirmação se efetive nas práticas escolares cotidianas? Cite exemplos de como “educar cuidando” e “cuidar educando”.

Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagem orientada de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, de respeito e confiança. Cuidar integra a educação, embora  seja  exigido conhecimentos, habilidades e instrumentos que exploram a pedagogia. 
Cuidar e educar devem caminhar juntos para que possam encarar todas as diversidades e complexidades do individuo. Torna-se importante o comprometimento da instituição, do educador, dos pais e demais envolvidos no processo, para que o desenvolvimento da identidade e autonomia da criança seja criado da melhor forma possível. Para educar cuidando é necessário que o educador crie situações de aprendizado por meio de brincadeiras e ações pedagógicas, servindo como condutor do conhecimento. Já cuidar educando é valorizar e ajudar a desenvolver as capacidades das crianças, tais como afeição, higiene, cuidados com a saúde entre outros fatores que corroboram para este processo. 

Aula 07

  1.  O que a formação do profissional que atua na educação infantil deve contemplar?

Atualmente com as constantes mudanças do mundo moderno o profissional da educação precisa passar por diversas transformações, o que demonstra cada vez mais a necessidade de maior qualificação com uma formação mais abrangente e reestruturação da carreira.
Portanto, as redes de ensino devem investir na capacitação de seus educadores para que cada vez mais possam estar preparados para lidar com as inúmeras situações propostas em seu dia
a dia.
Com uma formação ampla e conhecimentos específicos o profissional da educação é capaz de trabalhar com conteúdos de naturezas diversas. Ainda é capaz de se tornar um eterno aprendiz, realizando reflexões sobre as suas práticas, estabelecendo laços de parceria com a sociedade e familiares e buscando constantemente informações necessárias para o trabalho que desenvolve.

         

  1.   Como deve ser a relação entre a Instituição Escolar e a Instituição Familiar para que um ambiente de desenvolvimento e aprendizagem ocorra na vida da criança em sua fase inicial de contato com o ambiente escolar?

A aproximação entre a escola e a família nos leva a reformular conceitos antes tão bem definidos, mas que hoje nos conduz a compreender melhor sobre o verdadeiro papel e quais especialidades de cada um no desenvolvimento das crianças.
Para que a interação ocorra de forma eficiente, deve ser iniciada no período de adaptação, cabendo aos professores receber as crianças e suas famílias de modo acolhedor, com o intuito de diminuir a insegurança e os medos desses familiares, que muitas vezes, são repassados as crianças, tornando mais difícil sua permanência na creche ou pré-escola. 
Dar aos pais a chance de explicar sobre o que pensam a respeito do papel da instituição também pode ser um passo ao bom relacionamento de que tanto almeja.
A participação dos pais e outros familiares envolvidos
na educação da criança em reuniões, organizações de festas nas creches e pré-escola serve para agregar experiências em torno do real contexto sobre o desenvolvimento da criança, tornando a interação  mais eficaz e intenso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (170.6 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com