TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias para Educação Infantil

Por:   •  2/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 6

IEFE- Evolução Educacional

Nome do aluno: Sabrina dos Santos

Turma: A/B21

Curso: Pedagogia

Trabalho de reposição da aula: Práticas pedagógicas I – Educação Infantil/Metodologia da Educação Infantil  – de 25/11/2021

Conteúdo e metodologia da Educação Infantil

 A educação Infantil engloba o atendimento a crianças de 0 a 5 anos. Por ser uma idade em que as crianças ainda são muito dependentes, e ainda estarem descobrindo mundo, é necessário muito preparo, tanto do espaço como dos profissionais que atendem essas crianças. Estar a frente desse primeiro contato da criança com o ambiente escolar, com ambiente de aprendizado, fazer parte das primeiras vivências dessa criança fora do contexto familiar, traz uma grande responsabilidade para todos os envolvidos com esse nível de ensino.

 A partir do ano de 2019, algumas mudanças foram propostas pela Base Nacional Curricular Comum. Essas mudanças não anularam as propostas e os eixos que já eram trabalhados na educação Infantil, mas vieram para acrescentar um olhar mais atento a criança nesse momento de iniciação na educação e atender de melhor forma as crianças que estão tendo seu primeiro acesso a educação. Nessa modificação foram trazidos seis direitos de aprendizagem, sendo eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.

 Através de todas essas ações as crianças poderão desenvolver suas habilidades e competências de maneira mais completa e lúdica, o que torna o aprendizado ainda mais significativo.

 Porém, antes de passar a traçar as metodologias trabalhadas na educação infantil, é importante observar o ambiente em que acontecerá o acolhimento e aprendizagem das crianças, ou seja, o espaço físico em que deve estar inserida a educação infantil, pois o mesmo deverá atender cada faixa etária pensando nas necessidades e acolhimento da criança. Cada espaço criado para a criança precisa estar organizado de acordo com a faixa etária da criança, propondo desafios,tanto cognitivos, como motores, que as farão avançar no desenvolvimento de suas potencialidades. O espaço deve ter  objetos que retratem a cultura e o meio social em que a criança está inserida. De acordo com Horn (2004, p. 28):É no espaço físico que a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções [...]. É importante também incluir as crianças na decoração, para que as crianças possam se apropriar do espaço, elas precisam se enxergar nele. Por isso, ao invés de decorações prontas e personagens, é possível inserir as próprias crianças para que façam parte da decoração, seja através de fotos delas, e das famílias,  autorretratos ou trabalhos realizados por elas. É possível também simular o ambiente de casa, promovendo um ambiente confortável para que a criança possa  relacioná-lo à sua  casa, seu lar, pois a primeira relação social é a família. Depois ela vai para a escola. Por isso é importante que a escola seja semelhante à casa, no sentido de conforto, de propor espaços que ela possa habitar, desenvolver suas relações.  É preciso ter um mobiliário adaptado, para estimular a autonomia das crianças,e para que as mesmas se tornem protagonistas no momento do aprendizado.  Isso inclui adaptar o mobiliário, como, por exemplo, ter um bebedouro da altura das crianças, mesas e cadeiras adaptadas à estatura dos pequenos, além da segurança que deve sempre estar em primeiro lugar, então se algo oferece risco para as crianças, não deve estar ali.

 Criar contextos investigativos, usando mais do que somente mesas e carteiras, pois isso não é suficiente para estimular o desenvolvimento motor é cognitivo das crianças. É preciso criar contextos investigativos diferentes. Eles podem ser criados até mesmo em um único ambiente com diversos “cantinhos”. Uma minibiblioteca, uma mesa com jogos, com elementos da natureza são alguns exemplos.

É importante e previsto em lei, que para crianças de zero a três anos, seja  oferecido um espaço próprio para soneca, um  refeitório, e espaço recreativo, pois as crianças dessa faixa-etária podem vir a passar o dia todo na escola.

Tendo em mente as necessidades que devem ser atendidas pelo espaço físico na educação infantil, passamos então às práticas pedagógicas e metodologias para atender essa faixa etária, que vem a ser a base da educação. De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), os seguintes eixos devem ser trabalhados na educação infantil:

Artes visuais

O eixo Artes Visuais trabalha com a expressão artística das crianças. Elas são convidadas a conhecer artistas famosos e a criar suas próprias obras de arte. Abordar as artes visuais com os alunos mostra para eles que é possível “falar” sobre sentimentos usando cores, formas, desenhos e a imaginação. Dentro desse eixo é possível despertar a sensibilidade artística de cada criança, estimulando com atividades de releitura de obras, performances musicais, peças teatrais, entre outros.[pic 1][pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com