TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do ensino de historia e geografia

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 6

                     Exercícios EAD 2017/I

Disciplina: Metodologia do Ensino de História e Geografia Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Professora: Edna Mitsue Inagaki.

Aluna: Daiane Dreger.

RGM: 053.12316.

13/02/2017

[pic 1][pic 2][pic 3]


Aulas 1/2 – ATIVIDADE – 1

1- Costumamos, em nossa sala de aula, usar nosso corpo para trabalhar os Pontos Cardeais com os alunos, porém, há aspectos que precisamos cuidar ao usá-los – uma delas está recomendada no Guia de Estudos (a popular ‘apostila’) – que é de que, ao representá-lo com o corpo devem ser usados sempre  os mesmos membros, do corpo, na mesma posição dos Pontos Cardeais.(0.2)

Como deveriam ficar representados, cada Ponto Cardeal, em nosso corpo?

R: Ao trabalhar os pontos cardeais podemos usar como exemplo: “o sol nasce todos os dias no leste, e se põe no oeste, a sua frente ficará o norte, e na sua costa ficará ao sul, e a cima o podemos dizer “a pino”, sobre as nossas cabeças, o zênite, ou seja, no meio do céu”, ao dizer isso devemos ficar de costas para os alunos e apontarmos o braço direito ao leste, para o lado que o sol nasce, o braço esquerdo para o oeste, para o lado que o sol se põe, na sua frente ficará então o norte e nas suas costas ficara o sul, e claro acima de suas cabeças ficará o “sol a pino” (sol do meio dia)

2- A Terra é imensa, e para nos localizarmos nela os estudiosos inventaram/criaram várias maneiras para fazê-lo – uma delas foi dividir a Terra em partes – traçaram 2 linhas (imaginárias mas nominadas na representação real (mapa) da Terra. (0.1/2)

Responda abaixo: (marque num papel, para usar depois):

  1. A linha que “corta” a Terra no sentido horizontal se chama: R: Linha do Equador ou Paralelos.
  2. b- A linha que “corta” a Terra no sentido vertical se chama: R: Meridiano de Greenwich ou Meridianos.

3- O Movimento de Translação causa, para nós (podemos ver e sentir, ao estarmos na Terra) o: (0.1/4)

R: É o movimento que a Terra faz em torno do sal, é gasto 365 dias para se completar uma volta completa, 12 meses ou 04 estações do ano, a Terra carrega com sigo a lua, nesse movimento rotatório. Todos os dias acordamos , trabalhamos, estudamos, nos divertimos todos os anos, tiramos férias, tudo isso esta sim relacionado aos movimentos da terra, por isso precisamos conhece-la, estuda-la e, entende-la melhor.

4- A Terra possui 4 tipos de Climas, com 7 zonas climáticas – no espaço abaixo (de resposta) escreva, separando (discriminando) nomeando os 4 tipos de Climas que existem e as 7 Zonas Climáticas.(0.1/11)

R:  4 Climas existentes:

*Clima Equatorial: tem altas temperaturas e chove quase todos os dias;

*Clima Tropical: tem o verão bem quente e úmido e o inverno bem frio e seco;

*Clima Temperado: têm as quatro estações muito bem definidas e bem distribuídas;

*Clima Glacial: tem um ano todo muito gelado, frio, mas tem um período de seis meses onde as temperaturas são amenas, mas ainda muito frio.

     Encontramos também em nosso planeta sete Zonas Climáticas que são elas:

*Uma Zona Equatorial;

*Duas Zonas Tropicais;

*Duas Zonas Temperadas;

*Duas zonas Glaciais.

     É muito importante lembrarmos que existem também as especificidades regionais ainda.

 

5- Costumamos trabalhar em sala de aula, com nossos alunos de que as Estações do Ano são: Primavera, Verão, Outono e Inverno. (0.2)

Responda no espaço abaixo – Esta seria uma afirmação verdadeira? E, todos os Climas da Terra possuem as 4 estações do ano?

R:  A linha do equador  e os paralelos são importantíssimos quando nos referimos ao clima, pois através deles que podemos observar as zonas climáticas e os tipos de clima que existem na Terra.

     Sim, esta afirmativa esta correta em minha opinião, porque, nós aprendemos que existem esses quatros climas no nosso planeta Terra, mas aprendemos que não é em todos os cantos do planeta que os climas vão ser iguais, bem definidos com os quatro climas. Digamos que o nosso país seja um dos países contemplados com os quatro climas bem definidos, mas como disse anteriormente, tudo isso ocorre devido as zonas climáticas presentes em nosso planeta.

6- O Movimento de Rotação causa: (podemos ver e sentir, ao estarmos na Terra) o Dia e a Noite. (0.1/2)

R: É o movimento em que a Terra gira em torno de si mesma, ela gasta em torno de um dia que são 24 hrs para completar uma volta em torno de si mesma, e enquanto dá voltas em torno de si mesma, a Terra gira com seu eixo inclinando-se sempre na mesma posição. Nós notamos, mas nem sempre percebemos que a Terra faz esse movimento que muito nos influencia.

7-  Leia com atenção o exercício abaixo e responda no espaço adequado(0.2)

Ao observarmos a Terra, através de uma Fotografia – a imaginarmos pequena – mas ela é imensa – com elementos (“coisas”) muitas vezes inimagináveis por nós. Ela possui uma Inclinação em seu Eixo, ao “passear” pelo espaço, causando consequências interessantes para nós, na Terra – Qual a consequência dessa inclinação para nós?

R: A inclinação do eixo terrestre ocasiona para nós diferentes estações entre os Hemisférios Norte e Sul. A inclinação do eixo da Terra  é muito importante, sem ela todos os pontos da Terra receberiam a mesma quantidade de luz e calor ao mesmo instante durante todo o ano. E por causa dessa inclinação do seu eixo, enquanto a terra percorre sua órbita, mudam as regiões que recebem mais luz e calor. Esse movimento é conhecido como Movimento de Translação da Terra, é dele que dependem as estações do ano como: Verão, Outono, Inverno e a Primavera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (209.9 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com