TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Ciencias

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Como articular conhecimentos científicos com o cotidiano social dos meus alunos?
  2. Como trabalhar temas que não envolvem apenas conhecimentos, mais principalmente atitude e valores?
  3. Existe articulação entre ética e ciência?
  4. Como trabalhar questões para as quais não há uma única resposta?
  5. Como preparar e abordar aulas com temas polêmicos: drogas, sexo, homossexualidade, aborto, preservativos, pena de morte entre outros.
  6. Conceituar bioética

Não é muito fácil para nós professores desenvolver uma aula com qualidade e que atenda as perspectivas de nossos alunos e sua família, articular saberes científicos com o cotidiano desses pequenos é um grande desafio.

Primeiramente, temos que fazer uma verificação ou sondagem dos alunos para que dessa forma adequada através dos conhecimentos prévios e interação com as crianças passamos abordar essas nossas aulas todo tipo de conhecimento científico que terão um valor representativo e significativo para eles. É necessário abordar todos os assuntos do dia-a-dia com naturalidade e respeito, em uma sala de Ensino Fundamental II (5° Ano), podemos organizar a sala em círculo e fazer uma apresentação individual de cada aluno e deste modo podemos mostrar pra eles de como as diferenças entre um e outro existem, mas devemos respeitar as origens e a classe social de cada um, nossos alunos devem construir não só em casa mais também na escola suas atitudes e valores nós professores temos um importante papel no desenvolvimento integral dessas crianças. E essas diferenças são existentes em nossas vidas para que possamos juntos aceitar e compartilhá-las.  

A ética e a ciências caminham juntas, pois uma precisa da outra. Sem ética não se encontra os valores que reagem a ciência, pois como diz Karl Popper  “ embora não haja uma base científica para a ética, existe uma base ética para a ciência”. Existem várias definições para o termo Bioética, é na verdade, um tema multidisciplinar, tem forte ligação com a ligação com a filosofia, pois discute questões éticas. Temas críticos como aborto, pena de morte, homossexualidade, clonagem, etc.

O professor deve ser imparcial, tem que despertar essa curiosidade nos alunos fazer com que eles  pense por que há mais de uma resposta, fazê-los pesquisar, argumentar, usar o raciocínio, a lógica sem que o professor seja o dono absoluto da razão, mostrando aos seus alunos que ele não é o dono do saber que  ele também aprende ensinando.        No mundo em que vivemos hoje todos os assuntos devem ser abordados mais de uma maneira informal e imparcial. O mundo de mídias sociais e facilidade de acesso a diversos tipos de conteúdos na internet, os professores têm que se adaptar e se reciclar para prender a atenção dos estudantes em sala de aula. Trazer para a discussão assuntos importantes e polêmicos pode gerar o interesse e a curiosidade necessárias para formar alunos participativos e críticos, a liberdade de expressão e de pensamento aparecem como protagonistas da sala de aula e da educação. Hoje, o conhecimento é focado na troca de informações no ambiente escolar, Os valores humanos também devem ser estimulados no contexto escolar, formar discussões, debates, mostrar vídeos, pesquisas sobre tolerância, sexo, homossexualidade,  solidariedade,  respeito às diversidades, aborto, pena de morte entre outros, também ajuda a formar cidadãos melhores e pensantes,mostrando que independente de opções sexuais ,religiosas, etc. somos todos iguais e merecemos respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com